Eternos: Primeiras reações do filme são divulgadas

Capa da Publicação

Eternos: Primeiras reações do filme são divulgadas

Por Gus Fiaux

Eternos é o próximo filme do Universo Cinematográfico da Marvel e já está deixando uma boa parcela dos fãs bem curiosos, por uma série de fatores. Além de pegar um grupo desconhecido dos quadrinhos, o longa também conta com a direção de Chloé Zhao, cineasta que recentemente levou o Oscar de Melhor Direção para casa por seu filme mais recente. E as primeiras reações do filme prometem mais um sucesso para Zhao.

Ontem, foi realizada a premiere do filme em Los Angeles, contando com a participação de vários astros do filme, da diretora e de diversos críticos de cinema e jornalistas especializados na área de entretenimento. Agora, as primeiras reações começaram a pipocar no Twitter e, ao que tudo indica, será mais um acerto para a conta do Universo Cinematográfico da Marvel.

Aaron Couch, editor do The Hollywood Reporter, comentou sobre o filme em seu Twitter:

“Eternos, uau! Muita coisa para falar aqui. Se os filmes da Marvel são um diagrama de Venn – variações dentro disso que se sobrepõem -, esse filme está fora dos gráficos. É o filme mais diferente já lançado por eles!”

Já Peter Sciretta, um dos fundadores do SlashFilm, disse que o longa às vezes até se parece com um filme da DC:

“Eternos é surpreendente, épico, bonito e, ainda assim, denso. Ele se arrisca e às vezes parece um filme da DC (não é uma crítica), enquanto outras vezes não se parece com qualquer outro filme de super-heróis já feito. Eu queria ter uma reação rápida e brilhante para oferecer a vocês, mas fui deixado com pensamentos ainda mais complexos.”

Tessa Smith, do Mama’s Geeks, já comentou que o filme é uma obra-prima:

“Caramba – Eternos é uma obra-prima! Cheio de adrenalina desde o começo, mas também recheado de muita emoção e humor! Tantos novatos no MCU! Sua mente vai explodir! Há algumas referências aos quadrinhos mas é uma história totalmente única. E as cenas pós-créditos vieram para mudar o jogo!”

Quem também trouxe elogios foi Erik Davis, editor da Fandango e do Rotten Tomatoes:

“Eternos da Marvel é um filme espetacularmente estranho e rico, com nova mitologia para o MCU que o deixa separado de qualquer outra coisa. É honestamente inovador. Tem um toque agridoce no filme que você sente nas cenas ao pôr-do-sol – definitivamente um toque da Chloé Zhao. É cheio de alma e provoca a reflexão.”

Scott Mendelson, da Forbes, teve sentimentos mistos com relação ao filme:

“Eternos flerta com ser ‘apenas mais um filme de super-heróis’ mas (por pouco) supera esse padrão, [com] alguns atores afáveis e a eventual intriga. Nos seus melhores momentos, é tipo como a Marvel estivesse brincando na caixa de areia do Universo Estendido da DC, mas lidando com arquétipos de super-heróis mais genéricos.”

Pelo visto, os grandes elogios derivam do fato de como Eternos é bem diferente da maior parte dos filmes de super-heróis do Universo Cinematográfico da Marvel – e isso certamente deve soar como uma boa notícia para os fãs que já estão cansados da fórmula do estúdio. Contudo, é curioso notar como alguns críticos estão o considerando como um “quase-filme-da-DC“, tendo em vista que a concorrência tem se proposto a fazer coisas muito diferentes nos últimos anos, como O Esquadrão Suicida, Aves de Rapina e o vindouro The Batman.

Direção de Chloé Zhao tá sendo elogiada e críticos também estão falando de como Eternos parece um filme da DC Comics.

E as comparações não param. Scott Menzel, crítico de cinema, traçou um paralelo polêmico:

“Eternos é a versão da Marvel de ‘Liga da Justiça de Zack Snyder’. Um filme que se constrói em cima de um elenco de heróis desconhecidos e faz isso com grande sucesso. A direção de Chloé Zhao é soberba. Facilmente um dos filmes mais bonitos da Marvel de todos os tempos. Cenas pós-créditos insanas também.”

Kirsten Acuna, do Insider, também elogiou como o filme soa inovador na Marvel:

“Eternos talvez seja o filme mais chocante e surpreendente da Marvel que você vai ver. Muitas reviravoltas. Kumail Nanjiani está hilário em todas as cenas. E como sempre, fique até o final dos créditos.”

Brian Davids, do The Hollywood Reporter, também falou sobre a direção de Chloé Zhao:

“Eternos é talvez o filme mais ambicioso já feito pela Marvel. Mas o maior elogio que eu posso fazer a ele é o seguinte: Não é um filme da Marvel, é um filme da Chloé Zhao.”

Por fim, Jack McBryan, do The Direct, também falou sobre como o filme é épico:

“Eternos é um épico em cada sentido da palavra. É uma história massiva que, ao mesmo tempo, é mais humanizada que tudo que o MCU já fez. A paixão de todos os envolvidos por esse filme está presente em todas as cenas e precisa ser visto na maior tela que você encontrar!”

Ao que tudo indica, Chloé Zhao veio para se consagrar no território da Marvel – e isso no mesmo ano em que levou para casa o Oscar de Melhor Direção (e Melhor Filme) por seu trabalho em Nomadland. Agora, é provável que ela seja considerada para voltar à franquia dos Eternos – e quiçá, trabalhar em outros filmes da Casa das Ideias, se levarmos em conta o que aconteceu com os Irmãos Russo.

Eternos conta com um elenco cheio de astros e estrelas, como Gemma ChanAngelina JolieSalma Hayek, Richard MaddenDon LeeKumail NanjianiBrian Tyree HenryLauren Ridloff, Lia McHughBarry KeoghanKit Harrington. O filme segue um grupo de “alienígenas” transformados pelos Celestiais que precisa salvar a Terra e a humanidade da ameaça dos Deviantes.

Eternos chega aos cinemas no dia 4 de novembro.

Abaixo, confira tudo o que você precisa notar no trailer final de Eternos: