Thunderbolts? Vingadores Sombrios? Jovens Vingadores? Conheça 5 equipes que a Marvel deve adaptar

Capa da Publicação

Thunderbolts? Vingadores Sombrios? Jovens Vingadores? Conheça 5 equipes que a Marvel deve adaptar

Por Gus Fiaux

Com dez anos de experiência no mercado – e muitos mais por vir -, o Universo Cinematográfico da Marvel se tornou um verdadeiro império no que diz respeito às franquias do cinema, especialmente quando falamos de super-heróis e adaptações de quadrinhos. E se olharmos na história dessa saga, podemos ver equipes formidáveis formadas, como os Vingadores e os Guardiões da Galáxia, além dos recentes Eternos.

Porém, o futuro está vindo com tudo e ainda teremos algumas novas equipes a caminho – as mais aguardadas sendo o Quarteto Fantástico e os X-Men, obviamente. Contudo, se olharmos nos filmes e séries mais recentes, temos a certeza de que o estúdio está preparando uma expansão massiva dos super-grupos de seu universo. Aqui, resolvemos listar algumas das equipes de heróis que podem chegar ao MCU em breve!

Quase todos os membros dos Jovens Vingadores já foram introduzidos no MCU!

Jovens Vingadores

Já de cara, talvez a equipe mais “próxima” da realidade são os Jovens Vingadores, uma versão juvenil do grupo de heróis que todos já conhecem e amam. Criados por Allan Heinberg Jim Cheung, eles surgiram nos quadrinhos pouco após a saga Vingadores: A Queda, e vieram com a promessa de serem a “próxima geração de guerreiros” que defenderia a Terra (ou ao menos Nova York) de todos os males.

Os Jovens Vingadores se tornaram muito queridos pelos fãs e ganharam dois volumes de revistas, além de vários especiais e participações em outras sagas ou eventos. Atualmente, a equipe não “existe” mais nos quadrinhos, já que cada membro seguiu seu caminho solo. Mas levando em conta a popularidade do grupo e a necessidade de explorar mais representatividade nos cinemas, eles podem se formar em breve.

Já tivemos a inclusão de Billy e Tommy Maximoff em WandaVision (eles se tornam os heróis Wiccano e Célere), a Kate Bishop em Gavião ArqueiroCassie Lang nos filmes do Homem-Formiga (ela se torna Estatura), Elijah Bradley em Falcão e o Soldado Invernal (ele vira o Patriota), Kid Loki em Loki e, em breve, teremos ainda a Ms. America em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura.

Dessa forma, poucos membros clássicos da equipe ainda não foram introduzidos nesse universo – como o Hulkling e o Rapaz de Ferro (sendo que esse é uma versão alternativa de Kang, vilão que terá um papel crucial no futuro da Marvel). Falta pouco para a Casa das Ideias oficializar uma aventura da equipe – e talvez traga novas adições juvenis, como a Ms. Marvel e a Coração de Ferro, que nas HQs fazem parte do “também-grupo-juvenil” Campeões.

Não, esses não são aqueles Defensores da Netflix…

Defensores

Embora muitos fãs tenham conhecido os Defensores como o grupo de heróis urbanos formado pelas séries da Casa das Ideias na Netflix, a verdade é que já existiu outro grupo com o mesmo nome – e cujos propósitos eram diferentes. Os Defensores originais foram criados por Roy Thomas e eram compostos por um quarteto improvável: Surfista PrateadoDoutor EstranhoNamor Hulk. Sua missão original? Deter ameaças místicas e/ou cósmicas.

Com o passar dos anos, o grupo foi evoluindo e deu espaço a novos membros, como ValquíriaFelinaGuardião VermelhoFalcão Noturno e até mesmo os mutantes Homem de Gelo Fera. A equipe sempre foi variada em suas formações e nunca teve um elenco muito fixo de heróis, embora o quarteto original se mantenha em boa parte das histórias. E pelo visto, uma versão da equipe pode estar a caminho.

O que nos faz supor isso? Em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, veremos Stephen Strange unindo uma equipe para impedir o colapso total do Multiverso, ao mesmo tempo em que enfrenta grandes inimigos vindos de outro universo. Para isso, ele vai contar com o auxílio da Feiticeira Escarlate e de Wong, entre outros. Sendo um grupo só de magos, não seria difícil imaginar que uma versão “reformulada” dos Defensores pode estar surgindo.

Recentemente, Hasbro mostrou também um dos visuais usados por Strange no filme – em um novo boneco. Para a nossa surpresa, o novo visual é descrito como “Defender Dr. Strange“, ou seja, “Doutor Estranho Defensor“. No entanto, vale lembrar que o retorno de certos personagens em produções recentes também pode indicar uma nova versão daquela outra equipe dos Defensores…

Adaptar os Filhos da Meia-Noite mostraria que a Marvel está disposta a diversificar o tom de suas produções…

Filhos da Meia-Noite

Ao mesmo tempo que o Doutor Estranho pode estar no centro de uma nova formação dos Defensores, existe um grupo de anti-heróis que também não podemos esquecer – e que ocasionalmente contam com a participação do herói místico. Estamos falando dos Filhos da Meia-Noite, um grupo formado por heróis sobrenaturais ou urbanos, que não têm medo de sujar as mãos com ameaças perigosíssimas.

O filme do Blade está a caminho e ele sempre foi o principal integrante desse grupo, mas há outros heróis surgindo a torto e a direito que poderiam fazer parte dessa formação também, como o Cavaleiro da Lua, que ganhará sua primeira adaptação em live-action no ano que vem, em uma série do Disney+. Falando nisso, há rumores de que o Lobisomem pode aparecer na série, o que contaria como uma ótima adição também.

Mas por qual motivo os Filhos da Meia-Noite podem estar a caminho? O Universo Cinematográfico da Marvel foi, durante anos, criticado por ser muito “leve” e não apresentar histórias adultas, mas nos últimos anos, o estúdio parece estar um pouco mais disposto a se arriscar em novas produções – tanto que o segundo filho do Mestre das Artes Místicas é descrito como tendo “elementos de horror”.

Além disso, podemos ter já as primeiras pistas de que o grupo está se formando. Na cena pós-créditos de Eternos, vemos Dane Whitman (que nos quadrinhos, é o Cavaleiro Negro) sendo convocado por uma figura misteriosa. A própria diretora do filme já confirmou que se trata do Blade, que terá filme solo em um futuro não muito distante. Será que o Caçador de Vampiros precisa de ajuda com alguma ameaça maior?

Uma versão bem diferente dos Thunderbolts pode estar a caminho do Universo Cinematográfico da Marvel!

Thunderbolts

Nos quadrinhos, uma equipe muito curiosa foi formada na década de 90. Eles são os Thunderbolts – um grupo que surgiu das entranhas dos Mestres do Terror. Aqui, após ser derrotado incontáveis vezes pelos Vingadores e outros heróis, o Barão Zemo viu a oportunidade de apresentar uma nova equipe ao mundo. Disfarçado como Cidadão V, ele criou os Thunderbolts.

A ideia original da equipe era pegar vilões que faziam parte dos Mestres do Terror e dar a eles novas identidades para que pudessem continuar propagando o caos – mas dessa vez, na surdina. Eles se passariam por heróis e provariam de todos os jeitos que eram melhores que os Vingadores, mas cometeriam atos criminosos pelas costas e criariam um verdadeiro inferno na vida dos heróis.

Ao menos, essa foi a ideia original da equipe. Depois de um tempo, os Thunderbolts tiveram várias versões – eles já foram vilões em um programa de reabilitação, liderados pelo Luke Cage; já foram também mercenários poderosos comandados pelo Justiceiro e pelo Hulk Vermelho. De qualquer forma, o grupo sempre lidou com figuras mais ambíguas moralmente, que não estavam dentro do conceito normal de heroísmo.

E como isso pode ser aplicado ao Universo Cinematográfico da Marvel? De diversas formas, ainda mais conforme vemos algumas figuras mais “ambíguas” conquistando seu espaço nessa franquia, como o próprio Zemo. E, aliás, não podemos nos esquecer de que uma figura peculiar está coletando alguns anti-heróis para fazer parte de um projeto secreto – mas isso é assunto para daqui a pouco…

Há anos os fãs querem ver uma adaptação de Reinado Sombrio no MCU!

Vingadores Sombrios

Um dos desenvolvimentos dos Thunderbolts nos quadrinhos se deu após a saga Invasão Secreta, na qual o mundo perdeu a confiança nos Vingadores, enquanto Norman Osborn ascendia ao estrelato como uma grande figura de proteção para o povo americano – tanto que acabou sendo nomeado Secretário de Defesa, ao mesmo tempo em que comandava sua própria organização de inteligência, o M.A.R.T.E.L.O. 

Norman, que já havia sido o Duende Verde, criou para si uma nova persona, o Patriota de Ferro, e convocou vilões de todos os tipos para fazerem parte de sua nova equipe, os Vingadores Sombrios. A ideia era trazer integrantes dos Thunderbolts e outros anti-heróis/vilões para dar uma “repaginada” na equipe, enquanto conquistavam cada vez mais apoio popular das massas.

Assim, Daken se tornou o novo Wolverine, o Mercenário tomou o lugar do Gavião Arqueiro, o Escorpião virou o novo Homem-Aranha, Rocha Lunar se tornou Ms. Marvel – entre outros. Para fechar o grupo, ele ainda convocou nomes como AresSentinela Noh-Varr, além do “clone” de Thor – um androide poderosíssimo chamado, com razão, de Ragnarök.

Como a Marvel acabou de lançar uma quadrilogia muito bem-sucedida dos Vingadores nos cinemas, com os heróis se tornando o ponto central do MCU, faria todo sentido dar uma repaginada na equipe e virar o mundo dos fãs de cabeça para baixo, colocando-os como vilões e preparando um inevitável confronto entre os Vingadores originais e os Vingadores Sombrios.

Valentina Allegra de Fontaine pode estar montando sua própria versão dos Thunderbolts ou dos Vingadores Sombrios.

O plano de Valentina Allegra de Fontaine

Falando especificamente dessas duas últimas equipes, temos uma outra figura em jogo que não podemos esquecer: a astuta Valentina Allegra de Fontaine, que já apareceu em Falcão e o Soldado Invernal Viúva Negra, e é vivida pela maravilhosa Julia Louis-Dreyfus. A personagem está montando uma equipe usando vários personagens que já foram introduzidos, como John Walker Yelena Belova.

Muitos fãs acreditam que ela pode estar montando sua própria versão dos Thunderbolts – o que representaria uma grande quebra com o material fonte, já que Valentina nunca foi uma líder da equipe nos quadrinhos. Porém, também há quem acredite que ela está montando a versão “sombria” dos Vingadores – e não basta ir muito longe para ver isso, já que ela está convocando personagens que são “versões” de alguns Vingadores clássicos.

Por exemplo, temos o Agente Americano que cumpre o papel de Capitão América, enquanto Yelena é, em essência, a nova Viúva Negra. Não deve demorar muito para a personagem aparecer novamente, e provavelmente já estará com mais membros que “espelham” outros Vingadores – talvez Agatha Harkness como espelho de Wanda Maximoff, ou então a Poderosa Thor no lugar do Filho de Odin? Só o futuro nos dirá!

Abaixo, veja também:

Imagem de perfil
sobre o autor Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Wouldst thou like to live deliciously? || @gus_fiaux