DC Comics faz declaração oficial sobre sexualidade de Robin

Capa da Publicação

DC Comics faz declaração oficial sobre sexualidade de Robin

Por Evandro Lira

O último volume da HQ Batman: Urban Legend, lançado na terça-feira (10), apresentou uma mudança importante no personagem Tim Drake, o Robin. Na edição, o herói se vê criando interesse romântico por um velho amigo, o que serviu para mostrar que Drake é parte da comunidade LGBTQ+.

A novidade, é claro, deixou alguns fãs realmente animados, enquanto outros ficaram confusos sobre o aquilo realmente significava. Tim Drake estava assumindo uma nova identidade sexual ou estava explorando sua sexualidade sem chegar a alguma conclusão sobre ela? É mais ou menos o que um novo artigo lançado no site oficial da DC tenta responder.

O texto traz luz sobre a forma como leitores de quadrinhos da comunidade LGBTQ+ sempre se identificaram com o Garoto Maravilha, e que isso não é à toa. Leia na íntegra:

“Ok, não surte. Não surte. Tudo bem, você pode surtar, mas, por favor, surte respeitosamente. A partir de 10 de agosto de 2021, seu headcanon é real: Tim Drake namora garotos.

 

Se você é um membro da significativa comunidade LGBTQ+ de fãs da DC, então você já entende por que isso é uma grande coisa. Na verdade, você provavelmente está esperando por um momento como este há muito tempo. Mas para os não iniciados, permita-me explicar.

 

Esta semana, Batman: Urban Legends #6 inclui o culminar de uma história de três partes do escritor Meghan Fitzmartin, do artista Belen Ortega, do colorista Alejandro Sánchez e do escritor Pat Brosseau sobre Tim Drake, o garoto mais responsável que já vestiu o vermelho e o verde, o primeiro Robin dos anos 90 e de nossas infâncias. Após o horrível assassinato de Jason Todd, foi Tim quem trouxe Batman de volta do lugar mais sombrio de sua vida – não para perseguir qualquer sonho pessoal de combate ao crime e vestir fantasias, mas porque ‘Batman precisa de um Robin’.

 

Como Fitzmartin e companhia exploraram nesta história de Urban Legends, ‘Tim Drake: Sum of Our Parts’ (Tim Drake: Soma de Nossas Partes), é esse elemento que definiu a existência de Tim Drake desde que ele apareceu pela primeira vez. O terceiro Robin sempre foi alguém que coloca as necessidades dos outros antes de si mesmo, preenchendo vagas onde ninguém mais preenche. Ele carrega Batman, a Justiça Jovem e os Jovens Titãs como um Atlas cansado, sendo o que ele precisa ser para manter o mundo em equilíbrio. Mas esse também é o problema. Se Tim Drake pode ser qualquer coisa para qualquer pessoa, quem é ele para si mesmo? O que Tim Drake quer da vida? Qual é a sua verdadeira identidade secreta?

 

Praticamente desde o momento em que os quadrinhos foram inventados, pais mal informados e figuras de autoridade os criticam como ferramentas para corromper a juventude americana. Em relação a pensamentos criminosos, atos imorais e, o pior de tudo para famílias heterossexuais de meados do século: a homossexualidade. A codificação queer nos quadrinhos, a ideia de expressar seu verdadeiro eu por meio de uma fantasia colorida enquanto esconde sua dupla identidade do mundo, já foi considerada muito escandalosa para uma nação amplamente homofóbica. Enquanto os jovens LGBT+ estavam encontrando um pedaço de si mesmos em personagens como Robin, juízes e psicólogos e até mesmo os próprios editores de quadrinhos, cautelosos com uma cultura que se voltava contra eles, fizeram de tudo para censurar temas queer dos quadrinhos nas décadas seguintes. Mas mesmo quando esses temas foram sufocados, as especulações sobre a sexualidade de Robin nunca pararam.

 

E apesar de uma multidão de novos Robins, cada um com uma leva de seus próprios parceiros heteronormativos, os leitores LBGT+ continuaram a ver um pedaço de si mesmos dentro do Garoto Maravilha. Leituras queer de Robin continuam a proliferar em suas histórias. Amizades entre Dick Grayson e Wally West, Jason Todd e Roy Harper, Tim Drake e Conner Kent, Stephanie Brown e Cassandra Cain e até mesmo Damian Wayne e Jon Kent foram percebidas como algo mais próximo do que amizade repetidas vezes, por leitores LGBT em busca de eles próprios dentro do mundo do Batman. Mas isso não deveria ser surpresa. Em 1940, Robin foi criado com a intenção de ser um substituto do leitor – um personagem no qual os leitores pudessem se projetar, lutando contra o crime nos telhados sob a asa do enigmático Batman. Houve Robins mulheres, Robins Negros, Robins ricos, Robins pobres. Por que um leitor LGBT+, especialmente aquele abertamente condenado ao ostracismo pela própria cultura dos quadrinhos por tantas décadas, se sentiria menos digno desse mesmo relacionamento substituto?”

O artigo continua, com a DC explicando parte do que aconteceu no quadrinho em questão, contextualizando o momento em que Drake começa a demonstrar interesse no amigo, Bernard Dowd.

“Tim Drake: Sum of Our Parts começa com uma pergunta, do oráculo que tudo vê ao frequentemente esquecido Tim Drake. Ficamos sabendo que Tim terminou com sua namorada de longa data e ex-Robin, Stephanie Brown, por motivos que não são claros nem mesmo para ele. Ele tem sido Robin para os Jovens Titãs, Red Robin para um Batman ausente e Drake para o a Justiça Jovem – mas quando ele vai gastar seu tempo para descobrir quem ele é para si mesmo?

 

Muito em breve, vemos Tim chegando em um velho amigo de sua série original de quadrinhos em andamento, Bernard Dowd. Nas histórias em quadrinhos originais em que apareceu, Bernard se considerava uma espécie de mulherengo. Mas ele tendia a ficar com ciúmes sempre que Tim estava namorando e valorizava seu tempo com Tim acima de tudo – e talvez o mesmo acontecesse do outro lado. Ele era alguém com quem Tim Drake poderia ser apenas Tim Drake por perto, ao contrário de qualquer uma das várias figuras vestidas de super-heróis em sua vida. Uma pessoa que apenas permitiu que ele se expressasse, como ele mesmo, fora do contexto de sua capacidade de salvar o mundo.

Momento do reencontro de Tim e Bernard

Para o reencontro deles todos esses anos depois, Tim está claramente muito nervoso. Ele pegou emprestado um dos ternos velhos de seu irmão adotivo, Dick. Ele fica pasmo com a aparência de Bernard e faz piadas com ele. Quando Bernard é sequestrado no meio do caminho, Tim se torna Robin para salvá-lo. E porque ele é Robin, ele o salva, mas não antes de ouvir uma confissão de Bernard que acende uma lâmpada há muito adormecida sobre sua cabeça.

 

“Por favor” Bernard diz a Robin. “Diga a Tim Drake… que ele me ajudou a perceber meu verdadeiro eu. Quem eu sou. Diga a ele… bem, ele provavelmente já sabe. Ele é o cara mais inteligente que já conheci. Mas diga a ele… eu gostaria que pudéssemos ter terminado nosso encontro.”

 

Ah.

 

AH!

 

Ahhhhhh.

 

De repente, uma dúzia de coisas começam a acontecer na cabeça de Tim ao mesmo tempo. Inúmeras perguntas emaranhadas sobre sua própria identidade se soltam, prontas para serem separadas pela primeira vez. E no momento em que ele consegue, Robin se torna Tim Drake e chega à porta de Bernard para explorar esses sentimentos. Mas antes que ele possa ir muito longe, é Bernard Dowd quem convida Tim para um segundo encontro.

 

Tim Drake, diga que sim!

 

“Sim… sim, acho que é isso que eu quero.”

 

Sorrindo mais brilhante e verdadeiro do que nunca, graças à arte maravilhosa de Belen Ortega.

Página final da HQ mostra que sexualidade Robin deve ser explorada nas próximas edições

Isso é, como eu disse, uma grande coisa. Na verdade, isso pode não signficar nada para uma parte significativa dos leitores do Batman, mas para os fãs de Gotham que nunca se encaixaram, que sempre se viram buscando por algo, é um momento do qual continuaremos falando, para celebrar, por anos. O momento em que os fãs LGBTQ+ foram – não por meio de subtextos, não por meio de questão de ‘ponto de vista’ – mas descaradamente, textualmente apoiados pela primeira vez desde que Kate Kane foi expulsa de West Point. O momento em que um Robin, qualquer Robin, mas particularmente um Robin com uma história e legado e agora décadas de leituras de queer coding sob seu cinto de utilidades, foi permitido ser o ícone LGBTQ+ que sempre foi.

 

Mas o textinho logo após o momento em que Tim aceita oo convite de Bernard pode ser a melhor parte de todos. É a parte que diz: “CONTINUA…”. Este não é o fim da autodescoberta de Tim Drake. Acabamos de chegar ao começo. E você pode ter certeza que em Batman: Urban Legends #10, estaremos todos lá para acompanhar essa jornada pessoal aonde quer que ela vá.

 

Nação Tim Drake, levante-se. Não há como voltar atrás agora.”

A continuação dessa história a gente descobre com o lançamento do volume 10 de Batman: Urban Legends, que chega às bancas em dezembro.

Fique com: