Cowboy Bebop: Por que uma segunda temporada do anime nunca aconteceu?

Capa da Publicação

Cowboy Bebop: Por que uma segunda temporada do anime nunca aconteceu?

Por Flávia Pedro

O anime de Cowboy Bebop fez sua estreia no Japão em 1998 e, mesmo após 23 anos, é uma obra que se mantém no coração dos fãs, sendo referência quando se trata de um grande sucesso atemporal. Mesmo assim, o anime conta apenas com apenas uma temporada e um total de 26 episódios. Isso sempre levantou uma pergunta recorrente entre os fãs: por que não temos uma segunda temporada?

O que é Cowboy Bebop?

Como fã de Cowboy Bebop há uns bons anos, também me fazia essa pergunta sempre que relembrava da série animada. O anime é situado no ano de 2071 onde acompanhamos um grupo de caçadores de recompensas que viaja por diversos planetas em uma espaçonave chamada Bebop, liderados por Spike Spiegel.

Tripulação completa da Bebop

A tripulação se inicia apenas com Spike e Jet Black, mas ao decorrer dos episódios vamos sendo apresentados a outros personagens que se juntam a tripulação do Bebop. Assim, o primeiro a se juntar a dupla é o cachorro hiperinteligente da raça Corgi, Ein; em seguida, temos a trapaceira ex-funcionária de cassinos perseguida pelos credores, Faye Valentine; e por último a excêntrica e brilhante hacker pré-adolescente conhecida como Radical Edward.

O anime trata de diversas questões filosóficas que, junto com uma trilha sonora impecável e uma ótima construção de personagens, foram a fórmula perfeita para a popularidade. Questões como existencialismo, solidão, egoísmo, entre outras temáticas são muito bem trabalhadas com uma trama fluída, além de referências a cultura norte-americana (principalmente movimentos de jazz da década de 1940, 1950).

Por que Cowboy Bebop não tem uma segunda temporada?

Mas então por que não houve continuação após tanto sucesso? Então, o idealizador Shinichiro Watanabe revelou que o motivo para não haver uma segunda ou mais temporadas é porque ele acreditava que se CB fosse uma série limitada manteria o seu espírito natural. Ele queria evitar que ela se estendesse por mais tempo e corresse o risco de perder a essência original da série.

Watanabe afirma também que nunca planejou ultrapassar os 26 episódios.

O que está trazendo um pouco de esperança aos fãs é a série live-action da Netflix, que foi lançada oficialmente dia 19 de novembro de 2021, e os produtores já divulgaram a possibilidade de uma segunda temporada caso a primeira tenha sucesso entre o público.

Personagens do anime e da série live-action

Sabemos todas as problemáticas de live-actions e algumas adaptações ruins, mas vale lembrar que o próprio Shinichiro Watanabe está fazendo parte do projeto como consultor criativo da série. O live-action aparenta ser uma extensão do anime, explorando mais a natureza dos personagens (afinal a atuação dá abertura para isso) e talvez se aprofundar mais sua história.

Você sabia o motivo para Cowboy Bebop não ter tido mais temporadas? Também é fã da obra e assim como eu está ansioso para o live-action? Divide sua opinião com a gente nos comentários!

Confira também: