Attack on Titan: Mangá mostra final alternativo para Eren e Mikasa

Capa da Publicação

Attack on Titan: Mangá mostra final alternativo para Eren e Mikasa

Por Gabriel Mattos

Atenção: Alerta de Spoilers!

Shingeki no Kyojin, também conhecido como Attack on Titan, se despede dos fãs após mais de uma década de uma luta brutal por liberdade. Com a publicação do penúltimo capítulo do mangá, o destino de Eren e Mikasa já foi selado, mas Hajime Isayama fez questão de mostrar que as coisas poderiam ser diferentes. (via CB)

Um falso final feliz

No capítulo 138, “Um Longo Sonho“, Eren desperta uma nova versão do Titã de Ataque em uma tentativa desesperada de colocar em ação seu plano de destruir a Terra.

Mikasa sabe que o único jeito de impedir Eren seria matando seu amigo, mas só de pensar nessa ideia, ela entra em desespero. Precisando de um momento de paz, ela fecha os olhos e imagina um universo alternativo onde as coisas não precisariam terminar assim.

Nesse universo alternativo, eles fugiriam da guerra

Nesse mundo ideal, ela conseguiu escapar com Eren de todo esse drama militar, da nação de Marley e os dois vivem pacificamente em uma cabana isolada. O corpo de Eren acabaria cedendo devido ao uso do Titã de Ataque, mas tudo bem. Seria um final triste, mas pacífico.

Só que esse não é o final dessa história. Momentos depois, Mikasa desperta com plena certeza do que deve fazer. Determinada, ela avança em direção ao Titã de Ataque, determinada a por um fim nessa história.

O embate final entre Mikasa e Eren.

Teoria do universo alternativo

Além do momento super delicado entre Eren e Mikasa nesse sonho esperançoso, os fãs não puderam deixar de notar semelhanças com o primeiríssimo capítulo do mangá.

No capítulo 1, Eren é acordado por Mikasa abruptamente. Sem lembranças de seu sonho, o garoto está chorando e nunca descobrimos o porquê. Mas agora que vimos uma sequência bastante similar pelos olhos de Mikasa, surge a pergunta: qual será a verdadeira realidade?

A história se repete…

Existe a possibilidade de que, quando Mikasa fecha os olhos no capítulo 138, ela não tenha imaginado uma alternativa, mas sim despertado de um pesadelo insano.

Toda a história que acompanhamos recentemente em Shingeki no Kyojin pode ser fruto do sonho de Mikasa e por isso ela acorda chorando. Toda a realidade agridoce que vemos brevemente nesse novo capítulo pode ser aquele sonho que fez Eren chorar bem no começo.

Assim, ambos universos paralelos seriam igualmente válidos e caberia à nós, os fãs, escolher o que mais nos agrada.

Um final alternativo agridoce.

Apesar de uma possibilidade interessante, é mais provável que o autor tenha apenas referenciado o início da história como uma forma de fechar o ciclo de Eren e Mikasa, convidando os leitores a refletir como os personagens mudaram ao longo dessa jornada.

Mas e você, o que está achando do desfecho de Shingeki no Kyojin? Não deixe de comentar!

Fique com: