Tudo que você precisa saber sobre Os Eternos, da Marvel Studios

Capa da Publicação

Tudo que você precisa saber sobre Os Eternos, da Marvel Studios

Por Evandro Lira

Lá se vão doze anos do universo cinematográfico mais popular que a cultura pop já viu. Depois de construir um arco gigantesco que chegou ao seu clímax em 2019, com o lançamento do imbatível Vingadores: Ultimato, estamos prontos para ver a poeira abaixar e sermos apresentados a novos personagens. No fim de 2020, por exemplo, uma misteriosa super-equipe desembarca dos confins do universo direto para as telas do cinema, e os fãs não veem a hora de conhecê-los. Eles são Os Eternos.

Concebido por Jack Kirby em 1976, tratam-se de uma raça de super-humanos criados pelos alienígenas Celestiais durante sua visita à Terra. Dando uma resumida em suas capacidades, os Eternos podem voar, projetar e manipular energia, além de serem dotados de super-força e praticamente imortais.

O filme, que está atualmente em produção, foi anunciado por Kevin Feige na San-Diego Comic-Con de 2019 como o segundo capítulo da Fase 4 do MCU. Lá, Feige também apresentou o rosto que vai comandar esse barco, a diretora chinesa Chloé Zhao, cineasta por trás do aclamado Domando o Destino, de 2017.

Junto à diretora, foi revelado também o elenco de Os Eternos, formado por um grande time de estrelas, incluindo a A-list de Hollywood, Angelina Jolie; os atores de Game of Thrones, Richard Madden e Kit Harrington; a atriz indicada ao Oscar, Salma Hayek; entre outros nomes que você conhecerá ao longo do texto.

Com o roteiro escrito por Matthew e Ryan Firpo, Os Eternos promete contar a história desses super-seres que estão vivendo em segredo na Terra por milhares de anos. A sinopse oficial do longa, diz que “seguindo os eventos de Vingadores: Ultimato, uma tragédia inesperada força Os Eternos a saírem das sombras e se unirem contra os inimigos mais antigos da humanidade, os Deviantes.”

Nos quadrinhos, os Deviantes são os principais inimigos dos Eternos, e são uma raça experimental, criada há aproximadamente um milhão de anos pelos Celestiais – sim, os mesmos criadores dos Eternos. A intenção era testar a versatilidade dos genes humanos, com os Celestiais modificando de forma complexa o DNA de alguns homens primitivos que chamaram de Deviantes.

 

Elenco e o visual dos seus respectivos personagens na D23

 

De acordo com as fotos do set e algumas declarações da equipe da produção da Marvel, é correto acreditar que o longa deve se passar em linhas temporais diferentes. Com o enredo principal acontecendo nos dias atuais, enquanto flashbacks nos transportam para explicar eventos que aconteceram há milhares de anos na Terra.

 

Gemma Chan

Alguns rumores também afirmam que a principal personagem do filme será Sersi, interpretada por Gemma Chan – atriz que já apareceu antes no MCU, como Minn-Erva em Capitã Marvel -. Descrita como “uma amante da humanidade”, a personagem possui os poderes básicos dos Eternos, que incluem força sobre-humana, voo, telecinese, projeção de calor, controle mental, agilidade, entre outros. Porém, a mulher é versada especialmente em habilidades transmutacional, podendo se transformar em qualquer coisa que ela deseja por quanto tempo quiser.

 

Nos quadrinhos, Sersi é extrovertida e até um pouco rebelde, não gostando de participar de reuniões de grupos, apesar de ser uma das mais valiosas da equipe dos Eternos. Ela é apaixonada por Dane Whitman, mais conhecido como o Cavaleiro Negro, que no filme será interpretado por Kit Harington.

Kit Harington

Apesar de estar no filme deles, o Cavaleiro Negro não é um Eterno, e nem mesmo uma entidade mítica destinado a ser apenas um herói ou vilão. O título de Cavaleiro Negro é, na verdade, um manto passado de geração em geração. Nas HQs da Marvel, Dane Whitman usa sua genialidade para criar armas especiais para atuar como herói. Ele também tem algum conhecimento de magia prática, e é essa mistura que lhe permite atuar como um super-herói.

Pouco se sabe como será a representação do Cavaleiro Negro nas telas, mas a partir de algumas fotos dos bastidores de Os Eternos, fica claro que seu romance com Sersi estará no filme. 

Talvez o membro mais famoso dos Eternos seja Ikaris, afinal, ele atua como um líder da equipe em suas aventuras nos quadrinhos. Pelo visto, no filme da Marvel não será muito diferente. Interpretado por Richard Madden – conhecido por viver Robb Stark nas três primeiras temporadas de Game of Thrones -, o personagem é descrito pelo estúdio como o “todo poderoso Ikaris”, o que condiz com o material original, onde tamanha foi a maneira que ele conseguiu desenvolver todos seus poderes, que Ikaris se tornou um dos Eternos mais fortes que existem.

Outro Eterno frequentemente popular entre os fãs da Marvel é Makkari, um velocista nato com poderes tão acurados que foi considerado pelos gregos-romanos os deuses Mercúrio e Hermes. No filme de 2020 porém, Makkari não será um homem. Sua identidade e poderes serão atribuídos a uma mulher, interpretada pela atriz Lauren Ridloff, que esteve em The Walking Dead. Além disso, a atriz é surda, e sua personagem também será retratada dessa maneira nos cinemas.

Lauren Ridloff (Makkari), Richard Madden (Ikaris), Angelina Jolie (Thena), Kumail Nanjiani (Kingo), Brian Tyree Henry (Phastos), Lia McHugh (Duende) e Don Lee (Gilgamesh)

Kumail Nanjiani, um ator mais conhecido por fazer filmes de comédia e stand-up, interpretará Kingo, um Eterno cujos poderes cósmicos são destaque na sinopse do filme. Sinopse esta, aliás, que vai contra as características do personagem nas HQs. Nelas, Kingo é uma espécie de samurai que prefere abdicar de seus dons sobre-humanos pelo combate corpo a corpo com espadas. No entanto, essa não seria a única mudança feita no personagem, pois Kingo é um Eterno com características do Japão, enquanto Nanjiani é um homem paquistanês.

Lia McHugh, uma atriz-mirim de 12 anos, viverá a eternamente jovem mas milenar Duende. Aqui está mais um caso de personagem que teve seu gênero trocado, já que nos quadrinhos Duende é um “jovem” garoto. Um trapaceiro e piadista nato, Duende por vezes mete os Eternos em problemas por causa de suas artimanhas.

O personagem de Brian Tyree Henry, que atuou em Coringa, será o Eterno conhecido como Phastos. Ele é um dos membros mais melancólicos e silenciosos da equipe, sendo descrito como um inventor inteligente pela Marvel Studios. É provável que ele não seja exatamente um herói da ação, já que nos quadrinhos, ele detesta todo tipo de guerra e atua principalmente construindo armas ideias para a equipe. De qualquer maneira, ele é bastante leal a Ikaris, sempre tomando seu lado em qualquer batalha.

Salma Hayek

Assim como outros personagens da equipe, o Eterno Ajak terá seu gênero trocado nos cinemas. No filme, ele será interpretada por Salma Hayek, atriz famosa por longas como Um Drink no Inferno e Frida. Sua personagem é descrita como uma mulher sábia e líder espiritual dos Eternos. Nos quadrinhos, Ajak é capaz de se comunicar com os Celestiais, responsáveis pela criação de toda a raça.

Gilgamesh é descrito pela Marvel simplesmente como um Eterno poderoso, porém se formos mais à fundo nas HQs, veremos que o personagem tem muito atributos. Além dos básicos de sua raça, ele possui um grande domínio de artes marciais, especialmente em combate desarmado, usando como sua maior vantagem a super-força. Quem dará vida ao herói nas telas será o astro sul-coreano Don Lee, que participou de dezenas de filmes e séries, entre produções sul-coreanas e americanas.

Barry Keoghan

O Eterno conhecido como Druig sempre foi uma ameaça para a equipe, por conta de sua sede incessante de poder. Nas HQs, ele é primo de Ikaris, mas é bastante diferente deste, sendo um homem egoísta e vaidoso. O jovem ator irlandês Barry Keoghan, de filmes como Dunkirk e O Sacrifício do Cervo Sagrado, viverá Druig em Os Eternos. No entanto, ainda não foi revelado o quão parecido o personagem

será com o dos quadrinhos. Na sinopse oficial ele é apenas descrito como alguém que não é de muitos amigos.

Por último, mas longe de ser menos importante, teremos a guerreira feroz interpretada por Angelina Jolie. Thena é uma combatente nata, versada em diversas formas de batalha. Ela também é extremamente inteligente, levando vantagem nas estratégias e táticas de combate. Ela é conhecida por ser um dos poucos Eternos que teve relações românticas com um Deviante.

Angelina Jolie foi a primeira atriz anexada ao projeto, com as especulações de quem ela iria interpretar acontecendo desde o início do ano passado. A resposta veio apenas na SDCC.

Uma prévia do longa já chegou a ser exibida para o público presente na CCXP, em São Paulo, e das poucas informações que pudemos adquirir de lá, é que alguns Eternos se sentem em dívida com a humanidade, e por isso juram protegê-la. Enquanto isso, recentes rumores acerca da trama sugerem que os heróis cairão em uma armadilha e por isso serão revelados ao mundo.

Os Eternos tem sido chamado de “grande e arriscado” pela mente por trás da franquia, Kevin Feige. O ator Kumail Nanjiani acredita que o filme será o mais épico e fantástico da do estúdio, para ele “é uma história de super-heróis, mas em alguma medida é o filme mais sci-fi e mais épico da Marvel.”

É um fato de que é o filme mais diverso do estúdio. Dirigido por uma mulher asiática, o longa tem uma grande variedade de mulheres e etnias diferentes em cena, além de ser a primeira produção da franquia a ter um personagem abertamente gay. Sim, segundo Kevin Feige, um dos heróis será gay, casado e terá uma família, e isso não será a parte mais importante sobre ele.

Por enquanto, não há sinal de quando veremos um trailer de Os Eternos, afinal, as filmagens ainda estão acontecendo por várias partes do mundo, sendo a maioria no Pinewood Studios em Buckinghamshire, Inglaterra.

Com lançamento programado para 6 de novembro de 2020, esperemos que Os Eternos nos surpreenda e traga mudanças realmente significativas e interessantes para o Universo Cinematográfico da Marvel. A gente fica no aguardo e na torcida.

Veja também:

Fotos do set de Eternos mostram Ikaris voando

Vídeo das filmagens de Os Eternos mostra cena de ação caótica

Os Eternos, novo filme da Marvel, tem sinopse oficial divulgada

Fique com um pôster destacando os Celestiais do filme: