Capa da Publicação

The Mandalorian: Jon Favreau comenta participação lendária no último episódio

Por Gabriel Mattos

Atenção: Alerta de Spoilers!

A segunda temporada de The Mandalorian terminou nessa última sexta (18) chutando o pau da barraca. Após o retorno de diversos personagens icônicos ao longo da temporada — como Ahsoka Tano e Boba Fett — o capítulo final fechou o ano com estilo trazendo de volta Luke Skywalker (Mark Hamill). Jon Favreau, produtor executivo da série, comentou a aparição

O jedi que protagonizou a trilogia original regressou em um momento crítico para salvar o Mandaloriano e seus amigos de um esquadrão do Império. Hoje o ator que vive Luke Skywalker está no auge de seus 69 anos, por isso a aparição jovial pegou todos de surpresa.

Sua participação estava gravada há quase um ano, deixando Favreau extremamente apreensivo com um possível vazamento. Antes mesmo da estreia da segunda temporada, haviam rumores de que Rosario Dawson viveria Ahsoka Tano e Katee Sackhoff retornaria como Bo-Katan Kryse, o que acabou se confimando.

O produtor executivo Jon Favreau é um dos nomes mais importantes do futuro de Star Wars.

Em entrevista ao portal Collider, ele expressou o seu alívio:

“São tantas pessoas envolvidas nesse processo, com os efeitos visuais, finalização, produção, filmagem, o estúdio e tudo mais. Todas as outras surpresas de elenco acabaram vazando e a gente ficou com medo até o momento final que nossa participação surpresa fosse vazar também.”

Ele aproveitou para relembrar como foi difícil manter segredo sobre a própria premissa da série antes da estreia, mas como tudo valeu a pena no final:

“Nós começamos a série com a revelação do Bebê Yoda — com a revelação do Grogu — que foi um segredo que realmente surpreendeu todo mundo. E depois bem no último episódio ter Mark Hamill no próprio set de filmagem e a gente usando todo tipo de tecnologia que tinha para rejuvenescê-lo e fazer ele parecer o máximo possível com os filmes originais.”

The Mandalorian Luke Skywalker

Mark Hamill retornou como Luke Skywalker

The Mandalorian é o carro chefe do futuro de Star Wars. A aparição final de Luke foi o fechamento de um ciclo, preparando a série para um novo momento quando retornarem para a terceira temporada em dezembro de 2021 no Disney+.

Como Luke Skywalker apareceu tão novo em The Mandalorian?

Não é a primeira vez que vemos o retorno de um personagem antigo de Star Wars em uma produção recente. Rogue One: Uma história Star Wars abusou da tecnologia para trazer de volta o Grão-Moff Tarkin e Leia Organa, exatamente como em sua aparição original em Uma Nova Esperança, 1987. As cenas são gravadas originalmente com um dublê, utilizando pontinhos no rosto para captar detalhes da atuação. Depois é criada uma máscara virtual com imagens da atuação original dos filmes antigos. Assim, o dublê é substituído digitalmente na pós-produção com a versão antiga dos atores originais.

Confira também:

Imagem de perfil
sobre o autor Gabriel Mattos

Redator que joga mais Switch do que deveria e já leu todo o novo cânone de Star Wars, até os livros ruins. • @gabeverse