Saiba tudo sobre o Urso Místico, o vilão dos Novos Mutantes

Capa da Publicação

Saiba tudo sobre o Urso Místico, o vilão dos Novos Mutantes

Por Raphael Martins

Após meses de incerteza, notícias desencontradas e muitos adiamentos, Os Novos Mutantes, o último filme produzido pela Fox baseado no universo dos X-Men, ganhou um novo trailer, e parece que agora nada impedirá o longa de ver a luz do dia.

Na prévia, vemos os mutantes Magia (Anya Taylor-Joy), Míssil (Charlie Heaton), Mancha Solar (Henry Zaga), Lupina (Maisie Williams) e Miragem (Blu Hunt) internados em uma espécie de clínica para ajudar mutantes, que pode esconder segredos sinistros e acabar com suas vidas um por um.

Leia também: Os Novos Mutantes: Tudo sobre o filme da equipe X-Men

E eles tem razão para ter medo. No encalço deles, está aquele que pode ser o grande desafio a ser superado no filme: o Urso Místico, uma entidade tão poderosa quanto misteriosa, mas não muito conhecida pelo grande público acostumado com as mega-produções da Marvel nos cinemas.

O Urso Místico é um velho inimigo dos Novos Mutantes

Criado por Chris Claremont e Bill Sienkiewicz, o Urso Místico fez sua primeira aparição em New Mutants #3, publicada em maio de 1983, como uma entidade que assombrava os sonhos de Danielle Moonstar, a heroína Miragem. Ela não fazia a mínima ideia de quem ou o que era aquela aparição, mas o culpava pelo desaparecimento dos seus pais, que ela dava como mortos. Apesar da perseguição mental, ela não levava a ameaça a sério o suficiente para comunicar ao resto dos Novos Mutantes, deixando a existência do urso como um segredo.

A princípio, ela chegou a pensar que a entidade tinha sido criada por ela própria, quando ainda não controlava seus poderes. Depois, passou a crer que o Professor Xavier poderia ser o responsável por sua existência, quando este foi possuído pela Rainha da Ninhada. Mas a verdade é que nenhum dos dois nem nada a ver com a origem do monstro. Ele é, na verdade, um ser que que alimenta da emoção negativa das pessoas, se tornando cada vez mais forte.

Foi quando ele apareceu para ela enquanto acordada, na forma de um ser etéreo, que ela finalmente compreendeu o tamanho da ameaça que estava prestes a enfrentar. Após revelar a ela seu plano de como iria destruí-la, a jovem mutante decidiu fazer algo a respeito e começou a treinar na Sala de Perigo da Mansão X, afiando suas habilidades e fortalecendo sua confiança antes de enfrentar a entidade de frente.

Não deu certo: o Urso Místico deixou Miragem à beira da morte, danificando severamente sua espinha, e ela teria mesmo morrido se não fosse por seu elo telepático com Rahne Sinclair/Lupina, que a encontrou gravemente ferida. Com a ajuda do resto da equipe, eles levaram Danielle ao hospital, mas como eles logo descobririam, fugir do Urso Místico é impossível. Até mesmo o resgate dela fazia parte de seu plano para deixá-la vulnerável o bastante para que ele pudesse tomar sua alma.

O Urso Místico sempre atentou contra a vida de Miragem

Tendo conseguido transportar os Novos Mutantes para sua própria dimensão, o Urso Místico se lançou contra eles, mas isso acabou por ser sua ruína. Durante o conflito, ele caiu derrotado diante do enorme poder de Illyana Rasputin/Magia e sua espada espiritual. Sua derrota também trouxe de volta os pais de Danielle, William e Peg Moonstar, que nunca estiveram mortos, e sim aprisionados no interior da essência do vilão.

Algum tempo depois, uma outra versão do Urso Místico tornou a aparecer nos quadrinhos da Marvel, mas foi novamente destruído, desta vez por uma união dos poderes do mutante Apache e do Motoqueiro Fantasma.

Entre seus poderes e habilidades estão sua imensa força bruta, que se torna ainda maior a medida que ele absorve mais emoções negativas do subconsciente das pessoas. Ele também pode tomar outras formas e se teletransportar, tornando qualquer tentativa de fuga impossível.

É impossível escapar do Urso Místico, a única solução é encará-lo de frente

Mas sua habilidade mais perigosa certamente é a de corromper almas humanas, os transformando em seres do mal ou simplesmente em peões da sua vontade, como aconteceu com a enfermeira Sharon Friedlander e o policial Tom Corsi, transformados em guerreiros indígenas malignos pela criatura.

O personagem fez poucas participações nos quadrinhos, apenas treze no total, mas parece ser o antagonista perfeito para a aventura inicial dos Novos Mutantes no cinema, que podem ter no vilão a oportunidade perfeita para se tornarem uma equipe e darem um grande primeiro passo rumo a seu destino super-heroico.

Veja também:

Imagem de perfil
sobre o autor Raphael Martins

Redator, apresentador e roteirista. Gosto de longas caminhadas na praia, Star Wars, tokusatsu, anime e filé com batata frita. Deixo as pessoas constrangidas. Você pode trocar uma ideia comigo no Twitter: @aqueleraphael