Os Novos Mutantes: Tudo sobre o filme da equipe X-Men

Capa da Publicação

Os Novos Mutantes: Tudo sobre o filme da equipe X-Men

Por Gus Fiaux

Após dois longos anos de espera, adiamentos e polêmicas nos bastidores, Os Novos Mutantes finalmente deve chegar aos cinemas neste ano, trazendo aos fãs a primeira (e talvez última) aventura da equipe mutante nas telonas. O longa é alvo de curiosidade por muitos devido à sua trama e ao seu teor de horror.

Mas afinal de contas, quem são os Novos Mutantes?

A equipe está na ativa há muitos anos no Universo Marvel, sendo uma das principais derivadas dos X-Men. Seus membros são muito famosos entre os fãs, e pelo visto estão sendo trazidos ao cinema em grande estilo. No filme, veremos Magia, Míssil, Miragem, Mancha Solar e Lupina unidos para deter o Urso Místico. E neste artigo, vamos explicar um por um quem são os membros do grupo.

Nos quadrinhos, os Novos Mutantes surgiram quando Charles Xavier decidiu criar um “subgrupo” juvenil para os X-Men. Por trás dos bastidores da Marvel, a ideia era atrair um público mais jovem, ávido por personagens adolescentes e histórias mais “densas”.

Por conta disso, surgiram os Novos Mutantes – em uma equipe originalmente composta por Míssil, Miragem, Lupina, Mancha Solar e… Karma. A Magia, que é uma das protagonistas do novo filme, só entraria para o grupo posteriormente, após comer o pão que o diabo amassou.

Juntos, eles tinham aventuras mais voltadas para o horror e até mesmo para o espaço, com a inclusão de personagens como Warlock Magus. A equipe fez um boom de popularidade entre os leitores jovens da Marvel, e se tornou um clássico cult para os fãs dos X-Men. 

No filme, assim como nas HQs, a protagonista “principal” parece ser Danielle Moonstar, a mutante conhecida pelo codinome Miragem. 

Uma mutante nativa-americana de linhagem Cheyenne, ela ficou conhecida por seus poderes que, fora de controle, eram extremamente perigosos. Basicamente, Dani é capaz de entrar na mente das pessoas e “materializar” seus pensamentos em ilusões tridimensionais.

A personagem sempre teve um grande legado cultural por sua origem indígena, o que a ligou diretamente com o Urso Místico. Ela também usava seus poderes para materializar o medo de seus inimigos, criando ilusões aterrorizantes que desestabilizavam seus oponentes. Além disso, ela possui uma maestria sobre armas brancas, como o arco e flecha.

No filme, ela será interpretada por Blu Hunt, e seus poderes parecem ser o foco do longa – assim como sua conexão com o Urso Místico. Ainda não sabemos muito a respeito de sua origem, já que os trailers não deixaram isso muito claro, então teremos que esperar para saber quando o filme chegar aos cinemas.

Outra personagem muito importante da formação original é Rahne Sinclair, uma mutante escocesa que pode se transformar em uma criatura Lupina – e por isso, seu codinome.

Nas HQs, ela sempre esteve ligada às equipes mutantes, desde os X-Men aos Novos Mutantes e ao X-Factor. Além de seus poderes mutantes, ela é sempre retratada como uma mulher extremamente católica, que sempre teve que batalhar com o preconceito e a intolerância dentro da igreja.

Quando transformada na fera, Lupina perde o controle de suas emoções e se torna bem mais violenta, o que representa um perigo até mesmo para seus colegas de equipe. Ainda assim, ela é extremamente leal e quase sempre coloca o bem-estar do grupo acima de si mesmo.

No filme, a heroína será interpretada por Maisie Williams. A estrela de Game of Thrones está fielmente caracterizada como Rahne, mas ainda não vimos sua forma “completa” de Lupina – por mais que o novo trailer nos dê um breve vislumbre de sua transformação.

No longa, sabemos que ela manterá sua religiosidade, mas pelo que pudemos perceber pelo primeiro trailer, Lupina também terá algum tipo de envolvimento romântico com Miragem, o que torna a dinâmica da equipe um pouco diferente.

Os brasileiros também estão sendo representados no filme, graças ao Mancha Solar. Originalmente chamado de Roberto da Costa, o mutante carioca sempre sofreu com o preconceito e a xenofobia, e passou a sentir o ódio da humanidade ao se descobrir mutante.

Seus poderes são complexos: ele é capaz de armazenar energia solar em seu corpo, e através dela pode liberar rajadas de fogo, além de possuir super-força e até mesmo a capacidade de voar.

Muitos fãs devem conhecê-lo por sua breve participação em X-Men Evolution, por mais que o personagem também já tenha sido adaptado para os cinemas em X-Men: Dias de um Futuro Esquecido, onde foi vivido pelo astro mexicano Adan Canto.

Agora, ele será interpretado pelo brasiliense Henry Zaga, e do pouco que pudemos ver do personagem através dos trailers, ele parece ter os mesmos poderes das HQs, além de ter uma origem sinistra – já que matou sua namorada quando se descobriu mutante.

Nas HQs, Roberto (ou Bobby) é melhor amigo de Sam Guthrie, um garoto fazendeiro do sul dos Estados Unidos. O mutante descobriu seus poderes ao causar um grande desabamento em uma mina, o que o tornou odiado pela população de sua cidade.

Ele possui a habilidade de tornar seu corpo completamente invulnerável, propelindo-se pelo ar como um Míssil. Nas HQs, ele também possui irmãos dotados com o Gene-X, como é o caso de Escalpo, Aero, Ícaro Jeb.

Nos cinemas, o personagem será interpretado por Charlie Heaton, que tem feito bastante sucesso por seu papel em Stranger Things. Até o momento, ele parece o personagem mais fiel aos quadrinhos, já que sua origem também está relacionada a uma mina de carvão, de acordo com o trailer mais recente.

Vale lembrar que tanto o Mancha Solar quanto o Míssil chegaram a fazer parte dos Vingadores durante um tempo, o que seria mais um indício para especular sobre uma possível ligação de Os Novos Mutantes ao Universo Cinematográfico da Marvel. 

Você deve estar se perguntando: tá, mas cadê a Magia? Bem, resolvi deixá-la para o final, uma vez que ela tem a história mais complexa e que não faz parte da equipe original dos Novos Mutantes nos quadrinhos.

Illyana Rasputin era a irmã mais nova de Colossus, o popular herói russo e metalizado dos Filhos do Átomo. Desde pequena, ela já mostrava indícios de suas habilidades mutantes, o que fez com que ela se tornasse alvo de criaturas malignas.

Ao passar um tempo nos Estados Unidos, ela é sequestrada por Belasco, uma entidade demoníaca que habitava o Limbo – um “espaço entre dimensões”. Durante muitos anos, ela foi criada e torturada pelo demônio, que fazia de tudo para colocá-la no caminho das trevas, para que pudesse ter um “emissário humano” quando a enviasse de volta à Terra.

Eventualmente, ela retorna à Terra – mas está longe de ser a criatura maligna criada por Belasco. Ela se torna uma heroína em pleno domínio de suas habilidades mutantes – a capacidade de criar portais de teletransporte. Além disso, ela é uma usuária muito poderosa de magia – o que lhe rende o codinome Magia – além de usar a Espada Espiritual, uma lâmina capaz de dilacerar almas.

No filme, a mutante será interpretada por Anya Taylor-Joy (conhecida por filmes como A Bruxa e Fragmentado), e pelo que podemos ver, será bem fiel aos quadrinhos, ao menos visualmente – embora ainda não saibamos se toda a trama de Belasco e do Limbo estará presente ou não.

Apesar de ser uma heroína, ela também tem seu lado sombrio, já que está destinada a se tornar a Filha das Trevas, abraçando seu lado demoníaco e causando devastação em todo o mundo – como aconteceu em sagas como Inferno. 

No campo dos vilões, o filme nos trará duas escolhas bem… peculiares. A principal antagonista parece ser Cecilia Reyes – que nas HQs, está bem longe de ser uma vilã.

Ela é uma aliada dos X-Men e é especializada em medicina mutante, além de ter o dom de criar campos de força muito poderosos.

Já no filme, ela será interpretada pela brasileira Alice Braga e parece estar sendo responsável pelo cárcere dos Novos Mutantes em uma espécie de hospital psiquiátrico. Há quem acredite que o filme terá uma reviravolta, mostrando que Cecilia não é uma vilã, e que a ameaça na verdade é outra…

… que por sua vez, se trata do Urso Místico, a entidade diretamente ligada à Miragem. Nas HQs, essa força demoníaca surge na “mente” de Danielle Moonstar, e a ameaça várias vezes de morte. Saiba tudo sobre o Urso Místico.

O vilão se tornou um inimigo clássico dos Novos Mutantes, aparecendo em diversas histórias da equipe. Ele enfrenta Dani e seus aliados muitas vezes, até que a mutante encontra todas as ferramentas necessárias para derrotá-lo.

Nos trailers, temos poucos detalhes do vilão, mas podemos vê-lo em sua forma: grandioso, grotesco e demoníaco, o que complementa ainda mais a vibe de horror do filme.

Com tudo isso, Os Novos Mutantes tem tudo para ser um dos filmes de super-heróis mais interessantes de todos os tempos. Apesar das polêmicas em relação às acusações (corretas) de whitewashing, o filme está tentando se provar calcado na mitologia dos quadrinhos, ainda que com uma vibe mais sombria e densa.

O longa tem um grande elenco e está envolto em mistérios – há quem acredite inclusive que o filme será, de alguma forma, incorporado ao Universo Cinematográfico da Marvel – por mais que o diretor Josh Boone tenha dito que a versão lançada será “sua visão original do filme”, sem grandes mudanças ou interferências de estúdio. Se isso é verdade ou não, só descobriremos quando a produção chegar aos cinemas em abril deste ano.

Veja mais notícias de Novos Mutantes:

Os Novos Mutantes tem classificação indicativa confirmada

Os Novos Mutantes finalmente ganha novo trailer, confira

12 coisas que você precisa notar no trailer de Os Novos Mutantes

Na galeria abaixo, fique com imagens do filme:

Os Novos Mutantes chega aos cinemas em 2 de abril de 2020.