[Crítica] Predator: Hunting Grounds é o multiplayer da nostalgia

Capa da Publicação

[Crítica] Predator: Hunting Grounds é o multiplayer da nostalgia

Por Matheus Takahashi

Dentre os vários filmes de ação que marcaram as décadas de 80 e 90, Predador é um dos mais clássicos e conhecidos na cultura pop, dando origem a uma franquia que até hoje segue viva no imaginário popular. Recentemente, a Illsonic, em parceria com a Sony Interactive Entertainment, lançou o jogo Predator: Hunting Grounds, o mais novo jogo multiplayer do personagem.

Veja também:

[Crítica] Streets of Rage 4: Brigar na rua nunca foi tão bonito!

Novo vídeo de League of Legends destaca Miss Fortune, Graves e Twisted Fate

Fortnite receberá skins baseados na X-Force, confira

O jogo é totalmente online, onde o jogador pode jogar como o Predador ou como um integrante de uma equipe de operações especiais – neste quesito, o jogo se assemelha a outros jogos, como Friday the 13th, Dead by Daylight e o novo Project Resistance, lançado junto com Resident Evil 3 Remake. O que diferencia Hunting Grounds dos demais é o fato de que os integrantes da equipe, além de ter que escapar das garras do Predador, precisam cumprir sua missão principal, que sempre varia a cada partida, desde recuperar artefatos roubados até implodir um cartel de drogas na selva. Ao final, o jogador precisa chamar um helicóptero para resgatar a equipe. Atuando como o Predador, sua missão é simples: caçar todos os membros da equipe de operações especiais. Todos os jogadores envolvidos têm 15 minutos para alcançar seus objetivos.

Jogar como o Predador exige bastante estratégia e habilidade, uma vez que você estará sempre sozinho, e, nos primeiros níveis, o jogador contará com recursos bastante limitados. Masterizar as técnicas e fazer estratégias, portanto, exige algum tempo. Além disso, alguns detalhes técnicos atrapalham um pouco a experiência do jogo, como o menu de armas do Predador, que não é muito prático para quem quiser trocar de armas rapidamente. 

Já atuando como soldado, o jogador vai ter experiência similar à maioria dos jogos de tiro em primeira pessoa. Armas como rifles, escopetas, metralhadoras e pistolas estão disponíveis ao jogador. Durante as missões, o ambiente vai lembrar bastante o primeiro filme, pois todos os cenários estão localizados em florestas tropicais, além da trilha sonora ser bastante fiel, ajudando a criar o mesmo ambiente do filme.

Conforme o jogador ganha experiência e sobe de nível, seja como o Predador ou como soldado, novas armas passam a estar disponíveis no menu de customização, que também oferece cosméticos e até mesmo trocar o gênero do Predador e do seu personagem. Customizar os personagens no jogo é um passatempo divertido, que melhora conforme o jogador adquire experiência e abre as lootboxes, que são adquiridas a cada nível conquistado.

Porém, o jogo tem um pequeno empecilho que pode arruinar a experiência daqueles que costumam jogar sozinhos: o tempo de pareamento de jogo. Quem quiser jogar como o Predador para enfrentar alguém desconhecido online tem que aguardar entre 5 e 15 minutos, dependendo da hora do dia, para encontrar uma partida cheia. O tempo é relativamente menor para quem jogar como soldado, mas há chances de acabar levando muito tempo para encontrar uma sala que fique cheia. Considerando isso, o jogo é ideal para jogar em parties com os amigos, podendo desde fechar uma partida privada entre 4 ou 5 amigos (com 5, há como alternar entre os jogadores quem será o Predador na partida seguinte).

O jogo possui algumas limitações técnicas, mas o fator diversão ajuda bastante na experiência de jogo, tornando a gameplay mais divertida e menos frustrante. Uma das grandes vantagens do jogo é já contar com sistema crossplay, permitindo que jogadores de console e PC possam jogar juntos, independente da função. Assim, o jogo vai proporcionar bons momentos para quem for fã do Predador e de sua mitologia.

Predator: Hunting Grounds está disponível para Playstation 4 e PC, pela loja virtual da Epic Games.

FICHA TÉCNICA

Estúdio: Illsonic

Distribuidora: Sony Interactive Entertainment

Plataformas: PlayStation 4 e PC

Data de lançamento: 23 de abril de 2020

Gênero: Tiro em primeira pessoa, ação

Modos de jogo: multiplayer online

Confira também: