John Boyega, de Star Wars, discursa em protesto contra racismo em Londres

Capa da Publicação

John Boyega, de Star Wars, discursa em protesto contra racismo em Londres

Por Raphael Martins

No momento, o mundo todo passa por grandes protestos contra a perseguição racial, iniciados após o afro-americano George Floyd ser assassinado por um policial branco, ainda que ele já estivesse algemado e rendido. Os protestos começaram nos Estados Unidos, mas em pouco tempo se espalharam pelo resto do mundo, incluindo o Brasil.

Veja também:

John Boyega faz piada comparando Duna e Star Wars

John Boyega não concordou com decisões feitas em Star Wars: Os Últimos Jed

Star Wars: A Ascensão Skywalker – Daisy Ridley e John Boyega falam sobre o destino de seus personagens no filme

Várias celebridades se manifestaram nas redes sociais à favor dos protestos, usando a hashtag #BlackLivesMatter (“Vidas negras importam“, em português), mas algumas foram às ruas unirem suas vozes às milhares que estão pedindo por igualdade e pelo fim da perseguição aos negros.

Entre esses famosos estava o ator John Boyega, mais conhecido por ter vivido o ex-stormtrooper Finn na nova trilogia de Star Wars. O ator, cercado por centenas de pessoas, discursou para os manifestantes, dizendo que estava disposto a arriscar sua carreira pela luta por dias melhores para a comunidade negra.

Em deu discurso, ele disse:

“Nós somos a representação física de nosso apoio a George Floyd. Somos a representação física de nosso apoio a Sandra Bland. Somos a representação física de nosso apoio a Trayvon Martin, Stephen Lawrence, Mark Duggan. Vidas negras sempre importaram. Nós sempre fomos importantes. Nós sempre conseguimos de qualquer maneira, e agora é a hora. Eu não vou esperar. Olhem, eu não sei se vou ter uma carreira depois disso, mas fod#-se!”

John Boyega sofreu bastante perseguição de supostos “fãs” de Star Wars por ter um papel de destaque no filme apesar da cor de sua pele. Após sua participação nos protestos de Londres, as redes sociais mostraram um apoio incondicional ao ator e à mensagem que ele propagou, mesmo arriscando sua carreira.