Capa da Publicação

Jogos estão fazendo mais dinheiro que filmes e esportes combinados

Por Gabriel Mattos

A pandemia de covid-19 foi um golpe certeiro em diversos setores do entretenimento, com o cancelamento de shows, filmes e campeonatos por todo o mundo. Entretanto, a indústria de jogos teve um aumento surpreendente de vendas, superando a arrecadação dos filmes e esportes combinados.

Isso porque não é preciso sair de casa para jogar videogame. Com períodos extensos de confinamento, as pessoas compraram mais jogos esse ano do que de costume. Games que lançaram bem no início da pandemia mirando em experiências sociais, como é o caso de Animal Crossing: New Horizons, bateram recordes de venda.

Segundo dados da International Data Corporation (via Gamespot), a indústria de jogos vai ter faturado cerca de 197.7 bilhões de dólares até o fechamento desse ano. Na cotação atual, isso equivale a mais de 1 trilhão de reais!

Animal Crossing está perto de se tornar jogo mais vendido do Switch devido à pandemia

Por outro lado, em 2019 as indústrias cinematográficas e esportivas acumularam um total de U$175 bilhões, cerca de R$ 880 bilhões atualmente. Mesmo que os números desse ano não tenham sido revelados, sabe-se que houve um declínio imenso devido aos períodos de intenso isolamento em mercados chave como a União Europeia.

Outros fatores que contribuíram para o sucesso dos jogos esse ano foi o lançamento de uma nova geração de consoles com o PlayStation 5 e Xbox Series X|S, além da contínua ascensão do Nintendo Switch, que chegou a novos mercados como o Brasil este ano.

Será que os games conseguem manter a dianteira nos próximos anos ou a indústria do cinema vai recuperar o prejuízo? Não deixe de comentar!

Confira os melhores filmes da Netflix em 2020:

Imagem de perfil
sobre o autor Gabriel Mattos

Redator que joga mais Switch do que deveria e já leu todo o novo cânone de Star Wars, até os livros ruins. • @gabeverse