Capa da Publicação

Ator de Independence Day revela qual teria sido o título original do filme

Por Gus Fiaux

Um dos filmes de ação mais marcantes dos anos 90, Independence Day continua sendo um dos grandes exemplos de invasão alienígena nos cinemas. O filme se passa nos primeiros dias de julho de 1996, quando uma frota de naves extra-terrestres entra na órbita da Terra. Restam aos soldados enfrentarem essa ameaça, justamente no Dia da Independência dos Estados Unidos (4 de julho).

Abaixo, veja mais notícias envolvendo Independence Day:

Diretor culpa Will Smith pelo fracasso de Independence Day: O Ressurgimento

Will Smith revela porque escolheu fazer Esquadrão Suicida ao invés de Independence Day 2

Diretor de Independence Day explica seu desdém por filmes de super-heróis

Em uma entrevista ao Cinema Blend, o astro Bill Pullman (que interpreta o Presidente Thomas J. Whitmore no filme), relembrou uma história da produção. De acordo com ele, o diretor Roland Emmerich e o produtor Dean Devlin sempre quiseram que o filme fosse intitulado “Independence Day”, mas a Fox tinha outros planos para o longa…

“Nós gravamos aquilo de noite, é claro, porque está escuro e não é em um estúdio de som ou algo do tipo. Era realmente tarde, e tivemos que mudamos a escala cedo, porque Dean Devlin e Roland Emmerich estavam em uma disputa com a Fox sobre o título. Eu acho que seria ‘Doomsday’. É o que a Fox queria, e era um título bem típico na época para um filme de desastre. Eles realmente queriam ‘Independence Day’, então tivemos que fazer com que o discurso ficasse muito bom. E então eles editaram tudo e, algumas noites depois, Dean veio até o meu trailer e disse: ‘Você quer ver?’ Então ele colocou a fita VHS, me mostrou a cena do discurso e eu só pensei: ‘Virgem Maria, eles precisam dar o nome de ‘Independence Day’ para esse filme’. E foi o que eles fizeram.”

Doomsday significa, em tradução literal “Apocalipse”, ou “Dia do Juízo Final”. Na época em que o filme foi lançado, realmente era um título bem comum, e podemos lembrar, por exemplo, de Armageddon, que tinha saído em 1998. O nome oficial, Independence Day, acabou sendo muito mais impactante e destacando o grande discurso do filme, que é até hoje uma das cenas mais marcantes do cinema.

Abaixo, veja 10 grandes filmes sobre invasão alienígena:

Independence Day está disponível em DVD, Blu-Ray e mídias digitais.

Imagem de perfil
sobre o autor Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Wouldst thou like to live deliciously? || @gus_fiaux