Estúdio de He-Man foi impedido de criar protagonista negro, diz animador

Capa da Publicação

Estúdio de He-Man foi impedido de criar protagonista negro, diz animador

Por Matheus Takahashi

Um dos vários desenhos animados que marcaram a infância de quem viveu os anos 80 – ou mesmo anos depois, em reprises – é He-Man e os Mestres do Universo, desenvolvido pela produtora Filmation. Apesar do grande sucesso feito pela animação, a empresa não tinha a liberdade de escolha, como revelou o animador Tom Cook, que afirmou que redes de televisão não permitiam que houvesse protagonistas negros em seus programas.

Saiba mais sobre animações:

Superman: Man of Tomorrow, nova animação DC, revela visuais do Lobo, Caçador de Marte e mais

Escritor de Os Simpsons admite que o desenho previu o ano de 2020

50 Cent vai produzir desenho animado sobre liga de super-heróis negros

Em entrevista ao Scoop, na qual refletiu sobre sua carreira em produtoras como a Hanna-Barbera e a Filmation, o animador Tom Cook disse que a empresa havia criado uma boa impressão após criar a série animada She-Ra e as Princesas do Poder, ao apresentar uma mulher como protagonista. Apesar de seu sucesso, o estúdio foi repreendido pelas emissoras de TV ao tentar criar uma série animada com um personagem negro como protagonista.

Cook explicou:

“A Filmation sempre foi assim. Tínhamos o primeiro super-herói indígena. Depois de He-Man, havia um personagem chamado Blackstar, que, originalmente, seria negro, mas as emissoras não nos permitiram criá-lo porque não acreditavam que aquele era o momento certo para isso.”

Cook trabalhou em animações como Os Smurfs, Super-Amigos e no filme dos Jetsons, além de He-Man e She-Ra. Pelo pronunciamento do animador, vemos que certas ideias consideradas arriscadas, tal como um personagem negro como protagonista, era algo encarado com bastante preconceito na época. Felizmente, o tempo passa e o mundo evolui – pelo menos, neste sentido.

Aproveite e veja também: