Christopher Tolkien, filho de J.R.R. Tolkien, morre aos 95 anos

Capa da Publicação

Christopher Tolkien, filho de J.R.R. Tolkien, morre aos 95 anos

Por Raphael Martins

Hoje, os fãs de O Senhor dos Anéis tem suas razões para ficarem tristes. Christopher Tolkien, terceiro filho do autor J.R.R. Tolkien, morreu aos 95 anos. A notícia foi divulgada pelo Tolkien Society, o maior site de fãs do autor do mundo.

Nascido em 1924, Christopher demonstrou grande interesse pelo trabalho do pai ainda adolescente, e na vida adulta, ajudou a expandir o alcance da obra dele para o resto do mundo, editando e ajudando a publicar muitos trabalhos de seu pai após sua morte.

Christopher recebeu do pai o título de “crítico-chefe e contribuidor” de seu trabalho. Ainda em 1977, ele já tinha organizado tudo o que seu pai deixou para trás, incluindo informações adicionais deixadas por ele sobre os registros históricos da Terra-Média, continuando o trabalho de J.R.R. Tolkien. Foi devido aos esforços de Christopher que O Silmarillion foi publicado, mesmo com o autor tendo morrido antes de terminá-lo.

Sem dúvidas, Christopher Tolkien pode ser considerado um dos grandes responsáveis, senão o maior responsável, pelo legado de J.R.R. Tolkien continuar mais popular do que nunca após a morte do autor, dedicando décadas de sua vida trabalhando incansavelmente para que o trabalho de seu pai não fosse esquecido.

A propriedade dos Tolkien agora será supervisionada por Baillie Tolkien, ex-esposa de Christopher, e por Michael George Tolkien, neto do autor, que também trabalhou muito para garantir a integridade de seu trabalho.

Veja também:

Série de O Senhor dos Anéis divulga elenco principal completo, confira

Ator de Game of Thrones se junta ao elenco da série de O Senhor dos Anéis

O Senhor dos Anéis – Série da Amazon é renovada para uma segunda temporada!

Veja fotos do elenco na galeria abaixo: