Capa da Publicação

Presidente da Disney conta que o estúdio quase comprou a Marvel muitos anos atrás!

- – No entanto, a decisão foi considerada “radical demais” e descartada!

Por Gus Fiaux → Atualmente, a Disney é uma das empresas que domina a maior parte do mercado de entretenimento em Hollywood, com franquias nos cinemas, na televisão, nos games, em quadrinhos e diversas mídias secundárias. Isso começou a pouco tempo, quando a companhia começou a investir na compra de subsidiárias e outros estúdios.

Talvez, uma das maiores reviravoltas que tenha contribuído para esse sucesso tenha sido a compra da Marvel e todas as suas propriedades, em 2009. No entanto, o presidente da Disney, Bob Iger, recentemente lançou um livro de memórias explicando tudo que aprendeu nos últimos quinze anos, como presidente da empresa. Ele explicou que a Marvel quase foi comprada vários anos antes, quando Michael Eisner era o CEO da Disney:

“No começo de meu período trabalhando para Michael [Eisner], eu participei de um jantar da equipe, no qual flertamos com a ideia de adquirir a Marvel. Uma grande maioria de executivos na mesa fizeram objeções. A ‘Marvel’ era ‘radical demais’, eles disseram. Isso mancharia a reputação da Disney. Havia uma ideia na época – internamente, e entre membros do conselho – que a Disney era uma marca única, monolítica e que todos os nossos negócios existiam debaixo do guarda-chuva da Disney. Eu senti que Michael sabia melhor que isso, mas qualquer reação negativa à marca ou sugestão que não fosse bem gerenciada, ele tratava disso pessoalmente.”

Ou seja, alguns anos antes, a Disney podia ter comprado a Marvel, e talvez tudo o que conhecêssemos sobre a editora nos últimos anos poderia ter sido diferente. Talvez, quem mais “sofresse” com isso teria sido o Universo Cinematográfico da Marvel, com alguns atores sendo rejeitados por conta de sua conduta pública na época. Parando para pensar, se a compra tivesse acontecido uns três anos antes de 2009, Robert Downey Jr. talvez nunca interpretaria o Homem de Ferro.

Felizmente, a Disney parece estar mudando suas concepções aos poucos, e Bob Iger de fato pôde trazer algumas novas ideias à empresa. Ainda assim, o domínio do estúdio sobre várias franquias e o surgimento de um possível monopólio em Hollywood preocupa aqueles que acham que o cinema está se encaminhando para uma era “pasteurizada”.

Na galeria abaixo, fique com imagens de Viúva Negra, o próximo filme da Marvel:

Viúva Negra chega aos cinemas em abril de 2020. 

Fonte: CNet

Imagem de perfil
sobre o autor Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal de Pernambuco. Wouldst thou like to live deliciously? || @gus_fiaux