O que podemos esperar da Fase 4 do Universo Cinematográfico Marvel!

Capa da Publicação

O que podemos esperar da Fase 4 do Universo Cinematográfico Marvel!

Por Guilherme Souza

No último sábado, o Marvel Studios finalmente anunciou seus projetos que farão parte de sua Fase 4, projetos esses que englobam não só lançamentos nos cinemas, como também séries que serão exclusivas para a plataforma de streaming Disney+.

Depois do encerramento de Vingadores: Ultimato, muitos se perguntavam qual seria o próximo grande evento da Marvel, ao que parece, ainda vai demorar um tempo para descobrirmos essa pergunta, afinal, conforme o próprio Kevin Feige, presidente do estúdio, disse: “A nova fase vem como um recomeço, onde uma nova formação dos Vingadores será construída.”

A Fase 4 se iniciará com o primeiro filme solo da Viúva Negra. Considerando que a personagem morreu em Vingadores: Ultimato, muitos se perguntavam em qual período de tempo o longa se passaria. Durante o painel, foi confirmado que o longa além de servir como uma história de origem para a personagem, também mostrará o que aconteceu entre os eventos de Capitão América: Guerra Civil e Vingadores: Guerra Infinita

No filme, veremos uma Natasha Romanoff mais vulnerável, tendo que lidar com o fato de que ela agora é uma fora da lei, onde se encontrará com velhos rostos de seu passado, tais como Yelena Belova, uma garota que também participou do programa Sala Vermelha e que considera Natasha como uma irmã.

Ela também se reencontrará com o Guardião Vermelho, a antítese Russa para o Capitão América, que será interpretado por David Harbour. Por falar nele, o ator declarou que o filme mostrará o que levou Natasha a se sacrificar em Ultimato

Também foi confirmado que a heroína irá enfrentar o vilão Treinador em seu filme, o que abre margem para a formação dos Vingadores Sombrios nos cinemas. Conforme as teorias de alguns fãs apontam, a equipe formada por vilões dos cinemas poderiam ser compostas por contrapartes diretas dos heróis, tais como o Treinador para o Gavião arqueiro, Justin Hammer para o Homem de Ferro, Abominável para o Hulk e assim por diante. 

Em seguida, temos a estreia da primeira série do Marvel Studios no Disney+, que será focada no Falcão de Sam Wilson e no Soldado Invernal. Como vimos em Ultimato, Steve Rogers deixou seu escudo e o manto de Capitão América para Sam, com isso, a série nos mostrará essa transição e as primeiras missões do novo Capitão América

Até o momento, pouco se sabe sobre a série, porém o painel da San Diego Comic-Con confirmou que o ator Daniel Bruhl irá retornar ao papel de Barão Zemo, um personagem que foi apresentado em Capitão América: Guerra Civil e que foi o responsável pela cisão dos Vingadores. Desta vez, Zemo irá aparecer com seu tradicional capuz roxo, algo que deixou os fãs bem ansiosos.

O próximo lançamento do estúdio é o filme dos Eternos, que se mostra um dos projetos mais enigmáticos até o momento. Como sabemos, nos quadrinhos, os Eternos eram uma antiga raça de humanos superpoderosos, que foram criados através de experimentos genéticos feitos pelos Celestiais, seres cósmicos que são similares a divindades. Ainda não sabemos como o filme se conectará com os eventos dos últimos 11 anos de filmes do estúdios e se ele influenciará no futuro, contudo, podemos afirmar com certeza que ele terá alguma relação com Thanos, já que o pai do Titã Louco era um Eterno. 

Em seguida, teremos o lançamento de Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis, outra grande incógnita. No painel, foi revelado que o Mestre do Kung Fu terá como vilão principal de seu primeiro filme solo o Mandarim.

Como sabemos, o Mandarim já foi mencionado anteriormente nos filmes da Marvel, mais precisamente em Homem de Ferro 3, contudo, o Mandarim que apareceu no filme de Tony Stark nada mais era do que um farsante, um ator contratado como parte dos planos de Aldrich Killian. Kevin Feige afirmou que o Mandarim de Shang-Chi será “o verdadeiro”.

Nos quadrinhos, o Mandarim usa dez anéis alienígenas como fonte de poder, porém não sabemos se esse conceito será levado para os cinemas. A maneira mais óbvia de ligar os anéis aos últimos onze anos de filmes seriam as Joias do Infinito, mas será que veremos o Marvel Studios se voltando para elas novamente?

Após o filme do Shang-Chi, teremos mais uma série do Disney+, dessa vez, é a vez da Feiticeira Escarlate e do Visão roubarem a cena com WandaVision. Pouco se sabe sobre a trama da série, porém muitos especulam que a narrativa se passará nos anos 50, nos dando uma pista de que talvez tudo não passe de uma ilusão criada por Wanda, para reviver o Visão e viver em um mundo ideal

Nos quadrinhos, temos uma trama bem similar à essa, que acontece durante os eventos de Dinastia M. Na saga, Wanda perde o controle de seus poderes e acaba ficando louca, levando-a a criar uma realidade “perfeita”, onde alguns heróis vivem seus maiores sonhos. Se os rumores realmente se confirmarem, parece que teremos uma adaptação dessa saga na série. 

Os eventos de WandaVision irão afetar diretamente a trama do próximo filme da listaDoutor Estranho: No Multiverso da Loucura – o segundo filme solo do Mago Supremo. Durante o painel do Marvel Studios, descobrimos que a Feiticeira Escarlate de Elizabeth Olsen participará do filme, mas não sabemos qual o nível dessa participação e no que ela implicará na trama. 

Stephen Strange teve uma evolução absurda desde a primeira vez que apareceu nos cinemas e em seu segundo filme, espera-se que essa evolução fique ainda maior, tanto em termos dos poderes dele, quanto em termos dos inimigos, afinal, nos quadrinhos, ele é conhecido por lidar com ameaças poderosíssimas, tais como Galactus e outros.

O título do filme também é muito sugestivo, afinal, o Multiverso é uma parte super importante dos quadrinhos Marvel e embora tenha sido endereçado em seus filmes anteriormente, parece que dessa vez finalmente veremos a interação entre personagens de diversos universos diferentes. 

Depois da segunda aventura solo do Mago Supremo, teremos a série do Loki, que é uma das produções mais aguardadas pelos fãs. Como sabemos, Loki foi morto por Thanos logo no início de Vingadores: Guerra Infinita, porém um Loki de 2012 conseguiu fugir com o Tesseract durante os eventos de Vingadores: Ultimato e será esse o Loki que veremos na série. 

Durante o painel, Tom Hiddleston, intérprete do personagem, confirmou que o Loki da série não passou pelas mesmas experiências que o Loki que morreu em 2018 passou, sendo assim, ainda veremos aquele Loki perverso e traiçoeiro, que guarda rancor de Odin e de Thor. 

Durante um evento para investidores da Disney, uma arte conceitual da série mostrava Loki em frente a um cinema que tinha o filme Tubarão em cartaz. Isso pode ser um indicativo de que o personagem viajará para diversos períodos de tempo diferentes. 

A próxima, é a série O Que Aconteceria Se…?, que como seu nome indica, mostrará eventos do passado acontecendo de formas diferentes, tais como Peggy Carter recebendo o Soro do Supersoldado ao invés de Steve Rogers. A série engloba os eventos dos 23 filmes das primeiras três fases do Universo Cinematográfico Marvel, que serão narrados através da perspectiva do Vigia

A penúltima produção da Fase 4 é a série solo do Gavião Arqueiro, que mostrará mais do período em que Clint Barton assumiu a identidade do Ronin, logo após a morte de sua família. A série também mostrará Barton treinando Kate Bishop para que ela se torne a Gaviã Arqueira.

Nos quadrinhos, a Gaviã faz parte da equipe Jovens Vingadores. Considerando que Cassie Lang, outra personagem que já foi apresentada nos cinemas, também faz parte da equipe como a heroína Estatura, não seria difícil imaginar que os Jovens Vingadores também apareçam no Universo Cinematográfico Marvel no futuro. 

Por fim, temos Thor: Amor e Trovão, que talvez seja a maior surpresa da Fase 4. Depois de tudo o que passou, no final de Vingadores: Ultimato, vimos Thor se unindo aos Guardiões da Galáxia em busca de uma nova família e de novas aventuras, além de ter deixado Nova Asgard sob os comandos da Valquíria. 

Todos acreditavam que o Asgardiano apareceria no terceiro filme dos Guardiões antes de uma possível nova aventura solo, mas não foi bem isso o que aconteceu. No painel do Marvel Studios, descobrimos que o quarto filme solo do Thor será lançado antes de Guardiões da Galáxia Vol. 3, o que talvez nos faça pensar que os Guardiões é que farão uma participação no filme do Deus do Trovão

Além disso, o diretor Taika Waititi também revelou durante o painel que Natalie Portman irá retornar ao papel de Jane Foster, mas dessa vez, ela irá assumir a identidade de Poderosa Thor. Nos quadrinhos, Foster se torna a Poderosa Thor quando Odinson se torna indigno de portar o Mjolnir, além do fato de que ela estava com câncer. 

Não sabemos exatamente como a heroína será introduzida nos cinemas, ainda mais quando levamos em conta que o Mjolnir não existe mais na linha do tempo principal dos filmes, porém com certeza podemos esperar por algo grandioso. Além disso, a aparição da Poderosa Thor pode indicar que Odinson ficará de vez como membro dos Guardiões. 

O painel se encerrou com o anúncio do filme solo do Blade, que será estrelado por Mahershala Ali, porém foi confirmado que o longa fará parte da Fase 5 do Marvel Studios, o que significa que teremos de aguardar um pouco para falar sobre ele e tentar descobrir onde ele se encaixa. 

Fique com imagens do anúncio de Thor: Amor e Trovão: