Capa da Publicação

O Exterminador do Futuro: Destino Sombrio – Diretor explica como a viagem temporal funciona na franquia!

Por Gus Fiaux

Mais um filme da saga O Exterminador do Futuro está em cartaz nos cinemas, confundindo novamente seu público com a noção de viagem no tempo. Em Destino Sombrio, vemos novos personagens surgindo para impedir um futuro desolador. O longa é dirigido por Tim Miller – do primeiro Deadpool – e é vendido como uma “sequência direta” de O Dia do Julgamento, ignorando todas as continuações subsequentes.

Agora, o cineasta conversou com o Comic Book a respeito da proposta do novo filme. Quando questionado sobre a logística da viagem no tempo, ele disse que o filme segue de perto as regras explicadas por James Cameron nos dois primeiros filmes – ou seja, o tempo pode ser alterado sem que novas realidades sejam criadas:

“É realmente o que Jim [Cameron] desenvolveu: Há apenas uma linha do tempo e se você mudar algo no passado, quando o tempo fluir – como um efeito borboleta – isso muda o futuro.”

Miller ainda desenvolveu um pouco mais seu ponto de vista, explicando como o tempo é preso em um ciclo toda vez que alguém é mandado para o passado, já que isso cria uma espécie de paradoxo temporal. De acordo com ele, isso só pode ser destruído quando o futuro é definitivamente mudado:

“Eu também costumo pensar em um rio preso em redemoinhos. Jim [Cameron] chama isso de ouroboros (a serpente que devora seu próprio rabo), quando você tem esse ciclo do tempo. Kyle volta no tempo, ele faz sexo com Sarah. Ela dá luz a John. John vem do futuro, envia Kyle ao passado, e o tempo é preso em um ciclo e só quando Sarah destrói a Cyberdyne, o futuro pode fluir. Nós estamos presos em outro redemoinho aqui, quer eles estejam ou não seguindo seu destino, apenas tentando fazer o futuro acontecer da forma que aconteceu ou tentar mudar o destino… eu não posso te dizer.”

Destino Sombrio é prometido como o primeiro longa de uma nova trilogia – o que pode acabar não acontecendo, considerando o fracasso nas bilheterias. Mas caso essa história siga em frente, devemos ver Sarah Connor ao lado de uma das novas protagonistas, tentando impedir outro futuro onde a humanidade é desolada por máquinas. Porém, em vez da Skynet, o novo inimigo é conhecido apenas como A Legião. 

Na galeria abaixo, fique com imagens do filme:

O Exterminador do Futuro: Destino Sombrio está em cartaz nos cinemas.

Imagem de perfil
sobre o autor Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Wouldst thou like to live deliciously? || @gus_fiaux