Capa da Publicação

Netflix responde à proposta feita por Spielberg de mudar as regras do Oscar!

Por Evandro Lira

A Netflix respondeu à recente polêmica em torno da notícia de que Steven Spielberg estaria propondo novas regras para a Academia do Oscar, que impediria que filmes do serviço de streaming se classifiquem para o prêmio.

Isso começou quando o IndieWire divulgou que o cineasta se reuniria com membros da diretoria da Academia com o intuito de pautar uma série de regras que barrariam produções de streaming do maior prêmio do cinema. Agora, través do Twitter, a Netflix publicou uma declaração que reitera a ideia de democratização que vem há anos sendo defendida pela empresa:

“Nós amamos o cinema.” diz o tweet. “Aqui estão algumas coisas que amamos também: Acesso para pessoas que nem sempre podem pagar, ou moram em cidades sem salas de cinema. Permitir que todos, em todos os lugares, aproveitem os lançamentos ao mesmo tempo. Dar aos cineastas mais formas de compartilhar arte.”

A gigante do streaming finaliza afirmando que “Essas coisas não são mutuamente exclusivas”.

Os rumores que circulam é de que o diretor de Tubarão desejaria aumentar o tempo em que os filmes devem ser exibidos em salas de cinema dos EUA, o que iria contra o principal compromisso da Netflix com seu público, que é lançar o filme direto em sua plataforma em todos os lugares do mundo. Essa não é a primeira vez que a empresa sofre pressão da indústria, já que desde o ano passado, as produções originais do serviço não podem competir em um dos mais respeitados festivais do cinema, o de Cannes.

A polêmica segue tomando conta de Hollywood quando outros cineastas, como Ava Durvey (diretora do futuro filme dos Novos Deuses) publicou em seu Twitter que esperava que a Academia ouvisse mais cineastas e pessoas do ramo:

“Querida Academia, esta é uma reunião do Conselho de Governadores.” disse ela compartilhando uma notícia sobre o assunto. “E os membros normais do ramo não podem estar lá. Mas eu espero que se isso é verdade, que vocês tenham cineastas na sala ou leiam declarações de diretores que, como eu, se sentem diferentes sobre o assunto. Obrigada.”

É provável que essas não sejam as últimas opiniões de pessoas da indústria que leremos, e o que nos resta é aguardar os próximos capítulos dessa novela. E você o que acha? A Academia deve ceder a pressão de Spielberg? Comente!

Na lista abaixo, você confere os 10 melhores filmes originais da Netflix:

Imagem de perfil
sobre o autor Evandro Lira

Bacharel em Cinema e Audiovisual, potterhead das antiga, filho dos filhos do átomo, fã de mais coisas do que deveria, frequentemente falando sozinho no Twitter. Segue: @evandroslira