Netflix é processada por difamação!

Capa da Publicação

Netflix é processada por difamação!

Por Evandro Lira

Uma empresa americana que criou uma técnica controversa de interrogatório está processando a diretora Ava DuVernay, bem como a gigante do streaming, Netflix, por difamação.

Neste ano, DuVernay comandou uma minissérie dramática chamada Olhos que Condenam na Netflix, que mostra o famoso caso dos “Cinco do Central Park”, quando cinco jovens acusados ​​falsamente de estuprar uma mulher que estava correndo no Central Park em 1989.

Agora, a John E. Reid & Associates, empresa que criou o Método Reid de Interrogatório – uma técnica que consiste em um interrogador fazer o suspeito acreditar que todas as provas de uma investigação apontam para sua culpabilidade – acusam a diretora e a plataforma de streaming de condenar o método, e exigem lucros por danos à imagem da empresa.

Além disso, a empresa quer que a série, cujo lançamento aconteceu em junho de 2019, seja removida em escala global da Netflix até que o episódio “ofensivo” seja alterado.

No episódio dirigido e co-escrito por DuVernay, o detetive da polícia de Nova York, Michael Sheenan, é castigado por usar a “universalmente rejeitada” técnica Reid para convencer os acusados a confessarem, por supostamente os coagir a fazerem uma confissão.  Assim, a empresa alega que Olhos que Condenam inventou uma cena que inclui declarações falsas sobre o Método Reid.

Mesmo que várias jurisdições nacionais e internacionais usem outras técnicas de interrogatório, a Reid & Associates insiste que seu método não é rejeitado. Na denúncia, a empresa afirma que mais de 200.000 pessoas em todo o mundo fizeram seu treinamento para aprenda o Método Reid nos últimos 20 anos.

Olhos que Condenam fez bastante sucesso no Emmy 2019 ao ser nomeado em diversas categorias do prêmio, tendo o ator Jharrel Jerome levado Melhor Ator em Minissérie ou Filme de TVAva DuVernay, que no ano passado dirigiu o filme da Disney, Uma Dobra no Tempo, está atualmente desenvolvendo o filme Novos Deuses para a DC.

Fique com imagens da série na nossa galeria:

Fonte: Deadline