Marvel é processada por plágio por causa de X-Men: A Série Animada!

Capa da Publicação

Marvel é processada por plágio por causa de X-Men: A Série Animada!

Por Chris Rantin

Lançada em 1992, X-Men: A Série Animada é uma das animações mais queridas pelos fãs, sendo exaltada pela fidelidade ao adaptar arcos icônicos dos mutantes, como A Saga da Fênix Negra. Acontece que só agora, 27 anos depois do seu lançamento, é que o desenho motivou um processo de plágio contra a Marvel.

De acordo com o TMZ, Zoltan Krisko está processando Marvel, Disney, Fox, Apple, Amazon e diversas outras empresas que estão ligadas ao desenho, por causa da música de abertura da animação. O processo argumenta que a música é um plágio da abertura de Linda, um seriado húngaro de 1984.

Krisko diz que Gyorgy Vulkan, o compositor da música de abertura de Linda, registrou os direitos da sua criação, e acusa os executivos da TV envolvidos na animação de X-Men de roubarem a música, após supostamente terem ouvido a canção ao trabalhar com membros da indústria cinematográfica húngara em 1980.

Sobre a demora do processo, Krisko argumenta que nunca tinha ouvido a abertura do desenho até 2017, e que desde então estava movendo a ação. Ele diz que a canção foi essencial para o sucesso da animação, mas quer que Vulgan receba parte do lucro que o desenho gerou.

Fique com a abertura de Linda abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=5Wc5BsnnTEU

Compare com a abertura de X-Men abaixo:

Por mais bizarra que seja a acusação, dá pra identificar um pouquinho de semelhança entre as duas músicas. O que você acha disso?

Veja também: Séries animadas clássicas da Marvel estarão disponíveis no Disney+!

Na lista abaixo, relembre por que a Série Animada é a melhor adaptação dos X-Men até o momento: