DC Comics é criticada por apagar pôster que provocou polêmica na China!

Capa da Publicação

DC Comics é criticada por apagar pôster que provocou polêmica na China!

Por Evandro Lira

Recentemente, a DC Comics apagou de suas redes sociais um pôster que promovia a nova HQ do Batman escrita por Frank Miller, The Dark Knight Returns: The Golden Child. O motivo? A imagem recebeu críticas de internautas chineses que disseram que ela parecia apoiar os protestos pró-democracia de Hong Kong.

A obra de arte em questão mostra Carrie Kelly como Batman, lançando um coquetel molotov, e com um pano de fundo que inclui palavras rosa-choque dizendo “o futuro é jovem”. A imagem foi publicada nas contas do Twitter e Instagram da DC Comics, mas chineses alegaram que a arte continha uma mensagem subliminar de apoio aos protestos de Hong Kong.

De acordo com eles, tudo nela aludiu as táticas violentas dos jovens manifestantes, como a escolha do traje preto representando as pessoas nos protestos, e que “a criança de ouro” do título da HQ era uma referência velada à cor amarela, adotada por manifestantes pró-democracia de protestos passados.

“As roupas pretas representam Hong Kong, a máscara representa Hong Kong, o coquetel Molotov representa Hong Kong, o que mais aqui não representa Hong Kong???”, escreveu um comentarista irritado no Weibo, mídia social chinesa.

A resposta supostamente obrigou a DC Comics a excluir o post, o que, por sua vez, provocou reação de apoiadores dos protestos. Já que, segundo eles, ao fazer isso, a DC se coloca do lado das práticas ilegais e desumanas do atual do governo da China.

Sabemos que a China é um mercado importante para a Warner Bros., dona da DC Entertainment, afinal, muitos dos seus blockbusters dependem do sucesso financeiro do país asiático. Diante disso, as redes sociais da empresa encontram-se infestada de comentários acusando-a de sacrificar a liberdade do discurso em nome do lucro.

E você, o que acha dessa treta toda?

Confira a imagem polêmica na nossa galeria:

Fonte: CBR