Capa da Publicação

Morre Gary Friedrich, cocriador do Motoqueiro Fantasma, aos 75 anos de idade

Por Guilherme Souza

Há alguns meses, noticiamos que Steve Ditko, cocriador do Homem-Aranha havia falecido aos 90 anos de idade, e agora, outra figura importante dos quadrinhos Marvel também nos deixou. Segundo uma declaração de Tony Isabella, o roteirista Gary Friedrich, responsável por idealizar o personagem Motoqueiro Fantasma, faleceu nesta quinta-feira devido aos efeitos do mal de Parkinson.

Além de ser responsável pela criação do Motoqueiro, Friedrich também é conhecido por seus trabalhos nas revistas Sargento Fury, Capitão América, Demolidor e muitas outras. O roteirista se aposentou dos quadrinhos em 1978, retornando para alguns trabalhos pontuais em décadas posteriores.

“Eu não entrarei em detalhes nesse momento, mas eu gostaria de mencionar que um de meus amigos mais antigos, Gary Friedrich, faleceu na noite passada, como resultado dos efeitos do Mal de Parkinson, uma doença que ele teve por muitos anos. Isso e sua perda total de audição fizeram com que ele se sentisse isolado nos últimos anos, e sua esposa Jean parece estar contente por ele finalmente estar em paz. Como muitos de vocês sabem, ele fez um trabalho considerável para a Marvel durante os anos 60 e 70, bem como para a Charlton nos anos 60, incluindo um arco memorável no Sargento Fury, passagens por Capitão América, Demolidor, SHIELD e outros, e é claro, foi responsável pelo conceito básico/criação do Motoqueiro Fantasma na Marvel. Eu conhecia Gary desde que estava na faculdade e ele ainda estava no colégio, quando ele veio trabalhar no Palace Theatre em Jackson, MO, aquelas foram algumas das minhas memórias mais felizes de nossos dias de banda que ele fundou por volta de 1962 e que existiu por alguns anos.”

Em 2001, o roteirista abriu um processo contra a Marvel alegando que os direitos do Motoqueiro Fantasma pertenciam a ele. Depois de ter perdido a primeira instância, o roteirista e a editora chegaram a um consenso sobre os direitos do personagem em 2013.

Gary Friedrich

 

Veja imagens de Motoqueiro Fantasma Cósmico, a saga mais recente do herói amaldiçoado:

Fonte: CBR

Imagem de perfil
sobre o autor Guilherme Souza

Outra grande manchete: 'Água, molhada!'