Capa da Publicação

Logan – Diretor defende suas críticas contra cenas pós-créditos!

Por Gus Fiaux

Embora Logan tenha sido um filme muito elogiado e bem-sucedido entre a comunidade geek, o diretor James Mangold provocou uma grande controvérsia recentemente, quando criticou publica e agressivamente o constante uso de cenas pós-créditos, sobretudo em filmes de super-heróis (uma marca muito popularizada pela Marvel Studios).

Não demorou muito até que muitos fãs fervorosos viessem atrás do cineasta, criticando suas opiniões e até mesmo desmerecendo seu trabalho. Para fazer uma resposta definitiva, Mangold postou, em seu perfil oficial do Twitteruma sequência de tweets explicando seu ponto de vista, enquanto falou a respeito de como acha essas cenas e os famosos easter-eggs um problema na indústria do entretenimento:

“Muitas pessoas comentaram a respeito das minhas críticas contra cenas pós-créditos. Bons argumentos foram citados por quem discorda. Minha veemência vêm de minha crença de que essas cenas são suplementos e crack cinematográfico. Claro que elas fazem nos sentir bem. Elas são feitas pensando nisso, como propagandas, para que possam vender o próximo filme. E, ao mesmo tempo, eu acho que a onipotente espera por elas empobrece a integridade da experiência cinematográfica uma vez que o filme não se prova por seu final, mas acaba sendo arrastado para uma série de comerciais satisfatórios para as coisas que o estúdios venderão no ano seguinte.

 

Então não é tanto sobre eu odiar essas cenas. E mais que eu temo que os filmes (uma forma de arte que eu amo profundamente) passem a se estagnar quando pararem de funcionar como uma forma com início, meio e fim e acabem se tornando parte de uma máquina de dinheiro seriada. Essas cenas promovem um senso ligeiramente falso de “universo” totalmente compartilhado, como se todos os responsável por elas soubessem exatamente o que está por vir na saga, quando a verdade é um pouco menos cartografada, apesar do que muitos falam a uma imprensa bajuladora que faz dinheiro em cima desses “universos” e dos moinhos de fofocas que eles criam.

 

Por fim, o termo ‘easter-eggs’ é um pouco infantil e, ao menos para mim, parece condescendente com um público inteligente e pensativo que poderia ser tratado com mais respeito se não fosse imaginado como crianças pulando por aí e tentando entender a narrativa a partir de migalhas espalhadas por corporações. E mais uma coisa: o argumento de que as cenas pós-créditos fazem as pessoas assistirem aos créditos é simplesmente ruim. Se você precisa oferecer coisas brilhantes para que o público veja os nomes de sua equipe, então eles não estão mostrando um mínimo de respeito pela equipe. Apenas estão esperando por ossos, como cachorros.”

O que acha das opiniões polêmicas do diretor? Mangold ultimamente tem enfurecido os fãs de filmes de super-heróis com algumas declarações controversas – como, por exemplo, as críticas em relação à compra da 21st Century Fox pela Walt Disney – e agora, esses ferozes comentários contra as cenas pós-créditos. No entanto, sendo um cineasta com bastante experiência em Hollywood, não podemos deixar de ao menos ouvi-lo.

Abaixo, confira algumas imagens e artes de Logan:

O terceiro filme do Wolverine está disponível em DVD e Blu-Ray.

Imagem de perfil
sobre o autor Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Wouldst thou like to live deliciously? || @gus_fiaux