Capa da Publicação

FolcloreBR – Artista nacional cria projeto folclórico e “Vingadoras” brasileiras!

Por Felipe Vinha

O ilustrador Anderson Awvas, que você já pode ter lido a respeito, em nossa matéria especial sobre quadrinistas nacionais, encabeça um projeto para fomentar o folclore local, chamado de FolcloreBR – Somando Visões, onde também destaca sua “equipe” de heroínas e de outras figuras, composta por lendas da nossa cultura.

Chamada de As Lendas Guardiãs, a equipe é formada por Mãe d’Ouro, Yara, Anhangá, Vitória-Régia e Sacy, todos inspirados por suas figuras folclóricas muito conhecidas de nossa cultura, mas no traço de Awvas e com uma certa história por trás. Ainda que não seja a intenção do autor de seguir o caminho de heróis norte-americanos, a comparação vem da ideia de juntar “os maiores nomes” da nossa cultura, em um mesmo grupo.

Em seu site oficial, Awvas povoa a galeria de artes com inspirações em grandes obras da Disney, como “Procurando Sacy”, “A Pequena Yara” ou “Anhanga: O Menino Cervo”.

Juntamente com o projeto, e aproveitando que agosto é o mês internacional do folclore, Anderson Awvas também é um dos nomes envolvidos no projeto Folclore BR – Somando Visões, que divulga projetos similares, em áreas diversas, como jogos, cinemas, quadrinhos, música e animações.

O artista reúne outros nomes que produzem elementos no mesmo aspecto e faz apresentações online, em sua maioria, com datas divulgadas no site oficial, contando também com o perfil de cada participante. O projeto existe desde 2013, mas as artes das Guardiões foram criadas em 2017, juntamente com a primeira edição do evento.

A seguir você pode conferir artes de Awvas para As Lendas Guardiãs, incluindo as personagens citadas na matéria:

Imagem de perfil
sobre o autor Felipe Vinha

Já tentei salvar o mundo de uma invasão alienígena, mas hoje me contento em ser jornalista. Gosto de quadrinhos e suas adaptações na TV ou cinema, animes, tokusatsu, games (de luta principalmente) e tecnologia. Vamos trocar uma ideia no Twitter @felipevinha