Yu Yu Hakusho: As diferenças entre a série da Netflix e o anime original

Capa da Publicação

Yu Yu Hakusho: As diferenças entre a série da Netflix e o anime original

Por Junno Sena

Apesar do sucesso de Yu Yu Hakusho da Netflix, assim como toda boa adaptação, a produção tem suas diferenças com a obra original. Seja com visuais modificados ou arcos resumidos, Yusuke, Kuwabara, Kurama e Hiei viveram uma aventura bem diferente a do mangá e anime de Yoshihiro Togashi.

Nesta lista, separamos tudo o que você precisa notar de diferente entre as obras. Esquecemos de alguma coisa? Deixe nos comentários!

Imagem de capa do item

Arcos foram resumidos e realocados na história de Yu Yu Hakusho

Para os leitores do mangá e fãs do anime, a mudança mais nítida da adaptação live-action de Yu Yu Hakusho é a organização de seus arcos. Aqui, para um roteiro mais dinâmico e com apresentações mais diretas, o futuro e passado da história de Yusuke Urameshi se misturam, começando pelo motivo da “morte” de Yusuke.

Tanto no mangá quanto no anime, o rapaz morreu após um atropelamento de carro. Já na série, Yusuke é atropelado após um inseto Makai possuir um motorista. Tais insetos apenas aparecem na trama após Yusuke se tornar um detetive espiritual, no arco As 4 Bestas do Labirinto do Castelo.

Essas mudanças de ordem também acontecem com o arco dos Os Tesouros do Mundo Espiritual e o clássico Torneio das Trevas.

Imagem de capa do item

A primeira luta de Yusuke contra Hiei

Esse item é uma extensão da mudança de ordem ocorrida com os arcos de Yu Yu Hakusho. No original, o primeiro confronto de Yusuke e Hiei se dá durante a resolução da história d’Os Tesouros do Mundo Espiritual. Nela, após derrotar Gouki e ajudar Kurama, Yusuke enfrenta Hiei, que sequestrou Keiko.

Na luta, o youkai mostra todos os seus poderes, o que inclui uma versão dele com a pele verde e olhos por todo o corpo. No live-action, esse confronto nunca ocorre de fato. O principal motivo é que quando Yusuke o encontra pela primeira vez, o detetive não parece pronto para enfrentá-lo.

Mas, também vale lembrar que quem sequestra Keiko nesta versão foi o Toguro mais velho disfarçado.

Imagem de capa do item

Koenma não transita em suas duas formas

Apesar do visual dos personagens ser fiel ao trabalho de Togashi, alguns personagens não se apresentam da mesma forma. Botan, por exemplo, não utiliza seu remo para voar, assim como não vemos uma versão jovem de Genkai lutando.

Porém, uma das mudanças de maior destaque é o fato de que Koenma não transita em suas duas formas. No anime e mangá, o atual governante do Mundo Espiritual se apresenta como uma criança quando está em seu escritório. É apenas quando precisa transitar entre humanos ou criaturas demoníacas que utiliza seu aspecto “adulto”.

Imagem de capa do item

A morte de Genkai

A Mestra Genkai é uma das personagens mais importantes de Yu Yu Hakusho. Além de ter ensinado tudo o que Yusuke sabe sobre seus poderes, a “velha” é uma peça fundamental do Torneio das Trevas e sua morte é o estopim para o fim de um dos conflitos mais intensos da saga: Yusuke contra Toguro.

Apesar disso, o espectador não tem tantas chances de conhecê-la por completo na série. Temos poucos momentos de ação focados em Genkai, além de que sua morte acontece antes de Yusuke conhecer Toguro.

Imagem de capa do item

Yukina ganha maior destaque na trama

Os fãs de Yu Yu Hakusho sabem da importância de Yukina. Além de interesse romântico de Kuwabara, a youkai é irmã de Hiei, o que faz de seu arco, Yukina, a Triste Garota, um dos mais importantes, apesar de curto.

Já a adaptação optou por não ignorar a importância da garota, colocando-a em um lugar de destaque na trama. Aqui, ela não apenas direciona os objetivos de Hiei, mas também é fundamental para compreender os desejos humanos com relação aos youkais e a influência do vilão Sakyo.

Imagem de capa do item

Principais lutas do Torneio das Trevas ganham um novo contexto

Apesar de apresentar diversos antagonistas e grupos de lutadores, o Torneio das Trevas é lembrado por conta dos irmãos Toguro, Karasu e Bui. Os quatro compõem o time Toguro que enfrenta, gradualmente, Yusuke, Kuwabara, Kurama e Hiei.

No live-action, alguns desses confrontos e resoluções ocorrem como no anime e mangá, mas sob um novo contexto. Ao invés de lutarem por um “grande prêmio”, as duas equipes lutam para salvar suas vidas e resgatar Keiko e Yukina.

Imagem de capa do item

Sakyo é o principal antagonista

Outro personagem curioso do time Toguro é Sakyo, um humano rico que almeja abrir uma porta entre o Mundo das Trevas e o mundo dos homens. Apesar de ter mantido seu objetivo intacto na adaptação, Sakyo se tornou o principal antagonista da trama, sendo o que movimenta todas as peças em direção a Yusuke e seus amigos.

A situação é bem diferente no original, uma vez que o detetive se depara com diversos vilões ao longo das sagas.

Imagem de capa do item

A morte de Toguro

Assim como vários outros pontos dessa lista, a grande diferença aqui se dá por conta da mudança da ordem dos arcos. No original, Toguro morre ao fim do Torneio das Trevas, após se encontrar com Yusuke diversas vezes.

Na série, apenas foi necessário uma luta contra Toguro para derrotá-lo. Apesar de ambas as lutas serem igualmente dramáticas, o live-action preferiu resumir o drama vivido por Yusuke e partir direto para a pancadaria.