O que é um Witcher? Descubra os poderes e origens dos Bruxos

Capa da Publicação

O que é um Witcher? Descubra os poderes e origens dos Bruxos

Por Gabriel Mattos

Bruxos existem há séculos na ficção, das mais variadas maneiras. Mas se você está acostumado com personagens sábios e nobres como Gandalf e Dumbledore, pode se surpreender com a selvageria de Geralt de Rívia — o bruxo mais famoso da série The Witcher.

Longe de varinhas e cajados, esses bruxos enfrentam criaturas monstruosas com duas espadas na mão e pouquíssimos feitiços em seu arsenal. Afinal, o que é um Witcher? De onde vem os poderes dos bruxos desse universo fantástico? Está na hora de descobrir.

Imagem de capa do item

O que são bruxos?

Um bruxo ou bruxeiro (do inglês “Witcher”) é um humano mutante com sentidos especialmente apurados para caçar monstros. Eles vivem na base de contratos com a população local e costumam estar sempre viajando para evitar aborrecimentos.

Ninguém nasce um bruxo, mas humanos podem ser treinados desde criança para aperfeiçoar o ofício. Todo bruxo deve passar por um ritual para aguçar seus sentidos e preparar seu corpo para enfrentar criaturas mais poderosas do que eles mesmos. Além disso, é preciso um treinamento rigoroso para aperfeiçoar técnicas letais de espada e truques mágicos versáteis.

Imagem de capa do item

Por que surgiram os bruxos?

Há muito tempo, elfos, gnomos e outras raças viviam em plena harmonia até que aconteceu a Conjunção de Esferas — um evento cósmico que colidiu o plano terreno com o plano mágico. Assim surgiu a magia no mundo de The Witcher, mas junto dela vieram os monstros.

As pessoas comuns não tinham meios para se defender, então apelaram para essa magia que ainda não conheciam para criar os bruxos. Eles surgiram exatamente como a defesa da humanidade contra os monstros, mas mesmo assim eram desprezados por todos por terem sido corrompidos pela magia.

Imagem de capa do item

Por que bruxos carregam duas espadas?

Os bruxos precisam estar preparados para qualquer tipo de contrato que eles possam aceitar. Mesmo que sua grande especialidade seja caçar monstros, às vezes também é preciso enfrentar humanos. Por isso, os bruxos carregam duas espadas nos jogos.

Para os homens e outras ameaças mundanas, um bruxo usa sua espada de aço. Para as demais atrocidades, carregam a espada de prata.

Alguns mitos élficos potencialmente racistas dizem que os humanos não são originários desse plano, mas na verdade vieram para cá junto com os demais monstros quando ocorreu a Conjunção das Esferas. Talvez isso explique o porquê de os bruxos carregarem equipamentos específicos para lidar com esse tipo de problema.

Imagem de capa do item

Como Geralt de Rívia virou bruxo?

Como outros bruxos, Geralt de Rívia teve de passar por um ritual conhecido como Prova das Ervas. Nele, uma criança treinada por uma Escola de Bruxo consome cogumelos mutagênicos e ervas estimulantes que podem despertar o seu potencial oculto ou provocar a sua morte.

O processo de mutação é demorado e doloroso, podendo deixar sequelas. Caso sobreviva, seus olhos se tornam parecidos com os de um gato, desenvolvendo assim visão no escuro. Seu olfato é ampliado ao extremo, sendo capaz de perseguir qualquer alvo apenas pelo rastro. Mesmo com essas habilidades invejáveis, o ritual não é mais realizado há décadas e os bruxos são cada vez menos numerosos.

Imagem de capa do item

Existem efeitos colaterais de se tornar um bruxo?

Ainda que muito seja ganho com o ritual para se tornar um bruxo, muito também é perdido. A magia sempre cobra um preço e no caso dos bruxos isso significa parte de sua humanidade.

O efeito colateral mais notável é uma completa desconexão com seus próprios sentimentos. Muitos acreditam que os bruxos não tem coração, mas na verdade eles apenas não lembram como sentir. Outro grande problema é a esterilidade causada pela mutação, fazendo com que novos bruxos só surjam pelo mesmo ritual antigo.

Imagem de capa do item

Quais são as Escolas de Bruxo?

Quando crianças, os futuros bruxos são levados para imensos monastérios isolados da civilização para treinar suas habilidades longe de olhares curiosos. A Escola do Lobo, em Kaer Morhen, é a mais conhecida do público por ser onde Geralt treinou.

Cada Escola de Bruxo traz as suas próprias tradições, equipamentos e vestimentas, por isso um bruxo pode ser bem diferente dependendo de onde ele veio. Os bruxos da Escola do Urso são muito mais resistentes que os demais, enquanto os da Escola do Gato são muito ágeis. Outras escolas bem conhecidas são a Escola da Víbora e a Escola do Grifo.

Imagem de capa do item

Quais os poderes de Geralt De Rívia?

Imagem: Christian Gschweng

Devido à mutação, todos os bruxos, incluindo Geralt De Rívia, desenvolvem uma força sobre-humana e uma certa resistência a toxinas. Essa vantagem permite que eles manifestem as vantagens de uma poção com menos consequências. Graças a seu treinamento, os bruxos também têm acesso a sinais — simples truques mágicos de poder variado.

Pense nos truques que um Jedi poderia realizar em Star Wars que você terá alguma noção do poder de um bruxo. Inclusive, bruxos podem afastar objetos e inimigos com o sinal Aard e controlar as mentes mais fracas com Axii. Outros sinais conhecidos são: Igni, o de fogo; Yrden, uma armadilha; e Quen, o protetivo.

Imagem de capa do item

Qual a diferença entre bruxo e mago em The Witcher?

De maneira bem objetiva, bruxos são caçadores e magos são estudiosos. Os bruxos tem um conhecimento muito superficial da magia. Eles basicamente aprendem pequenos sinais e poções que ajudem a sobreviver por mais tempo em combate. Não passam de simples truques mágicos pensados para serem conjurados com agilidade.

Por outro lado, é difícil mensurar os limites do que um mago ou uma feiticeira consegue fazer com a magia. Eles são dedicados estudiosos, devotos a entender como usar essa energia inerente da Conjunção das Esferas para benefício próprio. Seus feitiços variam de modestas conjurações de fogo, a transfiguração e rituais para abrir fendas para outras dimensões.