What If…?: Easter eggs e referências no quinto episódio da série da Marvel

Capa da Publicação

What If…?: Easter eggs e referências no quinto episódio da série da Marvel

Por Arthur Eloi

What If…?, a série animada da Marvel Studios, chegou na metade de sua primeira temporada, e decidiu celebrar adaptando uma de suas mais elogiadas realidades alternativas das HQs: o universo dos zumbis. O quinto capítulo acompanha um seleto grupo de heróis lidando com a infestação de mortos-vivos no Universo Cinematográfico da Marvel.

Confira abaixo todos os easter eggs e referências do quinto episódio de What If…?!

Imagem de capa do item

A origem do apocalipse zumbi

O quinto episódio de What If…? é baseado em Zumbis da Marvel, minissérie lançada em 2005 pela Marvel, que é ambientada na Terra-2149, originalmente apresentada nos quadrinhos do Quarteto Fantástico (e depois conhecida como a Dimensão Zumbi). As HQs acompanham os poucos sobreviventes frente às hordas dos mortos, com versões zumbificadas - e inteligentes - dos maiores heróis da editora. A minissérie, que ganhou quatro continuações e alguns derivados, foi escrita por ninguém menos que Robert Kirkman, o criador de The Walking Dead.

O episódio da série não adapta tudo da HQ, mas sim pega a premissa e alguns elementos emprestados para contextualizá-los dentro do MCU.

Imagem de capa do item

O segundo apocalipse de Okoye

Quando o grupo de heróis sobreviventes se reúne, uma das principais figuras é Okoye, Dora Milaje que parte em busca de T’Challa. Acontece que ela até tem certa experiência com situações do tipo, já que é interpretada por Danai Gurira, atriz cuja carreira cresceu ao viver Michonne em The Walking Dead. Quando foi chamada pela Marvel para viver a guerreira pela primeira vez em Pantera Negra (2018), Gurira já tinha seis anos de experiência como a sobrevivente badass, uma das personagens mais populares da série. Ela anunciou que deixaria o elenco do programa em 2019, e seu último episódio foi ao ar em março de 2020.

Imagem de capa do item

A revelação dos zumbis

O episódio é estabelecido da mesma forma que os minutos iniciais Vingadores: Guerra Infinita (2018), quando o Hulk cai no Sanctum Sanctorum para alertar da chegada de Thanos. As coisas tomam rumos diferentes quando, ao invés da invasão alienígena, Bruce Banner se depara apenas com o silêncio desconfortável. Quando sai na rua para investigar, ele vê a chegada dos Filhos do Thanos, mas a dupla logo é atacada por versões zumbificadas do Homem de Ferro, Doutor Estranho e Wong.

O momento, em que um Tony Stark zumbi lentamente vira para se revelar à Bruce Banner, parece homenagear a icônica cena do primeiro morto-vivo de Resident Evil. A franquia de games da Capcom recebe um segundo aceno no episódio: mais tarde, durante o vídeo de treinamento de Peter Parker, o criminoso Kurt - aliado do Homem-Formiga - é apresentado com o título de “Resident Weirdo” (algo como “O Esquisitão Local” em tradução livre), que parece ser uma brincadeira com o nome dos jogos.

Imagem de capa do item

De volta ao Campo Lehigh

Na tentativa de buscar refúgio dos mortos-vivos, os sobreviventes chegam ao Campo Lehigh, em Nova Jersey. O local é uma das localizações recorrentes do Universo Cinematográfico da Marvel, tendo servido como o posto de treinamento para o Capitão América, base para a S.H.I.E.L.D., e até mesmo esconderijo para a Hidra.

Imagem de capa do item

Tio Ben enfim é lembrado

O Peter Parker de Tom Holland tem outras figuras paternas. Essa versão do Homem-Aranha é muito mais apegada à Tony Stark, que lhe deu o uniforme melhorado do Teioso e também ensinamentos valiosos. Assim, é um pouco surpreendente quando, durante o quinto episódio de What If…?, o jovem solta a primeira menção ao Tio Ben do MCU. O tio de Parker, cuja morte é um grande trauma para o rapaz nas HQs, já havia recebido um ou outro aceno em easter eggs, mas só agora foi oficialmente citado por Peter.

Imagem de capa do item

O fim da linha

Em certo ponto, Bucky Barnes precisa combater uma versão zumbificada do Capitão América, após o morto-vivo matar Sharon Carter e ameaçar a segurança dos demais sobreviventes. O momento lembra o embate dos dois em Capitão América 2: O Soldado Invernal (2014), e a última fala de Bucky para Steve é alusão direta ao filme. Após fatiar o zumbi com o próprio escudo dele, o Soldado Invernal diz: “Acho que este é o fim da linha”. Acontece que, durante um flashback no filme de 2014, Bucky demonstra todo o seu apoio para Steve Rogers, se mostrando presente na vida do melhor amigo até nos momentos mais difíceis, dizendo: “Estou com você até o fim da linha”.

Por outro lado, quando o Falcão é fatiado por Okoye, Bucky não demonstrou se importar muito, o que deixa claro não só a importância de Rogers na vida do herói, mas também como os eventos de Falcão e o Soldado Invernal foram importantes para criar uma nova amizade.

Imagem de capa do item

Refém do Visão

Um dos poucos elementos que é tirado direto das HQs de Zumbis da Marvel, ainda que com algumas modificações, é a situação precária do Pantera Negra. No quadrinho original, T’Challa é mantido vivo por um Hank Pym zumbi, que vai lentamente devorando o herói para satisfazer a sua própria fome. Já em What If…?, T’Challa sofre um destino parecido, porém pelas mãos do Visão, que usa o corpo do rei de Wakanda para alimentar a Feiticeira Escarlate zumbi.

Vale pontuar também que, ainda que já tenha recebido homenagem no segundo episódio da série, esse é mais um dos últimos trabalhos de Chadwick Boseman, ator do Pantera Negra que faleceu em agosto de 2020, vítima de câncer de cólon aos 43 anos. Assim, todo o seu monólogo sobre morte e esquecimento acaba batendo um pouco mais pesado do que o previsto.