WandaVision: Todas as sitcoms que inspiraram a série até agora

Capa da Publicação

WandaVision: Todas as sitcoms que inspiraram a série até agora

Por Melissa de Viveiros

Atenção: Alerta de Spoilers!

WandaVision tem trazido grandes novidades para o universo da Marvel Studios, e chamou a atenção de muitos por seu formato bastante diferente do padrão do MCU. Apesar de ainda apresentar elementos dos filmes de super-heróis e diversas referências aos quadrinhos, a série vai além, homenageando sitcoms através das décadas em suas aberturas, cenários e até mesmo em sua estrutura.

Algumas, como A Feiticeira e Modern Family, foram reconhecidas pelo público com bastante facilidade. Ainda assim, a lista de referências em WandaVision é bastante vasta, e caso você não tenha descoberto, poderá ficar por dentro de todas as sitcoms que inspiraram a série até agora com esta lista!

Imagem de capa do item

Episódio 1 - Gravado ao Vivo com Plateia

Os primeiros episódio de WandaVision tem inspiração principalmente em sitcoms dos anos 50 e 60, em particular The Dick Van Dyke Show. Até mesmo a casa dos personagens nos dois primeiros episódios é semelhante à da série de Van Dyke, sendo que ele próprio prestou consultoria para a produção dos episódios de estreia da série.

A domesticidade presente nos episódios também remete à I Love Lucy, uma das mais populares e aclamadas sitcoms estadunidenses, e a outras séries clássicas, como Leave It to Beaver e The Honeymooners. Além disso, o formato da produção, seu design e a falta de cores todos remetem às sitcoms dessa época, o que também é mantido no segundo episódio.

Por fim, outra sitcom na qual WandaVision parece se inspirar em seu primeiro episódio é Além da Imaginação, também conhecida como Twilight Zone. A cena que remete à série de 1959 é o jantar de Wanda e Visão com o chefe do personagem, o Sr. Hart e a esposa do mesmo. Na cena, o Sr. Hart se engasga, proporcionando um momento desconfortável onde Visão não sabe o que fazer, e a Sra. Hart continua rindo dizendo de maneira brincalhona que o marido pare com aquilo. A estranha situação acaba quando Wanda diz para Visão ajudá-lo, e a cena volta ao normal apesar do acontecimento.

Além da Imaginação se tornou famosa por apresentar o bizarro ao público sem oferecer nenhuma forma de conforto, muitas vezes apenas seguindo em frente, como acontece na cena do jantar. A série exigia que os espectadores aceitassem o estranho e o bizarro, elemento também presente em WandaVision.

Imagem de capa do item

Episódio 2 - Não Mude de Canal

Muitas das inspirações presentes no episódio 1 continuam no segundo episódio. Do mesmo modo, algumas das séries citadas aqui também foram referenciadas no episódio inicial da série. Apesar disso, é em "Não Mude de Canal" que há maior ênfase nessas inspirações.

O grande destaque no segundo episódio é de A Feiticeira, sendo até a abertura uma referência à animação dos créditos iniciais da sitcom. Alguns momentos do episódio de WandaVision também remetem à produção dos anos 60, como os protagonistas passando de camas separadas para uma cama de casal: A Feiticeira foi a primeira sitcom a mostrar um casal dividindo uma cama ao invés de dormirem separados.

Outro momento inspirado por A Feiticeira é o show de talentos, onde os protagonistas se apresentam em um número de mágica, algo que também acontece na sitcom dos anos 60.

O segundo episódio traz ainda referências a Jeannie é um Gênio, outra série muito conhecida que também conta com uma protagonista que possui poderes.

A referência mais direta a Jeannie é um Gênio está no final do episódio, quando a produção passa por uma incrível transição do preto e branco ganha cores. Após 30 episódios em preto e branco, Jeannie também passou por uma mudança, começando a ser exibida em cores.

Imagem de capa do item

Episódio 3 - Agora em Cores

Na própria abertura do terceiro episódio já é possível encontrar algumas inspirações em sitcoms antigas: a sequência que mostra Visão e Wanda pela cidade é uma referência direta à abertura de Mary Tyler Moore, enquanto a colagem de imagens dos protagonistas nos hexágonos lembra A Família Brady.

A casa de Wanda e Visão, tal qual os personagens, recebe uma atualização para a década de 70, e passa a se assemelhar à casa de A Família Brady. Outro elemento inspirado pela sitcom é a boneca que Visão utiliza para praticar trocar fraldas, que é a mesma que Cindy Brady carrega ao longo da série de comédia.

O estilo adotado pela produção também remete a Tudo em Família e A Família Dó-Ré-Mi. Outra sitcom dos anos 70 teve influência sobre WandaVision é May Hartman, Mary Hartman, sitcom que parodiava o gênero utilizando-se de seus elementos mais comuns, e tinha foco em uma dona de casa tentando lidar com acontecimentos bizarros e violentos ao seu redor.

Quando se trata de inspirações mais gerais, o episódio traz algumas situações comuns em sitcoms da época, como em relação à gravidez de Wanda sendo escondida através da utilização de itens do cenário ou do figurino, parodiando métodos comumente utilizados para esconder a gravidez de atrizes nas produções do gênero. A utilização do enorme casaco, inclusive, é algo que foi feito em I Love Lucy, para esconder a gravidez da protagonista.

Durante o comercial do episódio, há uma sequência onde a tela é dividida, com diversas ações ocorrendo ao mesmo tempo. Este era um elemento comum às séries de ação da época, como As Panteras.

Por fim, uma versão da música Daydream Believer, da banda The Monkees, toca no final do episódio, quando Monica, então chamada de Geraldine, é jogada para fora de Westview. Nos anos 60, havia uma sitcom com o mesmo nome da banda, baseada neles.

Imagem de capa do item

Episódio 5 - Em um Episódio Muito Especial

Embora o quarto episódio não conte com referências a sitcoms, uma vez que leva o público de volta à realidade do MCU para contar mais da história de Monica e da SWORD, o quinto episódio da série retorna à realidade de Wanda.

Já na abertura, a série mostra sua inspiração em Caras & Caretas, tanto pelo teor da letra da música, quanto pelos desenhos apresentados nos créditos iniciais.

Nos créditos, há também uma sequência que mostra Wanda, Visão e os gêmeos fazendo um piquenique, com a cidade ao fundo. As imagens são uma referência direta a Três É Demais, série na qual Mary Kate e Ashley Olsen, irmãs mais velhas de Elizabeth Olsen, fizeram sua estreia na atuação.

Apesar disso, é em Caras & Caretas e Tudo em Família que o episódio se inspira mais. A casa de Wanda sofre mais uma mudança, passando a se assemelhar à casa dos Keatons em Caras & Caretas.

Outros grandes sucessos dos anos 80 que inspiraram a série são Um Amor de Família e Roseanne, principalmente através do humor relacionado à situações familiares cotidianas, como a cena em que Wanda e Visão não conseguem descansar por causa das crianças.

Embora na série o crescimento súbito de Billy e Tommy ocorra por meios mágicos, ele também representa um fato recorrente nas sitcoms dos anos 80: as mudanças súbitas na idade de personagens, principalmente por causa de mudanças no elenco.

E, por falar em mudanças no elenco sem explicação, o episódio também faz uma brincadeira com este hábito das sitcoms com a aparição de Pietro, sendo interpretado por Evan Peters. O título "Em um Episódio Muito Especial" também pode ser considerado uma referência mais ampla, uma vez que a frase remete à divulgação de episódios de sitcoms na época, em particular quando lidavam com temas mais sérios ou traziam participações especiais, como é o caso em WandaVision.

Por fim, o lado mais "estranho" de WandaVision também muda um pouco de tom, saindo do bizarro de Além da Imaginação ou da paródia de Mary Hartland, Mary Hartland. Em cenas como o colapso mental de Norm, Agnes explicitamente perguntando à Wanda se ela quer refazer a cena, ou a discussão dos protagonistas no fim do episódio, a produção se torna mais intensa, tratando de temas mais sérios e dramáticos apesar do tom mais leve que Wanda tenta estabelecer para a série. De certo modo, esses elementos podem ter sido inspirados em produções da época que tinham cenas de tensão e tom mais crítico em meio às suas características surrealistas, como Contratempos, Max Headroom e até mesmo ALF, o ETeimoso.

Imagem de capa do item

Episódio 6 - Em um Halloween Assustadoramente Inédito!

Enquanto os episódios anteriores buscavam inspiração em sitcoms diversas, misturando os elementos delas, o sexto episódio tem como inspiração Malcolm in the Middle, uma sitcom que tratava da história de Malcolm, um garoto gênio, enquanto ele tentava sobreviver em meio a uma família caótica.

A abertura já deixa isso bastante evidente, uma vez que toda a sequência é fortemente inspirada nos créditos iniciais da sitcom, utilizando até mesmo uma fonte semelhante à de Malcolm in the Middle.

Além disso, a dinâmica familiar caótica, bem como Billy e Tommy quebrando a quarta parede e falando diretamente para a câmera também são elementos que parecem retirados bem diretamente de Malcolm in the Middle.

O episódio também traz alguns elementos bastante comuns em sitcoms no geral, como um especial de Halloween, ou um episódio centrado no parente visitando a família. O papel de "tio legal", comum nas séries de comédia, também ganha sua representação através de Pietro.

Imagem de capa do item

Episódio 7 - Derrubando a Quarta Parede

O sétimo episódio homenageia os chamados "mocumentários", um tipo de pseudodocumentário voltado para a comédia, como é o caso de The Office, por exemplo.

Além de The Office, a outra principal série que WandaVision referencia no sétimo episódio é Modern Family. Ambas, assim como Finais Felizes servem de inspiração nos créditos iniciais da série, e a fonte utilizada no título é quase idêntica à de Modern Family.

As confissões feitas pelos personagens em "entrevistas" com a produção invisível são fortemente inspiradas em Modern Family, assim como o começo do episódio, onde Wanda age como se estivesse de ressaca, se assemelha ao teor da sitcom.

E, é claro, o episódio traz alguns momentos em que os personagens, principalmente Agnes e Visão, olham em direção à câmera em momentos tensos ou desconfortáveis, quebrando a quarta parede ao interagir mais diretamente com o público, elemento utilizado para aumentar o efeito do humor.

Imagem de capa do item

Extra - Foi a Agnes e mais ninguém

Embora WandaVision siga a estrutura de homenagear uma década por episódio, essa regra é quebrada no sétimo episódio da série.

Quando a surpreendente revelação de que a responsável por tudo que vem acontecendo foi a Agatha e mais ninguém, WandaVision retorna ao passado, com uma sequência que remete aos temas de séries dos anos 60, principalmente aquelas que utilizavam o terror como base para comédia, como A Família Addams e Os Monstros.

A fonte utilizada, inclusive, se parece bastante com aquela dos créditos iniciais da série Os Monstros. Ao contrário do que a revelação sugere sobre Agatha, os personagens da sitcom eram uma família de monstros benigna.

Finalizando com a terrível revelação sendo apresentada de maneira divertida, WandaVision mais uma vez homenageia a história das séries de televisão norte-americanas. Resta ao público aguardar ansiosamente pelo que vem por aí para Wanda -- e imaginar quais serão as referências nos próximos episódios da série.