Capa da Publicação

WandaVision: easter-eggs e referências no sexto episódio da série

Por Melissa de Viveiros

Atenção: Alerta de Spoilers!

O sexto episódio de WandaVision chegou, trazendo mais reviravoltas enquanto lida com a grande surpresa da última semana. A família de Wanda e Visão parece passar por momentos turbulentos, e a situação de Monica Rambeau, Darcy Lewis e Jimmy Woo se torna cada vez mais complicada devido à liderança da Sword. Mas, quando o mundo supostamente perfeito de Wanda parece próximo de desmoronar, ela eleva o nível ao expandir a área do hexágono – mas que consequências isso terá para ela e para o mundo exterior, vamos ter que esperar para descobrir.

Enquanto essas respostas não vem, vamos recapitular o episódio 6 com esta lista. De claras menções a eventos do MCU até elementos bem mais sutis e detalhes interessantes, aqui você encontrará todos easter-eggs e referências no sexto episódio da série!

Imagem de capa do item

Abertura

A primeira referência aparece já na abertura do episódio, com uma sequência que remete à Malcolm in the Middle. Sitcom exibida pela Fox, a série teve sete temporadas e era protagonizada por Malcolm, um garoto gênio tentando sobreviver em uma grande e complicada família.

Imagem de capa do item

Pietro Maximoff como ele mesmo

Outro elemento que chama atenção durante os créditos iniciais é a legenda colocada para Pietro. Enquanto os outros personagens tem apenas seus nomes apresentados, no caso dele a abertura diz "Pìetro Maximoff como ele mesmo".

Enquanto isso pode ser apenas uma referência a participações especiais em sitcoms, que recebem legendas como estas, a introdução ainda assim parece um tanto peculiar, considerando-se que o Pietro que vemos é Evan Peters, originalmente o Mercúrio dos X-Men, e não do MCU.

Dentro da própria série já houveram comentários sobre a estranha "troca de intérprete" do Pietro, e esta pode ser mais uma sugestão sobre este não ser o Mercúrio que conhecemos.

Imagem de capa do item

Os trajes clássicos de Wanda e Visão

O episódio 6 se passa durante o Halloween, e a família de Wanda se vestiu para a ocasião: tanto ela quanto Visão aparecem com fantasias parecidas com suas roupas nas HQs. Os trajes heróicos de ambos no MCU são consideravelmente diferentes, e bem menos coloridos.

Na série, Wanda descreve seu traje como sendo baseado em uma vidente sokoviana, o que também remete aos quadrinhos, uma vez que neles Wanda acreditava que sua mãe, Natalya, era uma vidente. Visão, por sua vez, define sua fantasia como sendo um lutador mexicano.

Imagem de capa do item

Wiccano

Wanda e Visão, no entanto, não foram os únicos com fantasias referentes a seus visuais nas HQs: Billy, um dos filhos dos dois, estava vestido como o Wiccano, sua contraparte dos quadrinhos.

Além disso, Pietro também aparece com um traje semelhante ao seu visual nas HQs, e Tommy usa uma roupa parecida com a dele, em mais uma referência à mídia onde eles tiveram suas origens.

Imagem de capa do item

Dance Dance Revolution

Em uma cena, é possível ver os gêmeos jogando juntos. Embora não fique claro qual é a versão, fica claro que o jogo é Dance Dance Revolution. O primeiro DDR lançado na América do Norte para consoles saiu em 2001 para PlayStation, e era o Dance Dance Revolution Disney Mix.

Imagem de capa do item

Memórias do multiverso?

Bem no começo do episódio, uma cena é cortada brevemente por um flashback, que mostra Wanda e Pietro quando crianças, saindo para pedir doces durante o Halloween.

Até aí, tudo bem. As coisas se complicam, no entanto, quando Pietro se lembra do acontecimento da forma que vemos, mas Wanda afirma não se lembrar desse evento durante sua infância. Essa é uma de diversas vezes onde os detalhes sobre Pietro parecem não se encaixar com o que Wanda (e o público) esperariam do personagem.

Os motivos para isso ainda não ficaram claros, mas considerando-se que Evan Peters era o Pietro da Fox, isso parece sugerir mais uma vez que ele não é o Mercúrio que conhecemos em Era de Ultron, e sim uma versão transferida de outro universo.

Imagem de capa do item

Kick-ass

Quando Pietro sai correndo com Tommy e Billy, deixando Wanda para trás enquanto eles pegam todos os doces da rua, a reação dela é dizer "kick-ass", que foi traduzido como ”radical”.

Alguns consideraram a escolha de palavras como referência ao filme de mesmo nome, que tem ambos os Pietros, Evan Peters e Aaron Taylor Johnson, como parte do elenco.

Imagem de capa do item

Liberem o inferno, meus demônios

Uma cena que deixou muitos com a pulga atrás da orelha foi quando Pietro grita "Liberem o inferno, meus demônios!" para Billy e Tommy, enquanto os dois saem para continuar comemorando o Halloween.

No áudio original em inglês, Pietro os chama apenas de "demon spawn", que poderia ser traduzido de forma mais literal para algo como "crias de demônio", o que torna a fala uma referência mais direta às origens das crianças. A versão traduzida, no entanto, gerou especulação em relação à identidade de Pietro.

Independentemente do que a fala sugere em relação ao irmão de Wanda, ela não deixa de ser uma referência às origens das crianças nos quadrinhos, uma vez que a Feiticeira Escarlate utiliza fragmentos da alma de Mefisto para criá-los nessa versão.

Imagem de capa do item

Yo-Magic

O comercial apresentado no episódio 6 foi um tanto diferente daqueles que vieram antes. Enquanto os outros faziam referências claras a traumas anteriores de Wanda, como a morte de seus pais e o incidente em Lagos, este não se refere diretamente a vida da personagem.

Bem, pelo menos não em relação ao que sabemos até o momento. Durante o comercial, o tubarão diz que "sentia fome o tempo todo", e ao responder como resolveu este problema diz que "comeu um yo-magic". Em inglês, no entanto, a frase parece criar um duplo sentido, uma vez que yo-magic soa como ”sua magia”, o que levou muitos a teorizarem que esta seria uma referência à entidade por trás de todos os acontecimentos sinistros da série, que muitos acreditam ser Mefisto.

Outra interpretação possível para o comercial seria em relação aos próprios eventos do episódio, que mostram que aqueles longe de Wanda não estão livres, mas também não recebem poder o suficiente para se movimentar, o que os deixa completamente parados ou presos em ações repetitivas. Com o tempo, eles possivelmente definharão sem a magia de Wanda para torná-los ativos novamente, tal qual acontece com o garoto do comercial.

Imagem de capa do item

A decoração

A praça da cidade também aparece em clima de Halloween, e quando Wanda e Pietro chegam lá, há uma ênfase em parte específica da decoração.

Embora possa não significar nada, a imagem parece sugestiva, uma vez que mostra uma criatura assustadora cheia de luz vermelha dentro de si. Pode ser que seja uma referência a Mefisto, mas pode também ser uma referência à própria Wanda, uma vez que parece que muitos dos habitantes a vêem como a culpada e como alguém a ser temida.

Imagem de capa do item

Em exibição nos cinemas

Outra interpretação possível para o comercial seria em relação aos próprios eventos do episódio, que mostram que aqueles longe de Wanda não estão livres, mas também não recebem poder o suficiente para se movimentar, o que os deixa completamente parados ou presos em ações repetitivas. Com o tempo, eles possivelmente definharão sem a magia de Wanda para torná-los ativos novamente, tal qual acontece com o garoto do comercial.

Quando Wanda, Pietro e os gêmeos continuam a comemorar o Halloween, chegando à praça central da cidade, eles passam por um cinema, e é possível ver quais são os dois filmes em cartaz: Os Incríveis e Operação Cupido.

Os dois filmes não foram lançados no mesmo ano, sendo o primeiro de 2004 e o segundo de 1998. No entanto, eles se encaixam tematicamente com a série, uma vez que Os Incríveis conta a história de uma família super poderosa e Operação Cupido tem duas irmãs gêmeas reunidas após anos separadas.

Imagem de capa do item

Os sotaques

Talvez nem todo mundo se lembre, mas quando foram introduzidos no MCU, tanto Wanda quanto Pietro tinham um forte sotaque para sugerir suas origens sokovianas. Ao longo do tempo, isso parece ter sido deixado de lado, e a inconsistência quanto ao sotaque de Wanda se tornou até mesmo piada entre os fãs do MCU.

No episódio 6, a própria Marvel reconheceu essa inconsistência, de forma bastante bem-humorada, ainda que a cena se encaixe no questionamento maior sobre as divergências apresentadas pelo personagem de Evan Peters. Wanda questiona Pietro sobre seu sotaque ter desaparecido, e ele retruca devolvendo a pergunta a ela.

Vale lembrar que o Pietro de Aaron Taylor Johnson também possuía sotaque, mas a versão de Evan Peters é americana, e nunca teve sotaque.

Imagem de capa do item

A morte de Pietro

No que parece ser mais uma tentativa de manter na mente do público a memória de que embora Pietro esteja presente, este não é o Pietro "certo", o episódio relembra a morte do personagem em Era de Ultron.

O acontecimento é comentado em uma conversa entre Wanda e o irmão, onde ele menospreza o evento, sugerindo que foi uma forma boba de morrer, de certa forma trazendo mais uma crítica feita amplamente entre os fãs.

Além disso, Wanda vê o irmão morto em determinado momento ao olhar para ele, assim como já aconteceu com o Visão, o que parece querer mostrar o estado mental instável da personagem no momento.

Imagem de capa do item

Agnes

Nesse episódio, a misteriosa vizinha de Wanda aparece longe do centro da cidade, parada como os outros habitantes que parecem não estar recebendo poder o suficiente.

Agnes parece estar fantasiada de bruxa, o que muitos entenderam como uma referência à sua real identidade, Agatha Harkness. Embora isso não tenha sido comprovado, a teoria se tornou popular antes mesmo de a série ir ao ar.

No entanto, a conversa de Agnes com Visão parece sugerir que ela também é uma das vítimas de Wanda, embora no fim da cena ela consiga virar o carro e retornar à cidade. Agnes permanece sendo um mistério, mas não parece que ela seja apenas uma habitante comum de Westview.

Imagem de capa do item

Os poderes de Tommy e Billy

Os gêmeos descobrem seus poderes no sexto episódio, começando com Tommy e sua supervelocidade, mesmo poder de Pietro. Depois, quem manifesta seus poderes é Billy, que demonstra ter telepatia e telecinese, mais parecido com os poderes de sua mãe.

Enquanto os poderes de Tommy são utilizados de maneira mais divertida, com o garoto pregando peças e indo atrás de doces, os poderes de Billy aparecem em um momento crítico, quando ele sente que Visão está morrendo.

Imagem de capa do item

Monica ganhará poderes?

Durante o episódio, a SWORD se vira contra Monica, Jimmy e Darcy, que precisam fugir. Depois, eles voltam à base da organização para conseguir dados, antes de tentarem entrar na realidade de Wanda.

Quando eles estão se preparando para encontrar o contato de Monica e entrarem no hexágono, Darcy sugere que Monica não entre lá mais uma vez, alertando-a de que a energia da barreira havia alterado suas células em nível molecular duas vezes.

Nas HQs, Monica ganha poderes após uma explosão de energia extra-dimensional, e eventualmente se torna uma heroína. Pode ser que no MCU a origem dos poderes da personagem venha dessas mudanças em suas células, causadas pela energia da realidade paralela de Wanda.

Imagem de capa do item

Cataract

Enquanto Darcy investiga os arquivos de Hayward, ela descobre Cataract, que parece conter informações confidenciais sobre armas.

Considerando-se que anteriormente foi revelado que Wanda tomou o corpo de Visão da SWORD, bem como Hayward ser capaz de rastrear o Vibranium do corpo do andróide, isso pode sugerir que o departamento estava desenvolvendo armas baseadas nele, ou possivelmente tentando replicar sua criação e habilidades com propósitos armamentistas.

Também é interessante lembrar que a SWORD foi descrita como um órgão responsável por monitorar armas sencientes, então as informações encontradas por Darcy podem acabar contendo grandes revelações sobre a realidade da situação em Westview.

Imagem de capa do item

As duas mortes do Visão

Quando Billy alerta a mãe sobre Visão estar em perigo, Pietro reage achando graça. A resposta dele é nada menos que dizer a Wanda para "ficar fria" porque não é como se o marido dela pudesse morrer duas vezes.

A reação dela é imediata e violenta, utilizando seus poderes para jogar Pietro longe. Mas também, não é para menos, afinal de contas Wanda já teve que ver Visão morrer duas vezes em seguida: uma, quando ela mesma teve que destruir a Jóia da Mente em uma tentativa desesperada de parar Thanos, e a segunda quando o titã reverteu o tempo para obter a Jóia, a arrancando da testa do andróide de maneira brutal.

Imagem de capa do item

Os palhaços da SWORD

Ao final do episódio, Wanda reage à Visão estar morrendo, levando o hexágono a se expandir e prendendo diversos agentes da SWORD, bem como a base deles, dentro de sua realidade paralela.

Eles não ficam imunes à temática de Halloween, embora suas fantasias pareçam também ter uma ofensa pouco velada: a base da organização é transformada em um circo, enquanto os agentes passam a ser palhaços.

Imagem de capa do item

Os limites do poder de Wanda

Embora o episódio sugira que os poderes da Feiticeira Escarlate são limitados, motivo pelo qual alguns dos habitantes da cidade estavam presos em curtos loops de ações ou completamente parados, o episódio termina com Wanda expandindo seu domínio de maneira drástica.

Resta saber quais serão as consequências disso, uma vez que o aumento na extensão da realidade paralela pode chamar a atenção de outros que a vejam como uma ameaça - e, além disso, fica o questionamento sobre o quanto ela poderia tomar para sua realidade se assim desejasse.

Imagem de perfil
Melissa de Viveiros

Editora. Graduanda em Letras na UFMG. Elfa noturna em Azeroth, Au'Ra em Eorzea, apoiadora da Casa Martell em Westeros, LoLzeira noxiana e grisha etherealki. Fã de coisas demais e sempre hiperfocada em algo diferente. || @windrunning_