Os vilões da Fase 4 do Universo Cinematográfico da Marvel, ranqueados

Capa da Publicação

Os vilões da Fase 4 do Universo Cinematográfico da Marvel, ranqueados

Por Gus Fiaux

Com o lançamento de Pantera Negra: Wakanda para Sempre, chegamos ao fim de mais uma fase no Universo Cinematográfico da Marvel. O saldo final tem deixado os fãs bem divididos, já que boa parte dos lançamentos contou com críticas mornas e não há um plano claro para o futuro da franquia e para a Saga do Multiverso

Ainda assim, mesmo em meio aos altos e baixos, tivemos alguns destaques – sobretudo no campo dos vilões e antagonistas, seja por novos perigos surgindo no horizonte ou até pelo retorno de personagens muito queridos de outras franquias. Pensando nisso, ranqueamos aqui todos os vilões da Fase 4 do Universo Cinematográfico da Marveldo pior ao melhor!

Para essa lista, estamos apenas elencando os principais antagonistas de cada produção, o que significa que alguns personagens – como Punho de LâminaAttumaNamorita e toda a Máfia dos Agasalhos – ficaram de fora, já que são apenas capangas dos vilões centrais.

Imagem de capa do item

Dreykov

Onde aparece: Viúva Negra

Você provavelmente não deve sequer se lembrar de Dreykov - e saiba que não te julgamos nem um pouco por isso. O vilão "final" de Viúva Negra certamente merece o último lugar na lista por ser tão desinteressante e esquecível.

Na trama, Dreykov é um agente russo que está tentando reviver a Sala Vermelha e, no processo, tem controlado várias Viúvas Negras. Apesar da premissa interessante, ele não representa uma grande ameaça por si só, o que torna o ato final do filme bem tedioso.

Imagem de capa do item

Lagarto

Onde aparece: Homem-Aranha: Sem Volta para Casa

Quando fez sua esteira em O Espetacular Homem-Aranha, de 2012, o Lagarto de Rhys Ifans impressionou não só por sua postura imponente, mas também porque a história do Dr. Curt Connors era muito intrigante e sua jornada de vilão chega a ser compreensível.

Entretanto, o retorno do personagem em Homem-Aranha: Sem Volta para Casa é qualquer coisa menos espetacular. Em meio a tantos personagens, ele fica apagado e não possui um momento de destaque sequer no filme.

Imagem de capa do item

Homem-Areia

Onde aparece: Homem-Aranha: Sem Volta para Casa

Assim como o Lagarto, o Homem-Areia não tem lá um papel muito desenvolvido em Homem-Aranha: Sem Volta para Casa, ainda mais se levarmos em conta que ele já passou por seu arco de redenção em Homem-Aranha 3, de 2007.

O personagem parece estar sempre deslocado na trama e é ofuscado a todo momento por outros vilões. Pelo menos, ele acaba tendo um pouco mais de presença durante a batalha final, dificultando a vida dos três Peter Parker e estrelando boas sequências de ação.

Imagem de capa do item

Arthur Harrow

Onde aparece: Cavaleiro da Lua

Ethan Hawke é um excelente ator e já demonstrou todo o seu alcance incontáveis vezes ao longo de sua carreira. Porém, em Cavaleiro da Lua, ele está completamente subaproveitado em um papel genérico e entediante, que sequer traz peso para o conflito central.

Aqui, ele dá vida a Arthur Harrow, o líder do culto de Ammit, deusa vingativa do submundo. Contudo, o vilão nunca tem um momento genuinamente aterrorizante ou marcante, e seus únicos pontos de destaque são quando ele se passa por psicólogo de Marc Spector.

Imagem de capa do item

Najma

Onde aparece: Ms. Marvel

Verdade seja dita, Ms. Marvel teve uma recepção geral bem aquém do que merecia, tendo em vista que entregou tudo o que prometeu: uma série divertida para o público mais jovem, que serviu para apresentar Kamala Khan ao mundo.

E ainda que tivesse vários méritos, o lado dos "vilões" não é um deles. Os Clandestinos, liderados por Najma, são só capangas genéricos e mal desenvolvidos - enquanto sua líder só foi marcante por ser parecida com a Juliana Paes.

Imagem de capa do item

Verussa Bloodstone

Onde aparece: Lobisomem na Noite

Lançado neste ano, o especial de Halloween do Lobisomem na Noite foi uma grata surpresa, já que não tem grandes pretensões de servir como mais um capítulo da gigantesca saga da Marvel, optando apenas por ser uma experimentação estética que homenageia filmes clássicos de monstros.

Verussa Bloodstone, a líder do Clã Bloodstone, é uma antagonista fraca e pouco interessante se comparada com outros da lista, mas aqui ela cumpre o seu propósito de forma competente - e faz sentido que não tenha tamanha complexidade, já que o especial tem apenas uma hora de duração.

Imagem de capa do item

Kro

Onde aparece: Eternos

Eternos é um dos experimentos mais intrigantes e ousados da Marvel Studios, tanto que se distancia muito da fórmula tradicional dos super-heróis. Dito isso, nem tudo funciona às mil maravilhas, e Kro é um perfeito exemplo disso.

Ainda que seja razoável como o antagonista secundário da trama, o personagem carece da complexidade de sua contraparte das HQs, além de sofrer com efeitos visuais não finalizados. Ao menos, ele representa um bom desafio para a equipe de deuses cósmicos.

Imagem de capa do item

Gorr

Onde aparece: Thor: Amor e Trovão

Um dos maiores atores da atualidade, Christian Bale despertou a atenção de todos os fãs ao ser escalado como Gorr em Thor: Amor e Trovão - o que só torna mais decepcionante a direção que Taika Waititi decidiu tomar com o personagem.

O Carniceiro dos Deuses tem um visual apavorante e sua presença é sentida na primeira metade da trama, mas ele se torna um vilão bem esquecível e sem o devido peso filosófico dos quadrinhos, além de ser "vítima" de diversas piadinhas sem graça alguma.

Imagem de capa do item

Rei do Crime

Onde aparece: Gavião Arqueiro

Parte do motivo pelo qual as séries da Marvel no Disney+ estão gerando controvérsias entre os fãs é a necessidade de seguir uma fórmula quadrada e sem muito espaço para liberdade, com alguns ideais que são repetidos em boa parte das produções.

Ao longo de várias dessas obras, tivemos vilões "escondidos" que só davam as caras no episódio final, apenas para deixar um gancho para o futuro. Um exemplo disso é o Rei do Crime de Vincent D'Onofrio, que entra em Gavião Arqueiro da forma mais gratuita e desinteressante o possível.

Imagem de capa do item

Aquele que Permanece

Onde aparece: Loki

Assim como o Rei do Crime, Aquele que Permanece - o grande vilão final de Loki - é desses que só aparece no último episódio para servir como gancho para produções futuras do Universo Cinematográfico da Marvel. O único motivo para nos interessarmos por ele é sua conexão com Kang.

Embora Jonathan Majors dê o nome ao criar uma figura carismática e, ao mesmo tempo, ameaçadora, sua presença aqui só serve para rechear a finale da primeira temporada com muitas cenas expositivas e promessas para o futuro. Que ele encontre mais sorte como o Conquistador.

Imagem de capa do item

Treinador

Onde aparece: Viúva Negra

Mesmo sendo aguardado por muitos anos, o filme solo da Viúva Negra deixou um gosto ruim para os fãs, já que não traz muito peso para a única aventura de Natasha Romanoff. Parte disso se deve aos antagonistas, que nunca saem da mediocridade.

No caso do Treinador (ou seria Treinadora?), temos uma premissa até curiosa, levando em conta as mudanças em relação aos quadrinhos, e o vilão até dá um trabalho para a espiã na cena da ponte, mas fora isso não há nada digno de nota. Talvez Thunderbolts traga mais profundidade para ela.

Imagem de capa do item

HulkKing

Onde aparece: Mulher-Hulk: Defensora de Heróis

O que boa parte dos críticos de Mulher-Hulk: Defensora de Heróis não parecem ter entendido é que, mais do que ser um novo capítulo no MCU, a série busca satirizar e ironizar tropos e clichês clássicos de narrativas de heróis - ao mesmo tempo em que dá uma alfinetada nos incels.

O HulkKing, o grande antagonista da primeira temporada, é um exemplo bem óbvio disso, e faz sentido que ele seja medíocre em tudo que se propõe a fazer. Infelizmente, a resolução preguiçosa de sua trama faz com que a série perca bastante de sua mensagem.

Imagem de capa do item

Titânia

Onde aparece: Mulher-Hulk: Defensora de Heróis

Por outro lado, a série de Jennifer Walters apresentou uma das inimigas mais clássicas da heroína nos quadrinhos, em uma versão "repaginada" e bem amarga. Titânia pode não ser a vilã perfeita, mas ela injeta uma energia e uma boa dose de carisma à trama.

Isso se deve, em grande parte, à atuação de Jameela Jamil, que cria uma aura deliciosamente cruel e divertida para a personagem. Ainda que a sua presença na série seja injustificada, é nítido como ela nutre uma boa química com Tatiana Maslany e rende momentos hilários na trama.

Imagem de capa do item

Doutor Octopus

Onde aparece: Homem-Aranha: Sem Volta para Casa

Quando foi revelado que Homem-Aranha: Sem Volta para Casa traria vários dos vilões icônicos das franquias anteriores do Amigão da Vizinhança, todos se empolgaram com a possibilidade de rever o Doutor Octopus, o que só se intensificou com o lançamento do primeiro trailer do filme.

Para bem ou para o mal, o personagem é um dos elos fortes do longa, ainda que Alfred Molina esteja no piloto automático em boa parte das cenas. No fim, eles pelo menos se lembram da jornada do vilão em Homem-Aranha 2, algo que não aconteceu com o Homem-Areia, por exemplo.

Imagem de capa do item

Electro

Onde aparece: Homem-Aranha: Sem Volta para Casa

Do mesmo modo que o Doutor Octopus, Electro acaba sendo um dos pontos fortes de Homem-Aranha: Sem Volta para Casa, e é o único vilão que recebeu uma melhora significativa em relação à sua primeira aparição - tanto que ele está mais fiel aos quadrinhos e traz um novo senso de perigo.

Aqui, Jamie Foxx tem a chance de ser menos caricato e mais furioso, sem todos os elementos cartunescos de O Espetacular Homem-Aranha 2. No entanto, como o filme é abarrotado de elementos, Electro acaba ficando de lado em vários momentos, o que definitivamente é uma pena.

Imagem de capa do item

Karli Morgenthau

Onde aparece: Falcão e o Soldado Invernal

A segunda série do MCU no Disney+ trouxe vários conceitos curiosos e bem profundos para a franquia, principalmente por ser uma das únicas obras desse universo a explorar as consequências de Vingadores: Ultimato e o impacto que isso trouxe para pessoas comuns na Terra.

Karli Morgenthau é uma figura interessante por ter motivações claras e até justificáveis, embora parta para a violência e seja classificada como uma terrorista. É uma pena que seu arco se encerrou de forma tão abrupta, pois ela tinha espaço para crescer em produções futuras.

Imagem de capa do item

Agente Americano

Onde aparece: Falcão e o Soldado Invernal

Por outro lado, o Agente Americano funciona bem como antagonista da série e ainda terá espaço para crescer no futuro, já que é uma das peças já confirmadas em Thunderbolts. E no cerne, ele funciona como um herói que acaba sendo corrompido pelo poder e pela arrogância.

A interpretação de Wyatt Russell explora bem os contornos sombrios de John Walker, mas a força do personagem está justamente em como ele serve como um contraponto para Sam Wilson. A dinâmica dos dois traz à tona várias questões raciais e ajuda na jornada do novo Capitão América.

Imagem de capa do item

Ikaris

Onde aparece: Eternos

Quem acompanha as HQs dos Eternos sabe que Ikaris é tido como o grande líder da equipe, um herói justo e leal que faz de tudo para defender os seus e proteger a humanidade. Por isso, sua adaptação no filme do grupo acaba tendo um impacto bem intrigante.

Aqui, ele é interpretado por Richard Madden e inicialmente acreditamos em sua lealdade, mas logo descobrimos que ele é o assassino de Ajak e é motivado por um fanatismo cego aos seus deuses, os Celestiais. A cereja do bolo é seu destino final, que é poético e faz jus ao seu nome.

Imagem de capa do item

Ultron Infinito

Onde aparece: What If...?

Para muitos, What If...? é considerada a produção mais fraca de toda a Fase 4 do Universo Cinematográfico da Marvel, mas seria bem injusto não elencar o Ultron Infinito como um dos melhores vilões dessa leva, já que ele realmente é cruel e consegue fazer algo que Ultron jamais conseguiu.

Aqui, vemos o robô assassino possuindo o corpo do Visão e tomando as Joias do Infinito para si. Virtualmente indestrutível, ele se torna um perigo que requer a união de vários heróis do Multiverso, enquanto destroça todas as realidades que encontra pela frente. Definitivamente um vilão assustador.

Imagem de capa do item

Wenwu

Onde aparece: Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis

Quando o "Mandarim" fez sua aparição em Homem de Ferro 3, fãs do mundo todo ficaram em completo estado de choque pela destruição total do personagem. A Marvel Studios resolveu pedir desculpas por isso e, uma década depois, trouxe ao mundo Wenwu.

O vilão de Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis é uma versão atualizada do Mandarim das HQs, que carrega consigo uma gravidade aterrorizante. E o motivo pelo qual ele é tão bom é a atuação de Tony Leung, que cria um antagonista humanizado e, ao mesmo tempo, ameaçador.

Imagem de capa do item

Agatha Harkness

Onde aparece: WandaVision

A primeira das séries da Marvel no Disney+, WandaVision continua fresca na memória dos fãs como uma das melhores produções da Fase 4. E embora a jornada de Wanda Maximoff seja o motivo principal por trás disso, não podemos nos esquecer de Agatha Harkness.

A bruxa (originalmente apresentada como a vizinha enxerida Agnes) não só testa os limites da Feiticeira Escarlate como também ganhou uma legião de fãs graças ao carisma intocável de Kathryn Hahn. Estamos ansiosos para ver o que virá a seguir em Agatha: Coven of Chaos.

Imagem de capa do item

Duende Verde

Onde aparece: Homem-Aranha: Sem Volta para Casa

Abrindo o pódio da nossa lista, o Duende Verde é, possivelmente, um dos únicos elementos que funciona em Sem Volta para Casa sem depender totalmente da nostalgia. Claro que é interessante vê-lo de volta, mas o que Willem Dafoe faz com o vilão é algo de outro mundo.

Mais do que apenas um aceno para os fãs, o Duende Verde aqui tem um arco bem definido e que acrescenta nuances à sua história original, além de ser o grande responsável por um dos momentos mais chocantes da nova trilogia do Amigão da Vizinhança: a morte de Tia May.

Imagem de capa do item

Feiticeira Escarlate

Onde aparece: Doutor Estranho no Multiverso da Loucura

Sendo sincero, o arco de Wanda Maximoff como a grande antagonista de Doutor Estranho no Multiverso da Loucura oblitera completamente toda a evolução da personagem que vimos em WandaVision... mas isso não é tão importante quando analisamos como ela cumpre bem esse papel.

Sem estribeiras, Elizabeth Olsen entrega uma personagem falha, quebrada e muito complexa, ao mesmo tempo em que entretém o público com os seus atos mais cruéis. Só a cena dos Illuminati é a prova de que, às vezes, nós precisamos de vilões mais assustadores e perigosos no MCU.

Imagem de capa do item

Namor

Onde aparece: Pantera Negra: Wakanda para Sempre

Contudo, não há como negar que Pantera Negra: Wakanda para Sempre nos entregou um antagonista perfeito na forma de Namor, o soberano de Talokan e grande líder do povo subaquático, que decide declarar guerra à nação de Wakanda ao ver seu reino ameaçado pelo povo da superfície.

Com uma excelente interpretação de Tenoch Huerta, o personagem não é apenas carismático e complexo, mas também demonstra um início promissor para sua carreira no Universo Cinematográfico da Marvel. Agora, nos resta esperar pelo anúncio de um filme ou série solo do Príncipe Submarino!