Vikings Valhalla: Conheça as figuras históricas que aparecem na série

Capa da Publicação

Vikings Valhalla: Conheça as figuras históricas que aparecem na série

Por Arthur Eloi

Alguns anos após a conclusão de Vikings, o universo dos nórdicos retorna – dessa vez, pelas mãos da Netflix. Vikings: Valhalla é ambientada 100 anos após a série original, e acompanha um mundo bastante diferente do que foi apresentado com Ragnar Lothbrok: agora, a presença viking se estende por todos os cantos do globo, ainda que os saxões ainda batam cabeça com os guerreiros.

Seguindo o mesmo DNA do seriado criado por Michael Hirst, o derivado da Netflix é baseado em fatos e eventos históricos, e inclui muitos dos grandes nomes da história nórdica, incluindo exploradores, guerreiros e reis.

Quer saber mais sobre quem eram as pessoas por trás dos personagens de Vikings: Valhalla? Conheça algumas das personalidades históricas que aparecem na série da Netflix!

Vale lembrar que, como a série é baseada em fatos, algumas das descrições podem acidentalmente ser spoilers do futuro da série, portanto prossiga por conta e risco, ok?

Imagem de capa do item

Leif Eriksson

Discutivelmente o protagonista da série, Leif Eriksson é interpretado pelo australiano Sam Corlett (O Mundo Sombrio de Sabrina). O personagem na vida real foi simplesmente um dos maiores exploradores nórdicos que existiu.

Nascido na Groenlândia por volta de 975 d.C., ele é filho de Erik, o Ruivo - um dos primeiros colonizadores de seu país de origem. As sagas apontam Leif como o primeiro europeu a pisar na América do Norte. Há relatos de que Leif Eriksson desembarcou na região que hoje é conhecida como o Canadá por volta do ano 1000, em uma expedição para encontrar lugares com um frio menos implacável que o da Groenlândia.

Ao chegar no continente que viria a ser a América do Norte, o explorador encontrou grandes florestas carregadas, batizou o local de Vinlândia (a Terra das Vinhas, pelas várias árvores de uva que encontrou), e até mesmo desenvolveu uma colônia nórdica que coexistiu pacificamente com os indígenas - por um tempo.

Por conta de seus feitos, é comemorado em várias partes dos Estados Unidos o Dia de Leif Eriksson, data celebrada em 6 de outubro desde a década de 1960.

Imagem de capa do item

Freydis Eriksdotter

Assim como na série, onde é interpretada por Frida Gustavsson, Freydis Eriksdotter é a irmã de Leif Eriksson e filha de Erik, o Ruivo. Nas sagas nórdicas, ela é descrita como um guerreira voraz, capaz de se defender e de cometer atrocidades.

Uma das sagas aponta que Freydis viajou para a Vinlândia pouco após o irmão, e passou um período turbulento por lá entre atos de violência e intrigas, incluindo ter mentido para Leif Eriksson. Já outra reforça seu status como uma grande guerreira, liderando uma investida contra invasores.

Seu arco na série começa a construir essa imagem ao tê-la se vingando de seu abusador, e também se tornando uma escudeira em Kattegat.

Imagem de capa do item

Harald Sigurdsson

Interpretado por Leo Suter na série, Harald Sigurdsson - ou Harald Hardrada - foi um guerreiro que explorou diversas partes do mundo, participou de grandes batalhas da história e que se tornou rei da Noruega. Sua morte em 1066 é considerada o fim da era viking, portanto frequentemente recebe o título de O Último Viking.

Meio irmão de Olaf Haraldsson, Harald foi mais um dos guerreiros a sondar - e conquistar - os tronos da Noruega e até da Inglaterra, sem muito sucesso em unificá-los. Além disso, atuou nos exércitos do Império Bizantino, em Constantinopla, e também na guarda real do príncipe Yaroslav, da Rússia.

Vale pontuar que Harald Sigurdsson é descendente de Haroldo I, também conhecido como Harold Belos-Cabelos - ou então Harold Finehair, como é o personagem apresentado na série original de Vikings.

Imagem de capa do item

Olaf Haraldsson

O meio irmão de Harald Sigurdsson é interpretado por Jóhannes Haukur Jóhannesson na série. Na vida real, Olaf Haraldsson foi um viking cristão que se tornou rei da Noruega.

Assim como o irmão, é descendente de Harold Finehair, e é conhecido por ter liderado uma investida contra os ingleses em Londres, em um ataque que derrubou a ponte da cidade - fato que é mostrado na série. Além disso, o guerreiro também foi uma das forças por trás do avanço do cristianismo na Noruega.

Muito após a sua morte, que se deu em batalha, Olaf foi canonizado pela Igreja Católica, e sua imagem segue até hoje como um santo.

Imagem de capa do item

Emma da Normandia

Vivida por Laura Berlin na série, Emma da Normandia foi uma monarca francesa que assumiu o posto de rainha da Inglaterra, Dinamarca e Noruega através de seus vários casamentos diferentes.

Figura importante da história, ela sempre se manteve envolvida com política e era conhecida por ser uma ótima estrategista. Vale pontuar também que Emma é bisneta de Rollo, guerreiro viking que se tornou rei da Normandia - e que é um dos personagens principais da série original de Vikings.

Imagem de capa do item

Rei Canute

O Rei Canute (ou Cnut), interpretado por Bradley Freegard, foi um dos mais importantes nórdicos por ter assumido os tronos da Inglaterra, Dinamarca e Noruega. Mais impressionante ainda, conseguiu unificá-los em um império único.

Foi casado com Emma da Normandia, e é neto de Harald Bluetooth - cujo nome e feitos serviram como inspiração para a tecnologia tão conhecida hoje em dia.