10 vezes que estrelas de Hollywood ficaram com raiva por não ganharem o Oscar

Capa da Publicação

10 vezes que estrelas de Hollywood ficaram com raiva por não ganharem o Oscar

Por Equipe Legião dos Heróis

No dia 10 de março deste ano, teremos a exibição da 96ª edição do Academy Awards, o Oscar. E apesar de vários filmes sensacionais na disputa, muitos já estão falando sobre todos que foram esnobados pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Porém, não são apenas os fãs e cinéfilos que se irritam com as decisões da premiação…

Em mais de um caso, alguns atores ficaram visivelmente incomodados em terem perdido o grande prêmio da Sétima Arte. De olhares desdenhosos a bufadas visíveis na entrega da estatueta, aqui estão 10 astros de Hollywood que ficaram com raiva por não ter ganhado o Oscar!

Imagem de capa do item

John Wayne

Bem conhecido por seus incontáveis papéis em faroestes da Velha Hollywood, John Wayne é lembrado por ter ganhado o prêmio de Melhor Ator no Oscar por sua performance na versão original de Bravura Indômita em 1969. Entretanto, antes disso, sua primeira indicação ao prêmio havia sido em 1949, pelo papel do Sargento Stryker em As Areias de Iwo Jima.

No entanto, durante a 22ª edição do Academy Awards, o prêmio foi para Broderick Crawford por sua performance em A Grande Ilusão. John Wayne então teria ficado pistola (perdão pelo trocadilho), especialmente por ter recusado originalmente o papel de Crawford no filme, acusando o longa de ser uma "agressão não-americana ao governo dos Estados Unidos".

Imagem de capa do item

Ellen Burstyn

O Oscar nunca teve muita proximidade com filmes de terror - na verdade, é um gênero constantemente esnobado pela Academia. Porém, de vez em quando, um filme consegue furar a bolha e ser indicado em várias categorias. Esse foi o caso de O Exorcista, que rendeu uma indicação para Ellen Burstyn na categoria de Melhor Atriz.

Porém, na noite da cerimônia, em 1974, Burstyn se decepcionou ao perder o prêmio para Glenda Jackson, que havia estrelado na comédia romântica Um Toque de Classe. Durante a entrega da estatueta, Ellen é vista com uma cara amarrada e fechada, como se tivesse acabado de chupar um limão - e ela nem foi a única decepcionada da noite, já que muitos reclamam dessa esnobada da Academia até hoje.

Imagem de capa do item

Jessica Lange

Bem conhecida por seus vários papéis em American Horror Story, a lendária Jessica Lange já é um nome carimbado na história do Oscar, tendo já recebido cinco indicações (das quais ganhou duas). Em 1985, no entanto, ela fez um show de birra ao perder o prêmio de Melhor Atriz, pelo papel em Minha Terra, Minha Vida.

Naquele ano, a escolhida pela Academia foi Sally Field por sua atuação no aclamado Um Lugar do Coração, de Robert Benton. Isso causou uma série de olhares nada educados de Lange - e curiosamente, no ano seguinte, a atriz também teria ficado chateada por perder na mesma categoria para a veterana Geraldine Page.

Imagem de capa do item

Robert Downey Jr.

Muito conhecido por interpretar o Homem de Ferro no MCU, Robert Downey Jr. passou por uma longa jornada de superação, que envolveu uma rápida ascensão à fama, um mergulho nas drogas e um renascimento artístico completo. Porém, quando ainda era jovem e inconsequente, Downey recebeu uma indicação ao prêmio de Melhor Ator por Chaplin.

Dando vida ao icônico astro do cinema mudo, Robert Downey Jr. saía como o favorito ao prêmio, mas perdeu para Al Pacino e seu papel em Perfume de Mulher. Quando o nome de Pacino é anunciado, Downey Jr. fica de cara fechada até que a câmera se desvia dele. Anos após essa derrota, ele confessa que não ganhar o prêmio foi algo bom, já que isso "teria passado a imagem de que ele estava no caminho certo".

Imagem de capa do item

Samuel L. Jackson

Se o Homem de Ferro já se mostrou descontente com o resultado do Oscar, o que dizer de nosso eterno Diretor da S.H.I.E.L.D.?. Samuel L. Jackson teve a sua primeira (e única) indicação ao prêmio em 1995, graças ao papel em uma das maiores obras de Quentin Tarantino, o amado Pulp Fiction: Tempo de Violência.

Na época, Jackson tinha grandes esperanças de vencer na categoria de Ator Coadjuvante, mas quem ganhou foi Martin Landau, que deu vida a Bela Lugosi em Ed Wood. Durante o anúncio do prêmio, Jackson não esboça nenhuma reação além de gritar "merda!", algo que chocou a comunidade hollywoodiana da época.

Imagem de capa do item

Lauren Bacall

Com uma carreira espalhada ao longo de sete décadas, Lauren Bacall foi uma das atrizes mais renomadas de Hollywood, mas a primeira vez que seu nome foi indicado a um Oscar se deu em 1997, na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante por seu papel em O Espelho tem Duas Faces, filme de comédia e romance dirigido por Barbra Streisand.

No entanto, a atriz perdeu o prêmio para Juliette Binoche e seu papel em O Paciente Inglês. Bacall fica visivelmente irritada durante a entrega do prêmio, e desvia seu olhar antes da câmera tirar o foco de seu rosto. Em 2010, ela recebeu um Oscar Honorário pelo conjunto de sua carreira, um tributo justo a uma das últimas deusas da Velha Hollywood.

Imagem de capa do item

Burt Reynolds

Um grande astro do cinema nas décadas de 70 e 80, Burt Reynolds teve a chance de se destacar no Oscar em 1998, quando foi indicado à categoria de Melhor Ator Coadjuvante por sua performance em Boogie Nights, o clássico de Paul Thomas Anderson. Ele acabou disputando com nomes como Anthony Hopkins, Robin Williams, Greg Kinnear e Robert Forster.

Porém, Reynolds acabou perdendo para Robin Williams e sua atuação em Gênio Indomável. Isso provocou uma reação bem engraçada no ator, e durante o anúncio do prêmio, ele pode ser visto levantando as sobrancelhas e batendo palmas de uma forma bem irônica, visivelmente desgostoso com sua derrota.

Imagem de capa do item

Bill Murray

O ano era 2004 e Bill Murray, eterno ator de Caça-Fantasmas, estava em sua primeira indicação ao Oscar, disputando o prêmio de Melhor Ator graças ao seu papel em Encontros e Desencontros, romance dramático de Sofia Coppola que ajudou a lançar o nome de Scarlett Johansson ao estrelato.

Murray acabou perdendo o prêmio para Sean Penn por sua performance em Sobre Meninos e Lobos. Quando o anúncio é feito, podemos ver o astro de Encontros e Desencontros completamente destroçado na plateia, sem esboçar uma reação positiva sequer. Foi uma amarga derrota para Bill, que estava cotado como um dos favoritos para a estatueta daquele ano.

Imagem de capa do item

Denzel Washington

Um dos maiores atores de nossa geração, Denzel Washington já recebeu dez indicações ao Oscar (e inclusive ganhou por duas delas). No entanto, a primeira (e única) vez que o ator pareceu visivelmente chateado de não ter levado a estatueta foi em 2017, quando perdeu o prêmio de Melhor Ator para Casey Affleck, de Manchester à Beira-Mar.

Washington era indicado por sua atuação em Um Limite Entre Nós (que ele também dirigiu), e durante a entrega do prêmio e o discurso de Affleck, o ator pode ser visto com uma expressão nitidamente irada em meio à plateia. Há quem acredite que sua fúria se deve ao fato de Affleck ter sido acusado de abuso sexual na época da cerimônia, e ter ganhado o prêmio mesmo assim.

Imagem de capa do item

Angela Bassett

Uma das reações recentes que chamou bastante atenção durante a edição do ano passado do Oscar foi a de Angela Bassett, ao ouvir o nome de Jamie Lee Curtis anunciado como Melhor Atriz Coadjuvante por Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo. Para quem não lembra, Bassett concorria ao prêmio por sua atuação em Pantera Negra: Wakanda para Sempre.

A reação de Angela não foi das mais favoráveis: enquanto todas aplaudiam a colega de profissão recebendo o prêmio, Bassett ficou parada, sem reagir e com uma expressão infeliz no rosto. Vale ressaltar que ela despontava como uma possível "zebra" da competição, então pode ter sido apenas o choque passageiro com uma derrota inesperada.