Tudo que você precisa saber sobre What If…?, a série animada da Marvel

Capa da Publicação

Tudo que você precisa saber sobre What If…?, a série animada da Marvel

Por Gus Fiaux

No ano que vem, a Marvel Studios vai trazer para o Disney+ sua primeira produção animada. Trata-se da série What If…?, que por sua vez vai se basear nos quadrinhos do selo O Que Aconteceria Se…?, que retratam realidades alternativas do Universo Marvel. 

Muitos fãs estão curiosos para saber como isso vai funcionar na TV, então listamos aqui tudo o que você precisa saber sobre a produção – desde o histórico dos quadrinhos e a presença de Uatu, o Vigia até o que nós já sabemos sobre a série e seu lançamento!

Créditos: Divulgação

Imagem de capa do item

Origem nas HQs

A revista What If...? surgiu em 1977, e partiu da ideia de três grandes líderes da Marvel: Archie Goodwin e Stan Lee - que eram editores-chefes na época - e o roteirista Roy Thomas, que comandou boa parte da primeira leva de edições.

A premissa era simples: "O que aconteceria se alguns eventos do Universo Marvel tivessem acontecido de maneira diferente?". Essa ideia simples e banal criou um título adorado, com mais de duzentas edições publicadas, espalhadas em mais de uma dezena de volumes desde sua criação.

Imagem de capa do item

Realidades alternativas

O selo What If...? foi um dos mais importantes para ajudar a definir o conceito de Multiverso na Marvel, já que cada história era situada em um universo alternativo. Geralmente, todos os universos eram numerados nas histórias.

Algumas das histórias inclusive foram citadas e retornaram em outras revistas posteriores, especialmente as que lidam com realidades alternativas. Podemos encontrar algumas citações de What If...? em títulos como Aranhaverso, por exemplo.

Imagem de capa do item

O papel do Vigia

Dentro de todos os títulos What If...?, o único personagem constante e presente na maior parte das edições era Uatu, o Vigia, um ser cósmico que era responsável por observar a vida na Terra e os grandes feitos da humanidade.

O personagem sempre aparecia no começo e no final de cada história, relembrando como cada acontecimento decorreu na Terra-616, e qual foi o ponto de virada para que esse evento fosse alterado em outra realidade.

Imagem de capa do item

Outras versões

Após o sucesso dos primeiros volumes, a Marvel tentou reformular o selo de diversas formas diferentes, alguns até mesmo "inspirados" pelo que a DC Comics fazia com sua linha Elseworlds (ou Túnel do Tempo).

Mais recentemente, a Casa das Ideias decidiu criar versões alternativas para suas maiores sagas, como Infinito, Vingadores vs. X-Men, Era de Ultron e Aniquilação, no formato de minisséries. Algumas são até melhores que as originais...

Imagem de capa do item

Publicação no Brasil

No Brasil, o selo What If...? foi publicado de maneira esparsa, já que a Editora Abril costumava usar as histórias da revista para "tapar o buraco" de algumas publicações mensais. Assim sendo, não havia uma única revista que publicava o título.

Por aqui, a série ficou conhecida como O Que Aconteceria Se...?, uma tradução literal do título original. Recentemente, a Panini Comics chegou a publicar algumas edições do título em arcos fechados ou em publicações especiais.

Imagem de capa do item

Série animada

Agora, vamos para a adaptação: a série animada baseada no selo What If...? foi oficialmente anunciada na San Diego Comic-Con de 2019, com um pequeno teaser exclusivo que mostrava o estilo de animação.

A série deve chegar ao Disney+ na segunda metade de 2021, e sua primeira temporada terá 10 episódios - um pouco mais que as séries live-action situadas no Universo Cinematográfico da Marvel.

Imagem de capa do item

Elenco

O elenco da série foi anunciado na San Diego Comic-Con de 2019, no painel da Marvel Studios. Mais de vinte atores e atrizes vão retornar para reprisar seus papéis na animação, incluindo Chris Hemsworth, Hayley Atwell, Paul Rudd e Michael Peña.

Pelo visto, a série ainda deve trazer de volta alguns personagens menores e coadjuvantes do MCU, como Howard Stark, Kraglin, Grão-Mestre, Korg e até mesmo Dum Dum Dugan, o que será bem divertido para os fãs.

Imagem de capa do item

Uatu na TV

Assim como nas HQs, o Vigia vai ter um papel fundamental na série de TV, servindo como o narrador que explica as várias linhas alternativas. A raça do personagem já foi apresentada em Guardiões da Galáxia Vol. 2.

Uatu será dublado por Jeffrey Wright, que é mais conhecido por seus papéis na franquia Jogos Vorazes e na série da HBO Westworld. Ainda não sabemos se ele vai viver o personagem em algum filme.

Imagem de capa do item

Conceitos bizarros

Ainda não sabemos ao certo o que esperar da primeira temporada, mas algumas premissas de episódios já foram reveladas. Sabemos que um dos episódios deve se focar em Peggy Carter recebendo o Soro do Super-Soldado e virando a Capitã Carter.

Além disso, veremos T'Challa como Senhor das Estrelas e um universo muito parecido com o da linha Zumbis Marvel. Outro episódio deve mostrar o que aconteceria se Loki conseguisse empunhar o Mjölnir ao invés do Thor.

Imagem de capa do item

Segunda temporada

Felizmente, a série já foi renovada para sua segunda temporada, de acordo com Kevin Feige - e a equipe de roteiristas e animadores já está trabalhando nisso. Assim como o primeiro ano, o segundo deve ter 10 episódios.

Ainda não sabemos quais devem ser as tramas tratadas no segundo ano, mas é possível que a série explore alguns filmes do Universo Cinematográfico da Marvel após a Saga do Infinito, como Os Eternos e Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis.