Capa da Publicação

Tudo que você precisa saber sobre o Clube do Inferno!

Por Felipe de Lima
Imagem de capa do item

Equipe

A equipe é, na verdade, como um iceberg, na superfície, eles podem parecer apenas um bando de super-humanos reunidos em busca de poder, mas na parte submersa, eles têm laços existem há séculos dentro do Universo Marvel.

Os integrantes do Clube do Inferno têm membros de famílias proeminentes de personagens da Marvel, não apenas X-Men como o Ciclope e a Psylocke, mas também grandes nomes como Mephisto e Homem de Ferro.

Imagem de capa do item

Inspiração

No Reino Unido do século 18 existam vários clubes privados frequentados pela elite chamados de O Clube do Inferno.

De acordo com o mito popular, as reuniões de seus membros eram regadas a bebedeiras, orgias sexuais, cultos satânicos e rituais de magia negra.

Imagem de capa do item

Origem

Como eu disse anteriormente, o Clube do Inferno é uma antiga organização que agiu no Reino Unido durante o século 18. Seus membros se filiavam ao clube para aumentar mais ainda a sua posição social e para saciar seus desejos sexuais.

Ao longo do tempo, dentro do Universo Marvel, o clube evoluiu e passou a incluir homens que e mulheres de negócios, bem como os seus descendentes.

No entanto, há uma seita ainda mais esotérica de indivíduos que comandam o Clube do Inferno, conhecido como o Circulo Interno.

Imagem de capa do item

O Círculo Interno

O clube é comandado por um pequeno grupo de membros influentes que formam o famoso Circulo Interno.

Os membros do círculo interno vão assumir os títulos de Reis Negro e Branco, Rainhas, Bispos, e Sócios. A posição de Lorde Imperial está reservada para o membro mais poderoso do clube.

Entretanto, o pequeno grupo nem sempre foi dominado por mutantes, anteriormente, alguns membros de antigas gerações eram humanos comuns.

É o Circulo Interno que secretamente influencia e rege as atividades do clube, com o objetivo de alcançar ainda mais poder e riqueza.

Imagem de capa do item

Criação

O Clube do Inferno foi criado pelo escritor Chris Claremont e pelo artista John Byrne, e apareceu pela primeira vez na edição 129 de Uncanny X-Man.

Claremont se inspirou no Clube do Inferno da série de TV inglesa, Os Vingadores, que apareceu no episódio intitulado "A Touch of Brimstone".

Imagem de capa do item

Os Vingadores

Eu não estou falando da equipe da Marvel, mas sim se uma série de TV inglesa dos anos 60 que carregava o mesmo nome e tentou embarcar no sucesso dos filmes de James Bond.

Essa série é importantíssima para a criação do Clube do Inferno dos quadrinhos, e a versão mais famosa do grupo é uma homenagem à série de TV.

Jason Wyngarde é uma homenagem direta ao ator Peter Wyngarde; assim como Emma Frost é para a atriz Emma Peel. O mesmo acontece com Sebastian Shaw e o ator Robert Shaw; e Harry Leland, cujo nome é uma junção dos nomes dos personagens de Orson Welles, Harry Lime e Jed Leland. Por último, mas não menos importante, Donald Pierce é uma homenagem ao ator Donald Sutherland.

Imagem de capa do item

História

Ao longo dos anos, a história do Clube do Inferno se expandiu, e foi muito longe no tempo e espaço, tal como mostrou a minissérie “X-Men: The Hellfire Club”, que levou a organização para a Revolução Americana, apresentando membros antepassados de Jean Grey e Warren Worthington.

Ao longo de sua história, muitos heróis tentaram entrar e subverter a organização de dentro para fora. Esses heróis vão desde a Tempestade e Capitão Britania, até membros dos Novos Mutantes como o Mancha Solar, cujo pai é sócio do Clube.

Imagem de capa do item

Tornando-se um membro

Entrar na organização é complicado e exclusivo para pessoas com a linhagem correta. Isso permite que heróis atuais, como Anjo, Psylocke, Capitão Britânia e até mesmo Homem de Ferro possam se tornar membros devido ao passado de sua família com a organização.

Um exemplo importante é o filho rebelde de Mefisto, Coração Negro, que tem sido um membro do círculo interno há um bom tempo, provando que o Clube do Inferno é inclusivo de todos, desde os seres humanos normais até seres sobrenaturais, como o filho de um demônio. Basta ter a linhagem correta.

Imagem de capa do item

Membros notáveis

Dentre os mais de 80 membros que já integraram a equipe, existem dez que se destacam.

Eles são: Tessa, Trevor Fitzroy, Harry Leland, Donald Pierce, Madelyne Pryor, Magneto, Mestre Mental, Selene Gallio, Emma Frost e Sebastian Shaw.

Imagem de capa do item

Cinema

O Clube do Inferno aparece como os principais vilões do filme X-Men: Primeira Classe, dirigido por Matthew Vaughn.

No filme, O Clube do Inferno é composto por Sebastian Shaw, Emma Frost, Maré Selvagem, e Azazel.

Imagem de capa do item

TV

A Fox TV anunciou no dia 14 de Outubro que irá trazer uma série de TV baseada nas histórias do Clube do Inferno. O programa será produzido por Bryan Singer, Laure Shuler Donner e Simon Kinberg, bem como Jeph Loeb e Jim Chory, da Marvel TV.

Hellfire (nome provisório) será situada na década de 1960, e segue um jovem agente especial que descobre uma mulher sedenta por poder com habilidades extraordinárias. Ela está trabalhando para uma sociedade clandestina de milionários conhecida como Clube do Inferno, que pretende dominar o mundo!

É provável que a série se passe no mesmo Universo que os filmes dos X-Men, e tenha alguma ligação importante com o grupo apresentado em X-Men: Primeira Classe.

Imagem de perfil
Felipe de Lima

Pelo poder da verdade, eu, enquanto vivo, conquistei o universo. Me segue no twitter @tearsgodown