Capa da Publicação

Tudo que você precisa saber sobre a Ordem Negra de Thanos!

Por Gus Fiaux

Apresentados ao mundo na saga Infinito, Ordem Negra se tornou um dos grupos mais associados à presença de Thanos, o Titã Louco no Universo Marvel. E agora, temos ainda mais chances de conhecê-los, já que os vilões estão presentes em Vingadores: Guerra Infinita. 

Nesta lista, separamos um pouco de tudo que você precisa conhecer sobre a equipe de lacaios de Thanos, incluindo seus poderes, habilidades e história nos quadrinhos.

Créditos: Divulgação (Marvel Comics, Disney)
Imagem de capa do item

Origem

A primeira aparição da Ordem Negra como um todo aconteceu em New Avengers Vol. 3 #8, um prelúdio para a mega-saga Infinito de 2013 (lançada no Brasil em 2014). Nos quadrinhos, eles são um grupo de seres extraterrestres muito poderosos a serviço de Thanos, cujo propósito principal é cobrar os "tributos" do Titã.

Esses "tributos" se referem aos filhos que o vilão fez ao longo dos anos. Quando mais velho, ele decidiu se livrar de boa parte de seus herdeiros, assassinando dezenas de crianças e jovens. Além disso, a Ordem Negra também o ajudou a enfrentar os Vingadores, quando ele estava em busca das Joias do Infinito - que na época, já haviam sido destruídas.

Imagem de capa do item

Próxima Meia-Noite

A primeira e mais famosa integrante da Ordem Negra é Próxima Meia-Noite, uma vilã extremamente poderosa e calculista. Não se sabe ao certo detalhes aprofundados de sua origem, mas é dito que ela é uma das generais mais fiéis a Thanos, o que fez com que o Titã confiasse cegamente nela.

Assim como boa parte do restante de sua equipe, a personagem apareceu pela primeira vez em New Avengers Vol. 3 #8 e sua primeira tarefa foi se incumbir de resgatar uma das Joias do Infinito com o Príncipe Namor em Atlantis. Contudo, ela foi enganada pelo atlante e acabou destruindo boa parte de Wakanda, como uma forma de vingança de Namor contra o Pantera Negra.

Imagem de capa do item

Durante a saga Infinito, ela foi uma das guerreiras centrais da história, e ficou ao lado de Thanos em boa parte das batalhas. Seu destino se tornou inevitável quando o Titã foi derrotado pelo seu próprio filho, Thane, que o mergulhou no âmbar, uma espécie de "estado vivo da morte". Meia-Noite foi aprisionada junto com o vilão.

Ela posteriormente foi ressuscitada quando Thanos foi libertado para se unir à Cabala de Namor e continuou ao lado dele mesmo após as Guerras Secretas. Recentemente, a vilã foi assassinada a sangue-frio por Hela, como uma "prova de amor" a Thanos e sua causa, já que Meia-Noite não estava mais sendo útil para ele.

Imagem de capa do item

Corvus Glaive

Marido de Próxima Meia-Noite, Corvus Glaive foi o primeiro membro da equipe a aparecer nas HQs, em Free Comic Book Day Vol. 2013 Infinity. Um ser tenebroso, ele possui uma lança mística capaz de partir átomos ao meio. Enquanto sua poderosa arma permanecer intacta, o vilão pode ressuscitar de qualquer tipo de morte, mesmo que tenha sido atomizado.

Possivelmente o maior aliado de Thanos, ele foi um líder dos exércitos para o Titã Louco. Sua principal função era buscar Thane, o filho bastardo do vilão e assassiná-lo na Terra. Contudo, quando ele chegou ao local, Glaive foi destruído por Hipérion, e sua lança foi congelada juntamente com Thanos e Próxima Meia-Noite no âmbar de Thane.

Imagem de capa do item

Posteriormente, quando Thanos e Próxima Meia-Noite foram libertados, Corvus Glaive retornou à vida graças aos poderes místicos de sua lança. Ele então se juntou à Cabala de Namor, para destruir outros planetas-Terra que acabariam destruindo a Terra-616 durante as Incursões.

Seu fim derradeiro aconteceu após as Guerras Secretas. Após se livrar do controle de Thanos, ele fundou sua própria Ordem Negra, mas acabou sendo descoberto pelo Titã Louco. Glaive tentou resistir, mas foi derrotado pelo vilão, que destruiu sua lança e o deu a chance de escolher entre se matar e ser morto por ele. Temendo o sofrimento nas mãos de Thanos, Glaive se suicidou usando um pedaço de sua própria lança.

Imagem de capa do item

Fauce de Ébano

O mais ardiloso de todos os membros da Ordem Negra, Fauce de Ébano é um vilão que não parece ser tão perigoso quanto de fato é. Um ser extremamente inteligente e astuto, esse alienígena é capaz de persuadir pessoas a fazerem o que ele quiser, independente da força de suas mentes.

Durante a invasão da Ordem Negra na Terra, ele foi designado para enfrentar o Doutor Estranho e usou sua mente para fazê-lo invocar Shuma-Gorath no meio de Nova York. Seu principal papel na saga se deu quando ele descobriu o paradeiro de Thane e foi resgatar o jovem inumano, servindo como um mentor - ao mesmo tempo que entregava o rapaz para Thanos.

Imagem de capa do item

Com a derrota de Thanos pelas mãos de Thane, Fauce de Ébano permaneceu um aliado do inumano e resolveu treiná-lo para ser um ser tão grandioso quanto seu pai fora um dia. Eventualmente, eles viajaram pelo universo em busca de poder e de aliados, enquanto dizimavam quem ficasse em seus caminhos.

Posteriormente, eles teriam sido capturados pela Ordem Negra de Corvus Glaive, e foram aprisionados por diversos meses. Com o passar do tempo, Fauce de Ébano conseguiu usar seus poderes de persuasão para se livrar de seus captores, e atualmente, é o único membro da Ordem Negra que permaneceu vivo.

Imagem de capa do item

Estrela Negra

Estrela Negra é o brutamontes da Ordem Negra. Irmão de Corvus Glaive e cunhado de Próxima Meia-Noite, o vilão era um grande tanque usado para remover os inimigos de Thanos de seu caminho. Além de extremamente forte e durável, ele possuía um grande machado que era usado para decapitar seus oponentes.

Sua primeira missão foi enfrentar o Pantera Negra em Wakanda, onde foi sumariamente derrotado. Ele retornou para Thanos, na esperança de ser designado a uma tarefa mais importante. Acabou sendo castigado por seu fracasso no campo de batalha, e expulso da Ordem Negra.

Imagem de capa do item

Ao fim da saga, o vilão foi enviado para o Zênite, o satélite de defesa interplanetária da Terra, que servia como base de operações para a E.S.P.A.D.A e sua função era impedir os Vingadores de reconquistarem a base.

Ele lutou bravamente, assassinando diversos soldados e inimigos menores, mas acabou encontrando sua derrota pelas mãos de Ronan, o Acusador, que o matou sem misericórdia.

Imagem de capa do item

Supergigante

Por fim, temos Supergigante, uma das integrantes mais enigmáticas da equipe. Alienígena de raça e origens desconhecidas, ela é um parasita mental, capaz de usar telepatia para devorar mentes alheias. Além disso, ela pode controlar mentalmente seus adversários, de quaisquer raças que eles sejam.

Em busca do filho perdido de Thanos, ela foi enviada juntamente com Corvus Glaive para a Terra, no Instituto Jean Grey para Jovens Mutantes e facilmente tomou conta de todos os X-Men, percebendo que Thane não estava lá.

Imagem de capa do item

Posteriormente, ela foi enviada para Wakanda, onde tomou conta da mente de Raio Negro e o utilizou para armar as bombas inseridas pelos Illuminati na Necrópole. Contudo, ela acabou enfrentando Maximus, o irmão louco de Raio Negro, que fez com que o cachorro inumano Dentinho a teletransportasse, junto com a bomba, para outro planeta.

Ela então morreu, se tornando a integrante com a participação mais curta na saga - ela foi apresentada em Infinity Vol. 1 #1 e morreu em Infinity Vol. 1 #5.

Imagem de capa do item

Vingadores: Guerra Infinita

A Ordem Negra teve um papel bem importante em Vingadores: Guerra Infinita. Contudo, no filme eles possuem um papel levemente diferenciado, já que são os "filhos de Thanos", e sua função é resgatar as Joias do Infinito.

Curiosamente, a formação dos cinemas conta apenas com quatro membros: Estrela Negra, Fauce de Ébano, Próxima Meia-Noite e Corvus Glaive. Supergigante foi deixada de fora. Segundo Joe e Anthony Russo, os diretores do filme, a personagem foi retirada porque os vilões estavam "começando a se sobrepor uns sobre os outros" e a melhor maneira de ajeitar isso foi remover a personagem.

Imagem de perfil
Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Demon to some... angel to others (ele/dele) || @gus_fiaux