9 trajes de heróis que ainda são incríveis mesmo décadas depois

Capa da Publicação

9 trajes de heróis que ainda são incríveis mesmo décadas depois

Por Gus Fiaux

Nos últimos quinze anos, o cinema passou por uma mudança brusca com a chegada e a intensa popularidade das franquias de super-heróisMarvel DC alcançaram um valioso espaço no topo da cultura pop, e hoje em dia, os nomes de personagens até então obscuros, como os Guardiões da Galáxia Shazam! estão na boca do povo.

Porém, antes mesmo do Universo Cinematográfico da Marvel e do Universo Estendido da DC florescerem, já haviam franquias de super-heróis no mercado – e embora muitos creditem a Marvel pela “fidelidade visual” em suas adaptações, temos muitos exemplos de obras que arrasaram no seu departamento de figurino. Aqui estão 9 trajes de filmes de super-heróis que continuam ótimos, mesmo depois de décadas!

Imagem de capa do item

Superman (1978)

Embora muitos possam ver o traje de Christopher Reeve em Superman: O Filme como algo datado e sem valor, é impossível não abrir um sorriso ao ver a grandiosidade de um visual tão simples. Saído direto das páginas das HQs, o visual tem tudo que todo fã clássico do Superman espera ver: o azul bem profundo, o vermelho reluzente e, é claro, a cueca por cima da calça.

O visual continua impecável, especialmente se pensamos nele como o retrato de um tempo mais simples, onde heróis podiam se contentar em salvar uma cidade ou um civil em perigo, em vez de serem meros peões nas catástrofes envolvendo o Multiverso. Destaque também para a versão "atualizada" do traje de Reeve, apresentada em Superman: O Retorno, de 2006.

Imagem de capa do item

Batman (1989)

O Cavaleiro das Trevas é o herói mais popular de todos os tempos, e basta ver a quantidade de adaptações que ele já teve para os cinemas que temos uma vaga noção disso. Ainda assim, poucos filmes conseguiram recriar tão bem a imponência e o mistério por trás do capuz do herói como Batman, filme de 1989 dirigido por Tim Burton.

Ainda que o traje tivesse sido um pesadelo para Michael Keaton, graças à sua movimentação limitada - sobretudo no pescoço - ainda é uma recriação bem fiel e assombrosa do traje do Cavaleiro das Trevas nos quadrinhos, e que passa a sensação de que há sempre uma sombra vigiando Gotham City e livrando a cidade de seus maiores malfeitores.

Imagem de capa do item

Mulher-Gato (1992)

Porém, se Tim Burton impressionou o mundo com a sua concepção visual do traje do Batman, não podemos esquecer de como o diretor apresentou a versão definitiva da Mulher-Gato na cultura pop. Introduzida como uma das antagonistas de Batman: O Retorno, ela foi brilhantemente vivida por Michelle Pfeiffer nos cinemas.

O visual da personagem no filme de 1992 encontra várias formas de prestar homenagens aos visuais de Selina Kyle nas HQs, mas o destaque vai para as mudanças no traje - que incluem rasgos e talhos no couro preto. Por fim, é um traje que consegue passar toda a sensualidade da criminosa, sem deixá-la se tornar uma mera mulher sexualizada.

Imagem de capa do item

Blade (1998)

A Marvel pode ser conhecida hoje como um império midiático da Disney, mas vale lembrar que a primeira adaptação bem-sucedida da editora veio em 1998, pelas mãos da New Line Cinema. Com Wesley Snipes assumindo o papel principal, Blade foi o primeiro capítulo de uma trilogia que trouxe o Caçador de Vampiros para a luz do dia.

O visual deu início às "roupas táticas" que tanto vimos ganhando destaque ao longo das décadas seguintes, com muitos bolsos e espaços utilitários. Porém, o maior atrativo fica por conta do sobretudo, que deu mais movimento e até vivacidade para o personagem - e o visual foi tão bem-aceito pelos fãs que logo foi incorporado aos quadrinhos.

Imagem de capa do item

Homem-Aranha (2002)

Por outro lado, se Blade mostrou que era possível adaptar histórias em quadrinhos para o cinema, foi a trilogia do Homem-Aranha dirigida por Sam Raimi que ajudou a propagar os super-heróis no mainstream, e até hoje é difícil encontrar uma roupa tão bonita e icônica para o herói aracnídeo quanto o traje usado por Tobey Maguire.

Ainda que tenha sofrido pequenas alterações ao longo dos filmes (ganhando até uma versão totalmente preta em Homem-Aranha 3), o traje do herói carrega toda a iconografia clássica dos quadrinhos, dando um ar de mistério e aventura para o Amigão da Vizinhança. Um destaque para as teias em alto-relevo, que acrescentam detalhes mais vívidos ao visual.

Imagem de capa do item

Demolidor (2003)

Nos anos 2000, todo mundo estava obcecado com couro. Enquanto os filmes dos X-Men da Fox se desviavam da fonte original e adaptavam todos os visuais dos mutantes para trajes de couro furtivos, o filme do Demolidor seguiu na contramão e, mesmo usando couro, se propôs a encontrar um visual mais fiel para o Homem Sem Medo.

Selado à vácuo no uniforme, Ben Affleck pode até não ter entregado uma grande performance como Matt Murdock, mas não há como reclamar de seu visual - que até hoje, é um dos mais fiéis e bonitos feitos pela Fox nas adaptações da Marvel. É uma pena que a Elektra de Jennifer Garner não tenha tido a mesma sorte...

Imagem de capa do item

Quarteto Fantástico (2005)

Avacalhados por muitos, os filmes do Quarteto Fantástico dirigidos por Tim Story certamente não estão entre as melhores adaptações de HQs de super-heróis de todos os tempos, mas seria injusto deixar os trajes da Família Fundamental de fora da lista, especialmente pela forma como honram toda a simplicidade da arte de Jack Kirby sem perder o estilo.

Aqui, vemos os uniformes criados com moléculas instáveis se mantendo no corpo dos heróis, mesmo quando usam seus poderes inumanos. E falando nisso, é até impressionante como a equipe de produção conseguiu criar o Coisa usando apenas efeitos práticos - que podem até soar datados hoje em dia, mas que foram inovadores para a época.

Imagem de capa do item

Motoqueiro Fantasma (2007)

Assim como o item anterior, os filmes do Motoqueiro Fantasma sem a menor sombra de dúvidas estão muito longe da lista de "melhores filmes de super-heróis de todos os tempos". Na verdade, eles merecem uma posição na lista oposta a isso, mas não há como negar que o visual de Nicolas Cage ficou sensacional como Johnny Blaze.

Ainda que o filme de 2007 tenha efeitos um pouco mais precários, a criação de um esqueleto flamejante usando jaqueta de couro e pilotando uma moto possante não passou despercebida. Em Motoqueiro Fantasma: O Espírito da Vingança, de 2012, temos uma atualização desse visual, com efeitos um pouco mais refinados e uma "sujeira" encardida sobre os ossos do anti-herói.

Imagem de capa do item

Coringa (2008)

2008 foi o ano em que o Universo Cinematográfico da Marvel começou de forma definitiva, com o primeiro Homem de Ferro. Na época, nós nem tínhamos noção da proporção que a franquia tomaria, o que torna os filmes lançados nesse ano os "preparativos finais" para a invasão dos super-heróis nas salas de cinema.

Batman: O Cavaleiro das Trevas é um filme maravilhoso por si só, mas o que mais desponta à nossa memória é o visual de Coringa que eternizou Heath Ledger como a versão definitiva do Príncipe Palhaço do Crime para milhares de fãs. Com um terno roxo, um colete verde e a maquiagem pesada no rosto, essa versão do vilão alimentou muitos de nossos pesadelos!