Tom Hiddleston: 7 fatos e curiosidades sobre o ator de Loki

Capa da Publicação

Tom Hiddleston: 7 fatos e curiosidades sobre o ator de Loki

Por Arthur Eloi

Não há dúvidas que Loki é uma das figuras mais marcantes do Universo Cinematográfico da Marvel. Isso se dá por conta de Tom Hiddleston ser carismático, ameaçador e talentoso em partes iguais, algo muito explorado no personagem. Mas como é o ator fora das telas da Marvel?

Reunimos abaixo fatos e curiosidades sobre Tom Hiddleston, para conhecer melhor a vida e carreira do intérprete inglês.


Imagem de capa do item

De onde surgiu Tom Hiddleston?

Hoje um nome recorrente no audiovisual, Tom Hiddleston é um ator britânico nascido em Londres, Inglaterra, no ano de 1981. Sua linhagem é uma mistura de ingleses (por parte de mãe) e escoceses (por parte de pai), além de ter um pouco de ascendência alemã.

Sua família, inclusive, é relativamente importante no Reino Unido: Sir Edmund Vestey, seu trisavô materno, criou um sistema para levar comida às tropas britânicas durante a Primeira Guerra Mundial; já Reginald Servaes, seu bisavô materno, foi um almirante que comandou a embarcação HMS London durante a Segunda Guerra Mundial.

Imagem de capa do item

Afinidade pela atuação

Hiddleston mostrou seu interesse pelas artes desde cedo. Criado na região de Westminster, em Londres, desde novo ele foi enviado para estudar em internatos, primeiro aos sete anos de idade, e depois aos 13. Nesta segunda vez, na Eton College, onde estudou na mesma turma que personalidades como o príncipe William e o ator Eddie Redmayne. Inclusive, chegou a contracenar com Redmayne em uma montagem estudantil de Passagem para a Índia (em que viveu uma das pernas de um elefante).

Mais tarde, Hiddleston se matriculou na Universidade de Cambridge, onde se consagrou como um jogador de rugby. Mesmo assim, deixou o esporte de lado para se focar na atuação, seguindo para a Academia Real Inglesa após sua graduação. Desde então, Tom Hiddleston é ator, com carinho especial por atuar em obras de William Shakespeare.

Familia das artes

Existe relação entre Tom Hiddleston e The Witcher? Existe sim.

Com exceção do pai do ator, um cientista da indústria farmacêutica chamado James Norman Hiddleston, o resto de sua família imediata está toda envolvida nas artes.

Sua mãe, Diana Patricia Hiddleston, tem uma longa carreira como diretora de cena em peças teatrais. Sua irmã, Sarah Hiddleston, trabalhou na equipe de efeitos visuais de Homem de Ferro 3. Já sua outra irmã, Emma Hiddleston, também é atriz. Entre alguns papéis na BBC, sua atuação de maior renome foi, na verdade, nos games, já que deu voz à poetisa Priscilla em The Witcher 3: Wild Hunt. A personagem aparece apenas na metade do jogo da CD Projekt RED, mas rouba a cena por sua belíssima apresentação de “The Wolven Storm”, canção sobre o turbulento relacionamento entre o bruxo Geralt e Yennefer de Vengerberg.

Os irmãos Emma e Tom Hiddleston até chegaram a atuar juntos em Unrelated, filme de 2007 escrito e dirigido por Joanna Hogg.

Chegada na Marvel

O interesse de Tom Hiddleston por Shakespeare o levou por caminhos inusitados. Em 2011, a Marvel estava prestes a lançar um filme solo do Thor, e confiou a tarefa ao diretor Kenneth Branagh, cuja carreira é majoritariamente dedicada a adaptar trabalhos shakespearianos. O cineasta combinou seu carinho pelo poeta inglês ao universo das HQs, em um filme muito mais dramático e teatral que o comum para produções de heróis.

Essa abordagem única despertou o interesse de Hiddleston, que rapidamente fez o teste para viver o Deus do Trovão. Alguns testes de câmera já foram divulgados na internet, que mostram Tom Hiddleston como Thor, bombado e com Mjolnir em mãos. Branagh se impressionou pelo talento do ator, mas achou que seria melhor utilizado para viver Loki, irmão de Thor e Deus da Trapaça. Desde então, Tom Hiddleston se tornou um dos vilões mais carismáticos e marcantes do MCU.

Carinho por Loki

Conhecido por ser muito educado, não há nenhum pingo de ressentimento no ator por não ter pego o papel de Thor. Hiddleston se tornou um grande amigo de Chris Hemsworth, e também se diz grato pelo sucesso global do Loki, já que isso permitiu que ele pegasse papéis muito diferentes dos que interpretava em produções britânicas.

Hiddleston gostou tanto do papel que, inclusive, chegou até a interpretá-lo ao vivo durante uma San Diego Comic-Con. Em um dos momentos mais marcantes do evento de 2013, o ator apareceu como Loki e “dominou” o pavilhão do Hall H.

Vale pontuar que, apesar de ser parte integral do universo Marvel, o herói favorito de Tom Hiddleston é o Superman, da rival DC Comics.

Imagem de capa do item

Velhos amigos

Uma das melhores partes de Loki é a química entre o Deus da Trapaça e Mobius, agente da AVT vivido por Owen Wilson que pede cooperação ao Deus da Trapaça para capturar uma Variante causando caos na sagrada linha temporal. Essa conexão não é coincidência. Acontece que, alguns anos antes da série da Marvel, Tom Hiddleston contracenou com Owen Wilson em Meia-Noite em Paris (2011).

No filme de Woody Allen, Wilson vive um escritor que, misteriosamente, se encontra voltando no tempo sempre que o relógio bate meia-noite. Perdido na década de 1920, ele se depara com F. Scott Fitzgerald, autor de O Grande Gatsby que, no filme, é vivido por Tom Hiddleston.

Essa amizade dos bastidores perdurou por anos. Quando chegou a vez de Owen Wilson se juntar ao Universo Cinematográfico da Marvel, Hiddleston foi um verdadeiro guia, explicando toda a mitologia dos filmes e a dinâmica dos bastidores. Dessa forma, o ator sequer precisou assistir os filmes da Marvel para participar de Loki.

Tom Hiddleston também é amigo de muitos outros nomes dos filmes de herói. Em entrevistas, o ator elogiou colegas britânicos como Benedict Cumberbatch (Doutor Estranho), com quem atuou em Cavalo de Guerra, além de Tom Hardy (Venom) e a dupla Michael Fassbender (Magneto) e James McAvoy (Professor Xavier), dos filmes dos X-Men.

O vídeo não está mais disponível.

Um homem de muitas habilidades

Tom Hiddleston é verdadeiramente um homem completo. Além de sua belíssima aparência, carisma e ótima capacidade dramática, ele também é rápido para aprender novas habilidades. Para viver o músico country Hank Williams no filme A Jornada de Hank Williams (2015), Hiddleston aprendeu a cantar e tocar violão. Já para interpretar o vampiro de Amantes Eternos, ele aprendeu a tocar bateria e até o alaúde. Isso continua mesmo em seus momentos de descanso: nos intervalos das filmagens de Kong: A Ilha da Caveira, fez bom uso do set ser no Havaí e simplesmente aprendeu a surfar por lá mesmo.

O mesmo se aplica para idiomas. Além de saber francês e espanhol, o ator tem muito interesse por aprender novas línguas, e também estudou latim e grego durante a universidade. Inclusive, ele colocou essa habilidade em prática no segundo episódio de Loki, em que o personagem discursa em latim antes da queda de Pompeia.