Todos os games que ganharão remake em breve

Capa da Publicação

Todos os games que ganharão remake em breve

Por Ygor de Oliveira Ferreira

Remakes foram algo que começaram a se tornar cada vez mais comuns nos jogos, principalmente com alguns sucessos recentes, como Resident Evil 2 e Final Fantasy VII.

Como muitas obras incríveis que foram lançados em consoles mais antigos que atualmente são de difícil acesso, ou então apresentam mecânicas datadas que tornam a experiência frustrante, os remakes buscam atualizar alguns projetos importantes para que um novo público possa conhecê-lo.

Nesta lista você confere todos os remakes que estão anunciados!

Imagem de capa do item

Dead Space 1 - 27 de janeiro de 2023

O remake do primeiro Dead Space, agradou muito os fãs já no trailer que mostrava suas criaturas grotescas, atmosfera sinistra e as mortes extremamente violentas de Isaac. A franquia estava desde 2013 sem um novo jogo, já que o terceiro foi muito mal recebido pela crítica e também pelo público.

Já que durante esses anos o estúdio Visceral Games, o criador da franquia, foi fechado, o novo game sendo desenvolvido pela Motive, a responsável por Star Wars Squadron.

Em entrevistas os desenvolvedores, já comentaram sobre como pretendem manter a atmosfera da USG Ishimura, mas trazer diversas mudanças como novos sustos, um incentivo maior para retornar a cenários antigos, melhorias de vida no combate e na movimentação e, por fim, adicionar diálogos para Isaac.

Imagem de capa do item

Like a Dragon: Ishin - 21 de fevereiro de 2023

Like a Dragon: Ishin é o remake do jogo chamado de Ryu Ga Gotoku Ishin!, lançado somente no Japão em fevereiro de 2014. Ele é um derivado de Yakuza que se passa no Japão Feudal, muitos anos antes dos acontecimentos da franquia principal.

Esse jogo é protagonizado Sakamoto Ryoma, que foi acusado de um assassinato que não cometeu, para encontrar o verdadeiro assassino e limpar seu nome, O personagem se une ao Shinsengumi e acaba envolvido em eventos que mudarão o país. Assim como os remakes dos primeiros jogos de Yakuza, o novo game terá melhorias gráficas, um combate mais fluido que a versão original, além de novos mini-games.

Imagem de capa do item

Resident Evil 4 - 24 de março de 2023

Resident Evil 4 é um dos jogos mais icônicos de todos os tempos. Seu lançamento no PlayStation 2 serviu para estabelecer como jogos de tiro em terceira pessoa funcionam e marcar os jogadores com seus momentos de ação de tirar o fôlego.

Agora a Capcom tenta recriar essa experiência assim como fez com Resident Evil 2, amplificando o deu certo no jogo original e tentando arrumar os pontos negativos que a versão anterior apresentava. Entre as novidades reveladas no remake, temos locais novos e novas para a faca, que agora pode ser usada para se defender, inclusive dos inimigos que utilizam a serra elétrica.

Ashley também terá mais destaque na narrativa, para deixar de ser somente uma donzela indefesa, enquanto que a história de Ada será ampliada e melhor encaixada no jornada de Leon.

Apesar das informações, ainda não é possível saber se a história geral passará por alterações significativas, com o objetivo de ligá-lo aos outros jogos da franquia.

Imagem de capa do item

System Shock - março de 2023

Lançado em 1994, System Shock é considerado um dos primeiros jogos no estilo Immersive Sim, onde os jogadores têm diversas escolhas de como interagir com aquele mundo, reforçando soluções criativas, como utilizar copos e outros objetos do cenário.

O remake foi um financiamento coletivo que está previsto para março de 2023 e traz a estação espacial totalmente refeita com uma atmosfera bem mais aterrorizante que sua versão original, além de um novo sistema de combate similar aos FPS atuais.

O game está sendo desenvolvido pela Nightdive Studios, responsável por remasterizar e tornar mais acessíveis jogos como Shadow Man e Blade Runner de 1997.

Imagem de capa do item

Silent Hill 2 - 2023

Silent Hill 2 é considerado por muitos como o melhor jogo de terror já feito. Muito disso devido a seu cenário assustador, atmosfera desconfortante, uma trilha sonora marcante e uma história capaz de pegar qualquer um desprevenido por conta das suas reviravoltas. Refazer esse jogo é uma tarefa difícil que a Konami, detentora da franquia entregou para o estúdio Bloober Team.

Eles foram responsáveis pelo jogo da Bruxa de Blair e também por The Medium, que se inspira bastante em Silent Hill. Para a nova versão do jogo eles prometem novas áreas, melhorias no combate, um respeito ao material original -- seja na sua história ou nos temas abordados -- e uma nova trilha sonora que está sendo composta por Akira Yamaoka, responsável pelas músicas originais.

Imagem de capa do item

Final Fantasy VII: Rebirth - Final de 2023, começo de 2024

Final Fantasy VII: Rebirth é a segunda parte do remake do sétimo jogo da franquia, que traz o retorno de Cloud e seus amigos, mas dessa vez fora de Midgar. Este capítulo está previsto pra ser lançado entre o final de 2023 e o começo de 2024.

Em Rebirth é esperado ver mais do passado de Cloud com Sephiroth, novos locais como Nibelheim e o encontro do grupo de heróis com novos personagens como a Yuffie, introduzida na DLC do primeiro jogo. Por fim, acredita-se que a história passará por mudanças, assim como o anterior, mas até o momento não se sabe o que será alterado.

Imagem de capa do item

Lollipop Chainsaw - sem data

Lollipop Chainsaw foi um jogo lançado para o Xbox 360 e PlayStation 3 em 2012, onde o jogador controla Juliet uma líder de torcida que com uma serra elétrica precisa salvar sua cidade de zumbis. A obra foi criada por Suda 51 conhecido por jogos como No More Heroes, parceria com James Gunn, o diretor da franquia Guardiões da Galáxia.

Em 2022 foi anunciado que um remake do jogo está sendo produzido pelo estúdio Dragami Games e será dirigido Yoshimi Yasuda, o produtor do game original. Também já foi confirmado que o jogo terá um visual mais realista, novas músicas e que não trará o envolvimento da Suda 51 ou de James Gunn.

Imagem de capa do item

Star Wars: Knights of the Old Republic - sem data

Knights of the Old Republic, feito pela Bioware e lançado em 2003, mostra o universo de Star Wars milhares de anos antes dos acontecimentos vistos no filme. Na época, a produção chamou muita atenção pelas escolhas que o jogador podia fazer e pelas histórias contatadas no game, fazendo dele quase um clássico cult. Atualmente é um jogo difícil de se jogar devido a mecânicas datadas e compatibilidade com novos consoles.

Com isso, a Embracer entregou o desafio de refazer esse clássico para a Aspyr, empresa que tem sido responsável por remasterizar os jogos antigos de Star Wars. Atualmente o seu desenvolvimento passa por alguns problemas e, por isso, foi adiado indefinidamente, seguindo sem novas informações.

Imagem de capa do item

Prince of Persia: Sands of Time - sem data

Prince of Persia: Sands of Time é o início de uma trilogia da franquia clássica que começou no PlayStation 2, pela Ubisoft. Em 2020 a empresa anunciou um remake do jogo, com a promessa de trazer novos gráficos e mais fluidez no combate e nos momentos de escaladas.

O trailer de anúncio foi duramente criticado pelo público que reclamavam principalmente da arte do jogo, fazendo com que seu lançamento fosse adiado para 2022 e, logo depois, tivesse sua página nas lojas removidas e as pré-vendas reembolsadas. Atualmente o jogo segue sem uma previsão de lançamento.

Imagem de capa do item

Splinter Cell - sem data

Splinter Cell é uma franquia de espionagem muito querida pelos fãs, mas que a Ubisoft não pareceu dar muita atenção nos últimos anos. As últimas aparições de Sam Fisher foram como skin em Rainbow Six Siege e em uma missão especial de Ghost Recon Wildlands inspirada na franquia de jogos.

Então, no fim de 2021 a Ubisoft anunciou que estava nos estágios iniciais de um remake de Splinter Cell feito pelo estúdio responsável por The Division. Até o momento não existe nenhum indicativo de quando ele será lançado, mas, segundo a empresa, ele terá uma gameplay linear similar aos primeiros jogos da franquia, porém todo modernizado para a atual geração de consoles.

Imagem de capa do item

Alone in the Dark - sem data

Alone in the Dark é uma das principais franquias de terror nos jogos, sendo responsável por inspirar diversos jogos -- como o primeiro Resident Evil. Depois de muitos anos sem nenhum jogo da obra, a THQ Nordic decidiu reviver o título com um remake do primeiro jogo, lançado originalmente em 1992.

O game traz de volta a mansão Decerto, mas dessa vez bem maior e com a possibilidade de explorar a cidade próxima da casa. Além disso, a jogabilidade, que inicialmente era um Adventure, foi alterada para um jogo mais focado na ação, assim como os remakes de Resident Evil.

Até o momento o remake segue sem uma data de lançamento.

Imagem de capa do item

Max Payne 1 e 2 - sem data

A franquia Max Payne começou com uma parceria da Remedy com a Rockstar que serviu para os dois primeiros jogos da franquia, assim, somente com o terceiro sendo feito inteiramente pela empresa responsável por GTA. Em Abril de 2022 foi anunciado que a parceria entre as duas empresas seria retomada para refazer os jogos da franquia.

A Remedy vai ser responsável pelo desenvolvimento das novas versões para o PlayStation 5, PC e Xbox Series S/X, enquanto a Rockstar irá financiar o projeto lidando com divulgação e marketing.

O objetivo do remake é trazer a história, ação e atmosfera da franquia Max Payne de volta para os jogadores de uma nova maneira. Como o projeto ainda está no início de seu desenvolvimento, ele ainda não tem uma previsão de lançamento.

Imagem de capa do item

Dragon Quest III: HD-2D Remake - sem data

Em comemoração aos 35 anos da franquia Dragon Quest, a Square Enix fez muitos anúncios, entre eles um remake de Dragon Quest III, lançado originalmente em 1988 para o NES. A nova versão trará gráficos que ficaram conhecidos como HD-2D, que mistura a Pixel Art com o 3D para gerar visuais impressionantes, similar ao de Octopath Traveler.

Dragon Quest III é um dos mais queridos pelos fãs da franquia e traz uma conclusão a trilogia Erdrick, aprofundando as mecânicas e complexidade das batalhas introduzidas nos jogos anteriores. Apesar de já ter sido lançado para outras plataformas, como o Super Nintendo, DS e Switch, essa vai ser a primeira vez que ele passará por uma reformulação completa. Até o momento o jogo não tem uma janela de lançamento.

Imagem de capa do item

The Witcher 1 remake - sem data

A CD Projekt Red, responsável pela franquia The Witcher, anunciou recentemente que está trabalhando em diversos novos projetos no universo, incluindo um remake do primeiro jogo, que foi lançado em 2007. A nova versão está sendo desenvolvida em parceria com a Fools Theory, um estúdio de suporte responsável por auxiliar jogos como Baldur’s Gate 3 e Outriders.

Não se sabe o tamanho das mudanças que serão feitas nesta nova versão, se ele terá mais inspirações em The Witcher 3, como um mundo mais aberto e um combate mais focado na ação, ou se será uma forma melhorada do ritmo metódico do combate do primeiro, algo que foi duramente criticado em seu lançamento. O desenvolvimento do jogo ainda está nos estágios iniciais e por isso não existe nenhuma previsão para o lançamento.

Imagem de capa do item

Gothic remake - sem data

Gothic foi um RPG lançado somente para PC em 2001 e chamava atenção pela sua construção de mundo e combate simples e acessível. A franquia acabou se transformando em uma trilogia, além de receber um derivado chamado de Arcania em 2010. Desde então a franquia estava parada até a THQ Nordic adquirir seus direitos.

Com isso, em 2019, um remake do primeiro jogo começou a ser produzido tentando trazer mais uma vez a atmosfera desconfortante da mina, repleta de criaturas gigantescas e misteriosas. Até o momento não existem muitas informações sobre o jogo e ele também não apresenta uma janela de lançamento.