Todos os 11 filmes do Homem-Aranha, ranqueados do pior para o melhor

Capa da Publicação

Todos os 11 filmes do Homem-Aranha, ranqueados do pior para o melhor

Por Gus Fiaux

Um dos personagens mais famosos das HQs e o maioral da Marvel Comics, o Homem-Aranha acumula o título de maior quantidade de filmes solo para um herói da editora, e é sempre lembrado pelos fãs por suas obras mais épicas, como a trilogia de Sam Raimi ou o nostálgico Homem-Aranha: Sem Volta para Casa.

O herói recebe adaptações em longas-metragens desde a década de 70 e possui um vasto histórico na TV e nos cinemas. E hoje, você vai descobrir qual é a posição de cada um dos 11 filmes do Homem-Aranha, ranqueados pela crítica!

Imagem de capa do item

11. Homem-Aranha (1977)

Na década de 70, muito antes do herói ganhar o tratamento cinematográfico que todos conhecemos, o Homem-Aranha estrelou sua própria série de TV nos Estados Unidos, onde foi interpretado por Nicholas Hammond. E tudo começa com o telefilme Homem-Aranha, de 1977, que além de dar origem à série de TV, teve duas continuações bem obscuras.

Por ser feito para a televisão e por não possuir um grande orçamento, o filme de 1977 é bem datado se colocado frente aos filmes mais contemporâneos. No Rotten Tomatoes, há apenas uma crítica (negativa), que diz que o longa é "uma das maiores calamidades já feitas para a TV de tubo". Ainda assim, tanto o filme quanto a série possuem seus fiéis defensores.

Imagem de capa do item

10. Supaidâman (1978)

Em décimo lugar, está um clássico que, para a surpresa de muitos fãs, foi um dos responsáveis por inaugurar o surto dos tokusatsu no Japão. O filme de 1978 servia como um piloto para uma série de TV, coproduzida pela Marvel e pela Toei, ganhando várias mudanças em relação aos quadrinhos para se adequar ao público japonês.

Ainda que não tenha muitas críticas em sites especializados como o Rotten Tomatoes, o "filme" de 1978 - que tem menos de meia-hora de duração - se tornou um produto canônico na mitologia do Homem-Aranha, tanto que a versão japonesa do herói já apareceu nos quadrinhos e deve participar de Homem-Aranha: Através do Aranhaverso, mesmo que brevemente.

Imagem de capa do item

9. O Espetacular Homem-Aranha 2 (2014)

Desde que passou para sua "era cinematográfica", o Homem-Aranha não teve um filme com média de aprovação negativa no Rotten Tomatoes. Isto é, até o lançamento de O Espetacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de Electro, o filme que pôs um fim à saga estrelada por Andrew Garfield e dirigida por Marc Webb.

No Rotten Tomatoes, o longa conta com 51% de aprovação da crítica especializada, e seu consenso diz: "Embora o elenco seja estelar e os efeitos visuais sejam de ponta de linha, o novo filme da saga do Aranha sofre de uma narrativa sem foco e uma abundância excessiva de personagens". Pelo menos, ele apresenta o melhor traje do herói em live-action até hoje!

Imagem de capa do item

8. Homem-Aranha 3 (2007)

Lançado em 2007, Homem-Aranha 3 passou muito tempo sendo visto como o "patinho feio" da trilogia de Sam Raimi - isto é, até ter sido mais bem-recebido pelos fãs, nos últimos anos. Aqui, vemos o Peter Parker de Tobey Maguire enfrentando não apenas um, mas três inimigos: Venom, Homem-Areia e o novo Duende Verde (Harry Osborn).

O filme foi bem criticado pela falta de foco narrativo e por algumas decisões de roteiro, e conta com 63% de aprovação no Rotten Tomatoes. No site, lemos o seguinte consenso dos críticos: "Apesar de ter mais personagens e narrativas, e mesmo com cenas de ação incríveis, Homem-Aranha 3 não é tão refinado quanto os dois anteriores".

Imagem de capa do item

7. O Espetacular Homem-Aranha (2012)

Em 2012, cinco anos após o último filme de Sam Raimi para o herói, a Sony decidiu que era hora de fazer uma nova versão do Escalador de Paredes, que pudesse rivalizar com a ascensão do Universo Cinematográfico da Marvel. Assim nasceu O Espetacular Homem-Aranha, o primeiro de dois filmes com Andrew Garfield no papel principal.

Na época, o filme foi elogiado pelo visual e pela química de Garfield com Emma Stone, mas foi criticado por contar uma história de origem quase igual que a retratada nos filmes de Raimi. Por isso, ele conta com 71% de aprovação no Rotten Tomatoes, cujo consenso diz: "Um elenco bem escolhido e uma direção certeira fazem com que O Espetacular Homem-Aranha emocione, ainda que revisite algumas batidas do Homem-Aranha de 2002".

Imagem de capa do item

6. Homem-Aranha: Longe de Casa (2019)

Em sexto lugar, temos a segunda aventura solo de Peter Parker no MCU, com Homem-Aranha: Longe de Casa, um filme que mais serve como o epílogo da Saga do Infinito. Aqui, o Peter de Tom Holland deve passar pelo luto pela morte de seu mentor, Tony Stark, enquanto enfrenta o vilão mais enganador de sua carreira, Mysterio.

No Rotten Tomatoes, essa aventura conta com 90% de aprovação dos críticos, com nota média de 7,40. O consenso no site nos diz: "Uma divertida e imprevisível mescla de romance adolescente e ação heroica, Homem-Aranha: Longe de Casa define com estilo o cenário para a próxima era do MCU".

Imagem de capa do item

5. Homem-Aranha (2002)

Em 2002, Sam Raimi inaugurava a primeira franquia cinematográfica do herói com Homem-Aranha, um marco no gênero dos super-heróis até hoje. Aqui, acompanhamos a história de origem de Peter Parker e o seu primeiro confronto com um supervilão poderoso, o Duende Verde, o que o fez aprender que com grandes poderes vêm grandes responsabilidades.

O filme até hoje é celebrado como uma das melhores adaptações de histórias de origem das HQs, com 90% de aprovação da crítica especializada no Rotten Tomatoes. No consenso, lemos: "Não apenas Homem-Aranha fornece uma ótima dose de diversão, mas também tem coração, graças ao charme combinado de Sam Raimi e Tobey Maguire".

Imagem de capa do item

4. Homem-Aranha: De Volta ao Lar (2017)

Em 2016, a Marvel Studios finalmente pôde apresentar sua própria versão do Amigão da Vizinhança em Capitão América: Guerra Civil, e após um ano, ele já estava ganhando seu próprio filme. Protagonizado por Tom Holland, Homem-Aranha: De Volta ao Lar traz uma versão "repaginada" do herói para enfrentar um inimigo de peso, o Abutre.

O filme dirigido por Jon Watts ganhou 92% de aprovação dos críticos especializados, além de 87% do público. No Rotten Tomatoes, lemos o seguinte consenso: "Homem-Aranha: De Volta ao Lar faz tudo que um segundo reboot pode fazer, entregando uma aventura divertida e colorida que se encaixa muito bem no vasto MCU".

Imagem de capa do item

3. Homem-Aranha: Sem Volta para Casa (2021)

Abrindo nosso pódio, temos Homem-Aranha: Sem Volta para Casa, o terceiro filme da franquia estrelada por Tom Holland, que mais serve para homenagear e culminar a história cinematográfica do herói, já que traz de volta os Aranhas de Tobey Maguire e Andrew Garfield para confrontar um grupo de vilões vistos nos filmes e franquias anteriores.

No Rotten Tomatoes, o filme conta com 93% de aprovação da crítica, com média de 7,90. O consenso dos críticos diz: "Uma continuação mais corajosa e maior para o Homem-Aranha, Sem Volta para Casa expande o escopo da franquia e a escala da ação sem perder de vista o seu humor e seu coração".

Imagem de capa do item

2. Homem-Aranha 2 (2002)

Em segundo lugar da lista, vem o segundo filme do Amigão da Vizinhança de Sam Raimi, lançado em 2002. Homem-Aranha 2 foi considerado um grande marco por melhorar todos os aspectos do primeiro filme, colocando Peter Parker para sofrer com a perda de seus poderes e uma ameaça na forma do Doutor Octopus.

O longa conta com 93% de aprovação dos críticos no Rotten Tomatoes, com nota média de 8,30. No consenso do site, lemos o seguinte: "Com um vilão divertido e um foco emocional mais profundo, essa é uma sequência ágil que melhora o original". No Metacritic, ele é o segundo melhor filme da Marvel como um todo, com nota 83.

Imagem de capa do item

1. Homem-Aranha no Aranhaverso (2018)

No entanto, o filme mais elogiado do Amigão da Vizinhança é justamente o único desta lista que não é em live-action. Em 2018, Homem-Aranha no Aranhaverso chegava aos cinemas e conquistava o coração dos fãs, não só por apresentar Miles Morales mas também por colocá-lo em uma ótima aventura ao lado de outros heróis-aranha.

O filme conta com 97% de aprovação dos críticos no Rotten Tomatoes, uma média bem impressionante para filmes de super-heróis. No consenso do site, lemos: "Homem-Aranha no Aranhaverso combina narrativa ousada com uma belíssima animação para criar uma aventura adorável com coração, humor e muita ação heroica".