Tobey Maguire: Conheça a carreira do ator para além de Homem-Aranha

Capa da Publicação

Tobey Maguire: Conheça a carreira do ator para além de Homem-Aranha

Por Junno Sena

Mesmo que Homem-Aranha 2 seja o filme melhor avaliado de seu currículo, Tobey Maguire não é um homem de apenas um sucesso. Tobias Vincent Maguire, ou Tobey para os íntimos e fãs, possui uma carreira extensa, com participações em séries como Blossom, mas também foi protagonista da série Great Scott, pavimentando seu caminho até chegar no primeiro sucesso de sua carreira, Tempestade de Gelo.

Tudo isso tendo início com os 100 dólares oferecidos por sua mãe para começar a fazer aulas de teatro, ao invés de culinária; do sucesso de 1997 para frente, demorou pouco para que o ator roubasse o coração dos fãs dos quadrinhos ao vestir o uniforme do Cabeça de Teia e se balançar pelos prédios de Manhattan. 

Nascido bem longe da cidade que o tornou conhecido, em Santa Mônica, na Califórnia, o ator já recebeu indicações para premiações como o Globo de Ouro e o Screen Actors Guild. E já recebeu dois Prêmio Saturno, incluindo um como o de Melhor Ator. Com tantos fatos e curiosidades, separamos algumas produções para que você conheça mais da performance do ator além do Homem-Aranha. Reunimos aqui 8 participações importantes da carreira do ator. Confira!

Primeiros anos de carreira

Com um sorriso carismático e juvenil, a primeira participação não oficial de Tobey Maguire como ator é no filme produzido pela Nintendo e Universal Studios: O Gênio do Videogame. Sem falas e não creditado, o então garoto Tobey faz uma breve aparição no fliperama Video Armageddon. Na história, ele é apenas mais um coadjuvante na aventura de dois irmãos tentando competir nas finais de um campeonato de videogame.

Depois disso, Tobey participou da série 1st & Ten em 1990, produção de comédia com O. J. Simpson no elenco; também esteve em Blossom e em Roseanne em 1991. Participou de comerciais de TV de suco, séries procedurais e produções adolescentes da Fox Kids. Com um rosto reconhecível como o dele, é interessante perceber essas rápidas aparições do ator nos primeiros anos de carreira.

Imagem de capa do item

Great Scott

Cancelada após nove semanas, a série de 1992, Great Scott, marca a primeira produção de Tobey como protagonista. Seguindo a fórmula da época, do clássico “adolescente tenta descobrir quem é”, como em Blossom, Anos Incríveis, Três é Demais, Um Maluco no Pedaço, em Gret Scott seguimos um rapaz comum que é constantemente comparado com seu primo Larry.

Mesmo que a série não tenha conseguido se manter atraente para a Fox na época, ela recebeu algumas indicações da Young Artist Awards para Tobey e outros atores mirins na produção. Com momentos constrangedores, para não dizer “cringe”, Tobey aqui começa a caminhar para o boom que receberia nos anos seguintes.

Imagem de capa do item

Tempestade de Gelo

Se Great Scott foi Tobey se acostumando na carreira de ator, em Tempestade de Gelo, o rapaz finalmente parecia legitimar a sua carreira. Dirigido por Ang Lee e contracenando ao lado de uma jovem Christina Ricci, Sigourney Weaver e Kevin Kline; no drama de 1997, Tobey interpreta Paul Hood, papel que lhe rendeu críticas positivas e olhos completamente voltados para ele.

No longa, seguimos a vida de duas famílias, os Hoods e os Carvers, no Dia de Ação de Graças. Com uma tempestade se aproximando e polêmicas ao redor de sexo casual e jogos sexuais, a vida das duas famílias promete virar de ponta cabeça. Descrito como “um drama totalmente devastador e verdadeiramente adulto” pelo The New York Times, a atuação de Tobey Maguire, mesmo sem indicações a prêmios, marca o filme como um dos melhores de sua carreira.

Imagem de capa do item

A Vida em Preto e Branco

Sendo mais um dos clássicos protagonizados por Tobey Maguire, em Pleasantvile, o ator interpreta David, que ama séries dos anos 50 que, ao lado de sua irmã Jennifer, interpretada por Reese Witherspoon, que é o completo oposto do irmão, são levados a uma cidade em preto e branco de uma sitcom dos anos 50.

Tentando levar alguma cor à vida das pessoas da cidade, os dois irmãos procuram uma forma de voltar para casa. Um dos marcos do filme foi a sua produção. Desde maquiagem à efeitos visuais, A Vida em Preto e Branco recebeu diversas indicações a prêmios pela forma que transformou a narrativa em um artifício visual.

Imagem de capa do item

Seabiscuit

A cinebiografia ambientada nos anos da depressão nos Estados Unidos é um daqueles filmes densos que acabam fazendo parte da temporada de premiações. Nele, Charles Howard é um milionário que ganhou um cavalo selvagem chamado Seabiscuit. Com o animal sendo um perdedor das corridas de cavalo, Howard decide treiná-lo para torná-lo competitivo. É assim que, no meio da Grande Depressão, homem e cavalo constroem um vínculo rumo ao sucesso.

E junto, foi o filme. As críticas foram bem positivas para Seabiscuit, a ponto de vermos referências a ele na série animada Bojack Horseman, mas sob o nome de Secretariat. Mesmo que Tobey tenha montado em um cavalo robotizado em determinados momentos, procurando evitar possíveis acidentes, o longa marca o auge da carreira do ator.

Imagem de capa do item

O Dono do Jogo

Representando o último filme de Tobey antes de seu hiato, O Dono do Jogo é lançado em 2014 após uma fase fria do ator nos cinemas. Esse mesmo período foi marcado por O Grande Gatsby, que mesmo visto como uma produção superestimada hoje em dia por conta de sua narrativa rasa; em 2013, o filme conseguiu balançar com Hollywood. Porém, as críticas mistas da imprensa não foram bem para o currículo de Tobey.

Já em O Dono do Jogo, o ator interpreta o prodígio do xadrez Bobby Fischer que se vê preso entre duas superpotências e suas próprias lutas enquanto desafia o Império Soviético. Com Liev Schreiber, Lily Rabe e Peter Skarsgard no elenco, o filme não representou uma estreia excepcional, mas foi uma boa performance do ator para ficarmos com saudades.

Imagem de capa do item

Babylon

Em hiato desde 2014 com atuações em live action — o ator deu voz ao narrador de O Poderoso Chefinho em 2017 —, Homem-Aranha: Sem Volta para Casa marca o retorno de Tobey como Peter Parker, mas em 2022 teremos a estreia dele em outro gênero de filme com Babylon, dirigido e escrito de Damien Chazelle.

O filme, que possui quase nenhuma informação além de seu elenco, promete ser uma ode à Era de Ouro de Hollywood. Com Olivia Wilde, Margot Robbie, Brad Pitt e mais, Babylon trata tanto de figuras históricas, quanto personagens fictícios. No Brasil, o filme tem data de estreia marcada para 6 de janeiro de 2023.

Imagem de capa do item

Extrapolations

“A única coisa que sabemos com certeza sobre o futuro é que vamos para lá todos juntos - e estamos levando conosco nossas esperanças, nossos medos, nossos apetites, nossa criatividade, nossa capacidade de amar e nossa predileção por causar dor”, disse o diretor da série, Scott Z. Burns.

A nova série da Apple TV+, com estreia marcada para 2022 e trazendo nomes como Meryl Streep, Kit Harrington, David Schwimmer, promete seguir os passos de Não Olhe para Cima e tratar dos impactos das mudanças climáticas e dos efeitos adversos do aquecimento global na vida de pessoas das mais diversas camadas e funções sociais.

Explorando “o amor, a fé, o trabalho e a família”, Extrapolations irá reunir oito histórias interconectadas, cada uma apresentada em um único episódio. Tobey Maguire fará o papel de Nic. Mesmo sem muitos detalhes, podemos esperar um episódio focado na trajetória do personagem e aparições dele nos outros sete episódios da série.