Timothée Chalamet: Os 10 melhores filmes com o ator de Wonka

Capa da Publicação

Timothée Chalamet: Os 10 melhores filmes com o ator de Wonka

Por Jaqueline Sousa

Com uma indicação ao Oscar, o ator Timothée Chalamet tem um currículo de dar inveja em muita gente. Prestigiado dentro e fora das câmeras, o astro carrega consigo um filmografia cheia de sucessos e com projetos diversificados, como o recém-lançado Wonka, o spin-off de A Fantástica Fábrica de Chocolate.

Assim, caso você queira conhecer mais do trabalho do ator, reunimos os 10 melhores filmes de Timothée Chalamet nesta lista!

Imagem de capa do item

Lady Bird: A Hora de Voar (2017)

Timothée Chalamet tem o costume de colaborar com alguns cineastas na indústria cinematográfica, como é o caso de Greta Gerwig (Barbie). E o primeiro projeto do ator sob o comando da diretora foi Lady Bird: A Hora de Voar, um filme coming of age estrelado por Saoirse Ronan (Adoráveis Mulheres).

Na trama, acompanhamos a história de Christine (Saoirse Ronan), que prefere ser chamada simplesmente como Lady Bird. Em seu último ano da escola, tudo que ela mais deseja é fazer uma faculdade longe de sua casa, uma ideia que sua mãe rejeita. Com uma personalidade forte e objetivos muito bem estabelecidos, a jovem vive as alegrias e as tristezas do fim da adolescência, caminhando rumo à maturidade.

Imagem de capa do item

Adoráveis Mulheres (2019)

Adoráveis Mulheres é mais uma parceria bem-sucedida de Chalamet com a diretora Greta Gerwig. Inspirado no clássico Mulherzinhas da escritora Louisa May Alcott, o filme é a versão mais recente da obra literária, e foi um sucesso de crítica e de público na época de seu lançamento.

Ambientada durante Guerra de Secessão nos EUA, Adoráveis Mulheres segue a história das irmãs Jo (Saoirse Ronan), Amy (Florence Pugh), Meg (Emma Watson) e Beth (Eliza Scanlen), enquanto elas amadurecem entre o fim da adolescência e o início da vida adulta. Com personalidades extremamente diferentes, cada uma enfrenta o desafio de se manterem unidas mesmo diante de desavenças e situações inesperadas.

Imagem de capa do item

Me Chame Pelo Seu Nome (2017)

Me Chame Pelo Seu Nome foi o grande responsável por ter consagrado Timothée Chalamet com sua primeira indicação ao Oscar de Melhor Ator, tornando-o o terceiro artista mais jovem a receber uma nomeação na categoria. O filme foi um divisor de águas na carreira do astro, dando a ele um baita reconhecimento em Hollywood por sua aclamada performance.

Dirigido por Luca Guadagnino (Suspiria), Me Chame Pelo Seu Nome é uma adaptação homônima do livro de André Aciman. A trama conta a história de Elio, personagem interpretado por Chalamet, um jovem que está passando um preguiçoso verão na casa de seus pais na Itália. Mas as coisas começam a mudar com a chegada de Oliver (Armie Hammer), um acadêmico que vai até o local para ajudar com a pesquisa do pai do garoto.

Imagem de capa do item

Até os Ossos (2022)

Um dos filmes mais recentes da filmografia de Timothée, Até os Ossos foi mais uma parceria do ator com o diretor Luca Guadagnino. Uma mistura de terror e romance, o longa-metragem é estrelado por Chalamet e Taylor Russell (Perdidos no Espaço), e também conta com Mark Rylance (Não Olhe Para Cima) e Chloë Sevigny (Psicopata Americano) no elenco.

Em Até os Ossos, Maren (Taylor Russell) é abandonada pela mãe no dia seguinte ao seu aniversário, o que a faz ir atrás do pai que nunca conheceu. Durante sua jornada, ela acaba conhecendo o misterioso Lee (Timothée Chalamet), um jovem por quem se apaixona. Juntos, os dois embarcam em uma viagem surreal pelas estradas americanas, mas todos os caminhos levam os dois de volta para seus passados aterrorizantes.

Imagem de capa do item

A Crônica Francesa (2021)

Dirigido por Wes Anderson (O Grande Hotel Budapeste), o filme A Crônica Francesa é uma obra da carreira de Chalamet que merece ser destacada. Com o estilo simétrico e colorido já característico da filmografia do cineasta, o longa tem um grande elenco – Tilda Swinton (Suspiria, O Assassino), Adrien Brody (O Pianista) e Bill Murray (Os Caça-Fantasmas) são apenas alguns nomes – que impulsiona uma trama episódica ambientada em um jornal americano na França.

Imagem de capa do item

Duna (2021)

No mesmo ano em que apareceu em um filme de Wes Anderson, Timothée Chalamet também deu as caras em uma produção grandiosa do diretor Denis Villeneuve: Duna. Adaptação da clássica saga de ficção científica do escritor Frank Herbert, o longa foi um sucesso de crítica e de público, o que garantiu o início de uma nova franquia hollywoodiana rapidamente.

Situado em um futuro longínquo, Duna acompanha a história de Paul Atreides (Timothée Chalamet), um jovem brilhante e talentoso cujo destino está além de sua compreensão. Quando uma terrível traição ameaça o futuro de sua família, Paul é obrigado a fugir para os cantos mais distantes do deserto na tentativa de salvar o que ainda restou de seu orgulho.

Imagem de capa do item

Querido Menino (2018)

Mais um papel dramático da carreira do ator, Querido Menino explora as consequências do vício em drogas em uma família. Dirigido por Felix Van Groeningen (As 8 Montanhas), o filme tem Chalamet como Nic, um jovem viciado em metanfetamina cujo pai é um conceituado jornalista e escritor que vive com a segunda esposa.

Percorrendo a relação entre pai e filho, Querido Menino mergulha no universo das drogas para mostrar os altos e baixos do jovem, que passa por diversos ciclos de um dependente químico, enquanto o pai tenta ajudar o garoto da melhor maneira.

Imagem de capa do item

Interestelar (2014)

Você pode até ter se esquecido, mas Timothée Chalamet também está no elenco de Interestelar, ficção científica de Christopher Nolan (Oppenheimer). No longa, o ator interpreta a versão adolescente de Tom, o filho mais velho de Cooper (Matthew McConaughey).

Interestelar é ambientado em uma Terra onde as reservas naturais estão chegando ao fim. Logo, um grupo de astronautas recebe a missão de encontrar possíveis planetas para que a espécie humana consiga sobreviver. Cooper é um deles, mas para liderar a equipe ele precisará deixar para trás seus filhos, sabendo que pode nunca mais vê-los.

Imagem de capa do item

Wonka (2023)

Wonka chegou aos cinemas recentemente, mas nem mesmo por isso deveria ficar de fora desta lista, já que é uma das produções mais divertidas da carreira de Timothée Chalamet. Dirigido por Paul King (As Aventuras de Paddington), o filme acompanha o jovem Willy Wonka, de A Fantástica Fábrica de Chocolate, antes dele se tornar o famoso chocolateiro. Com uma infinidade de sonhos na cabeça e um impressionante otimismo, Willy parte em uma aventura para realizar seus objetivos adocicados.

Imagem de capa do item

O Rei (2019)

Timothée Chalamet em dramas históricos? Também temos. Com direção de David Michôd (The Rover: A Caçada), o filme O Rei usa como inspiração as várias peças Henriad de William Shakespeare para narrar a vida do jovem Henrique V, que governou a monarquia da Inglaterra na primeira metade do século XV.

No filme, quem interpreta o Rei é Chalamet, que divide a tela com nomes como Robert Pattinson (Batman) e Joel Edgerton (Star Wars). A trama acompanha a juventude de Henrique V, que relutantemente precisa ascender ao trono após a morte do irmão.