Capa da Publicação

Quem são os Thunderbolts? Conheça a equipe da Marvel que ganhará filme

Por Gus Fiaux

Recentemente, estourou na internet a notícia de que a Marvel Studios está desenvolvendo um filme focado nos Thunderbolts, uma das equipes mais inusitadas dos quadrinhos da Casa das Ideias. Composto por vilões, o grupo surgiu para “tomar o lugar” dos Vingadores nas HQs, mas logo começaram a ter aventuras próprias e missões bem perigosas.

Diferente do que muitos acreditam, eles não são o “Esquadrão Suicida da Marvel”, então, antes de vermos sua estreia no Universo Cinematográfico da Marvel, preparamos aqui a lista com tudo que você precisa saber sobre os Thunderbolts, desde sua primeira aparição nos quadrinhos às formações mais importantes do grupo!

Imagem de capa do item

Quando surgiram os Thunderbolts e quem os criou?

Os Thunderbolts surgiram nos quadrinhos pela primeira vez em The Incredible Hulk #449, que por sua vez foi publicada em janeiro de 1997. A equipe foi criada por Kurt Busiek e Mark Bagley, e logo passaram a ter uma revista própria, onde viviam suas aventuras sob a direção do Cidadão V, um personagem que depois seria revelado como sendo o Barão Zemo.

A equipe surgiu bem na época em que a Marvel estava soltando uma de suas sagas mais controversas: Heróis Renascem. O propósito da equipe era ser o novo carro-chefe da Casa das Ideias, já que os Vingadores não estavam mais presentes naquele universo, no entanto, logo tudo mudou na dinâmica do grupo e no que eles fariam dali em diante.

Imagem de capa do item

Quem são os Thunderbolts?

Quando os Thunderbolts surgiram nos quadrinhos, eles nada mais eram que um disfarce para os Mestres do Terror. Após a saga Massacre, muitos heróis tinham sido lançados para uma "dimensão compacta" criada por Franklin Richards, e os vilões aproveitaram esse momento para ter fama e sucesso, enquanto preenchiam o vácuo de poder dos Vingadores.

Eventualmente, muitos dos integrantes da equipe deixaram de lado os ideais do Barão Zemo e começaram a ter uma carreira heroica, enquanto tinham planos de se redimir por seus crimes do passado. Ao longo dos anos, o grupo teve várias formações diferentes, mas ele frequentemente é composto por seres e indivíduos criminosos, ou então anti-heróis, que buscam redenção.

Abaixo, você confere as principais formações do grupo:

Imagem de capa do item

Principais formações: Os Thunderbolts originais

A equipe original foi formada pelo Barão Zemo. Para isso, ele convocou os membros de sua própria equipe de supervilões, os Mestres do Terror. Os membros então adotaram novas identidades para se passarem por heróis. O grupo passou a ter missões como se fossem os "substitutos" dos Vingadores, ganhando reconhecimento entre a comunidade heroica da Marvel.

Entre os principais membros do grupo, temos:

  • Cidadão V (Barão Zemo - Helmut Zemo)
  • Soprano (Colombina - Melissa Gold)
  • Meteorita (Rocha Lunar - Karla Sofen)
  • MACH-V (Besouro - Abner Jenkins)
  • Tecno (Armador - Norbert Ebersol)
  • Atlas (Golias - Erik Stephan Josten)

Como dito anteriormente, a equipe foi muito proeminente nas HQs durante a saga Heróis Renascem, já que eles tomaram o lugar dos Vingadores como os "Maiores Heróis da Terra". Com o tempo, os demais integrantes do grupo renegaram os planos malignos de Zemo e passaram a ser liderados por ninguém menos que o Gavião Arqueiro.

Imagem de capa do item

Principais formações: A equipe de Norman Osborn

Outra importante formação dos Thunderbolts surgiu durante os eventos da Guerra Civil, com alguns vilões que queriam se redimir de crimes do passado. Para seu azar, no entanto, o grupo foi liderado por ninguém menos que Norman Osborn, que tinha propósitos bem macabros para a equipe e para suas missões.

Nessa fase, além de Osborn, os integrantes eram:

  • Rocha Lunar (Karla Sofen)
  • Soprano (Melissa Gold)
  • Mercenário (Lester)
  • Suplício (Robbie Baldwin)
  • Homem-Radioativo (Chen Lu)
  • Espadachim III (Andreas Von Strucker)
  • Venom (Mac Gargan)

A equipe acabou sendo usada para missões muito perigosas. Eventualmente, Norman inclusive reaproveitou alguns de seus membros (como Rocha Lunar, Mercenário e Venom) ao fundar seus Vingadores Sombrios. Durante a Guerra Civil, esses Thunderbolts foram usados para caçar heróis que não haviam se alistado na Lei do Registo dos Super-Humanos.

Imagem de capa do item

Principais formações: Thunderbolts de Luke Cage

Depois do Reinado Sombrio, a equipe passou novamente por mudanças na Marvel. Como seus membros tinham cometido crimes terríveis durante toda a administração de Norman Osborn, muitos precisavam se provar novamente como heróis. Foi assim que se desenvolveu o programa dos Thunderbolts, liderado por Luke Cage.

Entre os membros dessa formação, temos:

  • Soprano (Melissa Gold)
  • Ossos Cruzados (Brock Rumlow)
  • Fanático (Cain Marko)
  • Tecno (Norbert Ebersol)
  • Rocha Lunar (Karla Sofen)
  • Homem-Coisa (Ted Sallis)
  • Fantasma (desconhecido)

Nessa fase, a equipe era mantida na prisão de segurança máxima Balsa, e participavam de missões constantes enquanto tentavam provar sua redenção. Essa foi a revista que mais se aproximou de ser "Esquadrão Suicida da Marvel" , uma vez que os Thunderbolts precisavam prestar serviços ao governo norte-americano, enquanto conquistavam reduções em suas penas.

Imagem de capa do item

Principais formações: Equipe Vermelha

Durante a Nova Marvel, a editora reformulou a equipe com um elenco novo - e dessa vez, com uniformes combinando, já que todos os membros usam trajes nas cores vermelho e preto. O grupo foi criado pelo Hulk Vermelho e era composto apenas por anti-heróis "intratáveis". Sua função era investigar e interceder em casos "sujos", que não cairiam bem com os Vingadores.

Os integrantes do grupo são:

  • Hulk Vermelho (Thaddeus "Thunderbolt" Ross)
  • Elektra (Elektra Natchios)
  • Justiceiro (Frank Castle)
  • Agente Venom (Flash Thompson)
  • Deadpool (Wade Wilson)
  • Motoqueiro Fantasma (Johnny Blaze)

A equipe durou bastante tempo em atividade, sempre enfrentando inimigos poderosos. Eles participaram indiretamente da saga Infinito, quando o Líder Vermelho tem sua mente "sugada" por Supergigante, da Ordem Negra de Thanos. A equipe foi marcada por decisões controversas, como o romance do Justiceiro com Elektra.

Imagem de capa do item

Principais formações: Novos Thunderbolts

Recentemente, a Marvel Comics anunciou uma revista com uma formação original. Dessa vez, a equipe não será composta por ex-vilões, mas sim por heróis que já possuem um certo renome em outras equipes da editora. Entre os membros confirmados, temos:

  • Gavião Arqueiro (Clint Barton)
  • Miss America (America Chavez)
  • Espectro (Monica Rambeau)
  • Persuasão (Kara Killgrave)
  • Poderoso (Víctor Álvarez)

Além disso, a equipe ainda trará um personagem novo chamado Gutsen Glory, descrito como um soldado com melhorias cibernéticas. A primeira edição da revista será lançada em agosto deste ano e será escrita por Jim Zub. O grupo foi formado graças aos eventos de Devil's Reign, a saga mais recente da Marvel Comics.

Imagem de capa do item

Adaptações dos Thunderbolts

Ao longo dos anos, os Thunderbolts tiveram algumas adaptações fora dos quadrinhos. Nos jogos, vários dos membros da equipe aparecem em muitos títulos, mas o maior destaque vai para LEGO Marvel's Avengers, que tem um DLC especial para a equipe, com vários personagens da equipe clássica - Cidadão V, Atlas, Meteorita, Soprano, MACH-V e Choque.

Nas animações, temos mais versões do grupo. A formação criada por Norman Osborn aparece na terceira temporada de Ultimate Homem-Aranha. A formação original aparece em Os Vingadores Unidos. Por fim, também há uma piada com o grupo em um curta da linha Marvel Rising, já que há uma banda chamada "Screaming Mimi and the Thunderbolts", liderada pela Soprano.

Imagem de capa do item

Thunderbolts no Universo Cinematográfico da Marvel

Recentemente, saiu a notícia de que a Marvel Studios está desenvolvendo um filme em live-action para os Thunderbolts, como parte do vasto Universo Cinematográfico da Marvel. A ideia é que o filme reúna vilões de várias franquias em um único bando, enquanto lutam pelo governo norte-americano em missões secretas e sigilosas.

Dentro do estúdio, o projeto está sendo discutido como uma "versão Marvel" de O Esquadrão Suicida, embora essa prerrogativa não seja muito fiel às aventuras dos Thunderbolts nos quadrinhos. O roteiro será escrito por Eric Pearson (Viúva Negra, Thor: Ragnarok) e a direção deve ficar por conta de Jake Schreier (Vingança Sabor Cereja, Cidades de Papel).

Até o momento, é especulado que a equipe presente no filme consista destes personagens: Zemo, Fantasma, Agente Americano, Yelena Belova, Soldado Invernal, Abominável e Treinador. Há também rumores de que a Marvel esperava usar o Hulk Vermelho, algo que pode ter se complicado após a morte do ator William Hurt.

Imagem de perfil
Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Demon to some... angel to others (ele/dele) || @gus_fiaux