Luz-Estrela: 10 coisas que você precisa saber sobre a heroína de The Boys

Capa da Publicação

Luz-Estrela: 10 coisas que você precisa saber sobre a heroína de The Boys

Por Gus Fiaux

Atenção: Alerta de Spoilers!

De todos os personagens super-poderosos de The Boys, a única exceção em um mar de maçãs podres é a Luz-Estrela, a heroína que logo começa a entender toda a sujeira que se esconde por trás dos Sete e da Vought. A personagem se tornou muito querida pelos fãs e é uma das figuras centrais da série atualmente.

Nas HQs, ela tem uma história bem diferente e passa por vários apertos nas mãos dos “supers”. Sua jornada é ainda mais violenta e tortuosa, mas ela também se destaca por sua força de vontade e seu romance nada convencional. E é por isso que aqui listamos 10 coisas que você precisa saber sobre a Luz-Estrela!

Créditos: Divulgação

Imagem de capa do item

Quem é a Luz-Estrela na série de The Boys?

Quando The Boys começa, conhecemos a Luz-Estrela como a mais nova integrante dos Sete. Jovem e ingênua, ela logo é exposta a uma realidade assustadora ao sofrer um abuso sexual pelo Profundo. A partir daí, ela se desencanta com a vida de heroína e começa a notar a podridão ao seu redor.

Eventualmente, ela entra em um relacionamento com Hughie Campbell, sem se dar conta que ele é faz parte da equipe de Billy Bruto. Na segunda temporada, ela finalmente foi exposta como a grande traidora dos Sete - e sua jornada vai se complicar ainda mais no futuro.

Imagem de capa do item

Quem interpreta a Luz-Estrela em The Boys?

Na série, a Luz-Estrela é vivida por Erin Moriarty, uma atriz norte-americana nascida e criada na cidade de Nova York. Ela já teve papel em diversos filmes, incluindo Os Reis do Verão, Jogos do Apocalipse, Kong: Ilha da Caveira e Capitão Fantástico.

No mundo das séries, ela teve papéis pequenos mas de destaque. Ela esteve na primeira temporada de True Detective, onde viveu a filha do personagem de Woody Harrelson, além da primeira temporada de Jessica Jones, onde vive uma mulher manipulada por Kilgrave.

Imagem de capa do item

Quais foram as inspirações para a criação da Luz-Estrela nos quadrinhos?

Nos quadrinhos, a Luz-Estrela é inspirada em duas importantes personagens da DC Comics. Os poderes da heroína são inspirados pela Sideral/Stargirl, a heroína que recentemente ganhou muita popularidade por estrelar sua própria série no DC Universe.

Já em termos de visual, ela é baseada na Mary Marvel, uma das mais importantes aliadas do Shazam e integrante da Família Marvel. Há uma versão do traje de Mary que se assemelha bastante ao de Luz-Estrela, com um tecido branco e a insígnia em amarelo/dourado.

Imagem de capa do item

Quais são os poderes e as habilidades da Luz-Estrela?

A Luz-Estrela possui todos os poderes básicos de uma "super" no universo de The Boys - ou seja, ela possui super-força, uma alta durabilidade e resistência. Porém, seus poderes específicos são baseados em luminosidade e energia elétrica.

Basicamente, ela é capaz de absorver energia elétrica através de seu corpo, drenando-a de tomadas, fios elétricos e até mesmo lâmpadas. A partir daí, ela é capaz de gerar rajadas de energia poderosas, além de produzir bioluminescência (ou seja, luz a partir de seu próprio corpo).

Imagem de capa do item

As origens da Luz-Estrela

Quando a Luz-Estrela é apresentada pela primeira vez nas HQs, ela ainda não é integrante dos Sete, e sim uma aliada de outra importante equipe, os Jovens Americanos. Eles são um grupo de heróis cristãos conhecidos como "Capas para Cristo".

E por mais que sejam religiosos e estejam sempre fazendo participações em igrejas e missões ao redor do mundo, eles são tão asquerosos, violentos e depravados quanto os Sete. A única diferença é que eles fazem tudo sob o mais absoluto sigilo do público e da própria Luz-Estrela.

Imagem de capa do item

Os Sete

Eventualmente, Luz-Estrela (cujo nome real é Annie January acaba se juntando aos Sete, como uma substituta para outro herói da equipe, o Facho-de-Luz. Ela é chamada para "limpar" a imagem da equipe, mas logo descobre que o mundo "perfeito" dos supers é uma mentira.

O roteirista das HQs, Garth Ennis já confessou que sua intenção original com a Luz-Estrela era criar uma personagem que iria ser tão maltratada e abusada que perderia completamente a cabeça, mas eventualmente ele acabou gostando da heroína, dando a ela um arco próprio.

Imagem de capa do item

Assédio e abuso

Assim como na série de TV, a Luz-Estrela acaba sofrendo um abuso sexual assim que chega à sede dos Sete. No entanto, os culpados por esse crime são outros nos quadrinhos. Em vez de ser violentada pelo Profundo, ela acaba sofrendo uma sessão de abuso sexual grupal por três membros da equipe.

O Capitão Pátria a obriga a fazer sexo oral nele, no Trem-Bala e no Black Noir. E isso não é a única humilhação pela qual ela passa. Depois, ela é obrigada a usar uma roupa muito mais reveladora, enquanto os heróis revelam que só a chamaram para a equipe para poderem humilhá-la e degradá-la.

Imagem de capa do item

A queda da estrela

Todos esses eventos hediondos levam Luz-Estrela a descer em uma espiral de tristeza e depressão. Refém dos Sete e da Vought-American, ela acaba virando alcoólatra, cada vez perdendo mais a cabeça e se descontrolando em público. Ela chega ao ponto de renegar até mesmo a fé cristã.

Percebendo que vive uma grande mentira, e que todos os "heróis" são, na verdade, criminosos terríveis, ela passa a xingar e ter acessos agressivos. Tudo isso faz com que ela comece a duvidar de seu próprio caráter, acreditando que é igual a outros integrantes dos Sete.

Imagem de capa do item

Um romance proibido

Nos quadrinhos, Luz-Estrela também acaba nutrindo um grande relacionamento com Hughie Campbell. Contudo, quando os dois se envolvem, nem ela sabe que ele é um caçador de supers e nem ele sabe que ela é uma integrante dos Sete.

Eventualmente, os segredos são revelados e os dois passam a ter idas e vindas constantes, com os dois sempre brigando por conta de suas alianças. Ao fim, após um longo término, eles acabam ficando juntos - os dois únicos sobreviventes principais de toda a história.

Imagem de capa do item

Uma poderosa aliada

Mas antes da Luz-Estrela terminar com Hughie, ela acaba se revoltando contra os Sete, o que atrai a ira de diversos membros da equipe - e o apoio de uma importante aliada. Certa vez, a heroína é quase abusada sexualmente pelo Black Noir, mas acaba sendo salva pela Rainha Maeve.

Maeve percebe que tem a chance de fazer algo bom e ajuda sua colega de equipe a fugir. Luz-Estrela tenta convencê-la de fugir junto, para que possam planejar uma forma de derrotar os Sete, mas Maeve se recusa para lutar com o Capitão Pátria - onde encontra um final trágico e terrível...