Taika Waititi: 6 filmes e séries para conhecer o diretor de Thor: Amor e Trovão

Capa da Publicação

Taika Waititi: 6 filmes e séries para conhecer o diretor de Thor: Amor e Trovão

Por Gus Fiaux

Recentemente, chegou aos cinemas Thor: Amor e Trovão, o quarto filme do Filho de Odin no Universo Cinematográfico da Marvel. Porém, um nome chama bastante atenção no projeto: Taika Waititi, o cineasta neozelandês que virou o queridinho do momento na indústria cinematográfica, tendo produzido vários filmes e séries bem impressionantes – quase todos com um apelo cômico delicioso.

Taika já participou de várias franquias, tendo atuado em séries de Star Wars (inclusive, ele dirigirá um dos próximos filmes da saga), mas muita gente o conheceu depois de seu trabalho em Thor: Ragnarok. Porém, se você quer ver mais coisas da filmografia do diretor além dos filmes de super-heróis, aqui separamos 6 filmes e séries para você conhecer mais da carreira de Taika Waititi!

Imagem de capa do item

O Que Fazemos nas Sombras (2014)

Onde posso assistir: Disponível para streaming no Locke e para alugar no AppleTV+.

Embora Taika Waititi já tivesse vários projetos bem-sucedidos, seu nome só foi ficar conhecido graças ao filme O Que Fazemos nas Sombras, de 2014, que acompanha um grupo de quatro amigos vampiros que vivem em uma mesma casa, enquanto tentam lidar com eventos cotidianos e todas as situações absurdas em um mundo onde seres sobrenaturais são reais.

Coescrito e codirigido por Jemaine Clement, que é um de seus maiores amigos e colaboradores, o longa acabou se tornando um portfólio do humor de Taika e suas peculiaridades. Aqui, ele também atua no papel de Viago, um vampiro de mais de trezentos anos que ainda tem certas dificuldades em se adaptar aos tempos contemporâneos...

Imagem de capa do item

What We Do in the Shadows (2019-Presente)

Onde posso assistir: As três primeiras temporadas estão disponíveis no Star+.

E caso você já tenha visto o filme e goste dele, aqui vai outra recomendação ambientada no mesmo universo: em 2019, foi lançada What We Do in the Shadows, uma série do FX que segue uma premissa parecida com o filme de 2014, porém com novos personagens. Dessa vez, a história é ambientada em Staten Island, nos Estados Unidos.

Taika não só é produtor executivo da série como também dirigiu três de seus episódios (incluindo o piloto). Ele também retornou ao papel de Viago em algumas participações especiais hilárias. A produção está atualmente em sua quarta temporada, mas já foi renovada para uma quinta. E se você quer ver ainda mais desse universo, confira o spin-off Wellington Paranormal.

Imagem de capa do item

A Incrível Aventura de Rick Baker (2016)

Onde posso assistir: Disponível para alugar no AppleTV+.

Se você é daqueles que não dispensa uma boa aventura a la Sessão da Tarde, uma ótima indicação é A Incrível Aventura de Rick Baker, filme que foi lançado em 2016 e conta com roteiro e direção de Taika Waititi. O filme é estrelado por ninguém menos que Sam Neill (de Jurassic Park) e Julian Dennison (de Deadpool 2), como uma dupla bem inusitada.

Na trama, um garoto foge de casa após receber a notícia de que será tirado do seu tio para ficar sob a custódia do conselho tutelar. Logo, os dois acabam se embrenhando nas matas da Nova Zelândia, enquanto uma caçada nacional é posta em andamento. É um filme emocionante, divertido e cheio de humor, além de ser uma carta de amor de Taika ao país em que nasceu.

Imagem de capa do item

Jojo Rabbit (2019)

Onde posso assistir: Disponível no Star+.

Durante a Segunda Guerra Mundial, um jovem menino chamado Johannes Betzler faz parte da Juventude Hitlerista da Alemanha Nazista. Ele sonha em se tornar um soldado e possui, como amigo imaginário, ninguém menos que o próprio Adolf Hitler. Porém, tudo muda no dia que sua mãe decide dar refúgio e esconderijo a uma menina judia.

Essa é a trama de Jojo Rabbit, filme dirigido e escrito por Taika, que foi indicado a cinco categorias no Oscar (e levou o prêmio de Melhor Roteiro Adaptado). O longa toca em diversas questões como intolerância, alienação e os horrores da guerra, e ainda traz Waititi no papel do "Hitler imaginário" - o que certamente serve como o último prego no caixão do nazista.

Imagem de capa do item

Reservation Dogs (2021-Presente)

Onde posso assistir: A primeira temporada está disponível no Star+.

Taika Waititi é um homem indígena, que se orgulha muito de suas raízes. No ano passado, ele lançou Reservation Dogs, uma das primeiras séries norte-americanas com um elenco majoritariamente composto por pessoas de origem indígena. A trama se ambienta em Oklahoma, nos Estados Unidos, e segue um grupo de quatro adolescentes rebeldes.

Bem impactados pela morte de um amigo no ano anterior, os quatro sonham em se mudar para a Califórnia, mas precisam resolver algumas pontas soltas e fazer as pazes com suas famílias. A série foi aclamada em seu primeiro ano, e já foi renovada para uma segunda temporada, que está prevista para estrear no dia 3 de agosto deste ano.

Imagem de capa do item

Nossa Bandeira é a Morte (2022-Presente)

Onde posso assistir: A primeira temporada está disponível no HBO Max.

Por fim, aqui temos o sucesso mais recente de Taika Waititi no campo das séries, que é Nossa Bandeira é a Morte, a divertida comédia romântica de piratas do HBO Max. Baseada em (alguns) eventos reais, a trama segue o adorável Stede Bonnet, um cavalheiro pomposo que tenta, a todo custo, viver como um pirata lendário, com uma tripulação bem peculiar.

Aqui, Waititi chegou a dirigir o piloto e é um dos produtores executivos, mas sua maior participação é no campo da atuação, já que ele interpreta o pirata mais temido de todos os tempos, Barba Negra. Cheia de momentos bem doces e tocantes, a série prova que há espaço para o amor mesmo nos Sete Mares - e vale lembrar: já foi renovada para uma segunda temporada!

Imagem de perfil
Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Demon to some... angel to others (ele/dele) || @gus_fiaux