Capa da Publicação

Stranger Things: 8 perguntas que a série deixa para a parte final da temporada 4

Por Gus Fiaux

Em uma decisão controversa, a Netflix decidiu separar a quarta temporada de Stranger Things em dois volumes. No mês passado, tivemos o lançamento do primeiro, com sete episódios – e agora, restam dois para concluir a temporada, que serão lançados apenas no dia 1º de julho. Porém, como fãs, estamos ansiosíssimos para descobrir o que vai rolar em Hawkins.

O quarto ano da série apresentou diversos núcleos alternativos, com narrativas paralelas que devem se unir apenas no final – e além disso, ainda nos trouxe um dos piores e mais assustadores vilões da história da série. Com tantos enredos em aberto, selecionamos aqui 8 perguntas que Stranger Things deixa para o final de sua quarta temporada!

Imagem de capa do item

Eleven vai ficar mais poderosa?

O quarto ano da série começa com Eleven sem poderes, já que a luta no Starcourt Mall exigiu muito de suas capacidades. Porém, ela é reencontrada por Martin Brenner, que a faz passar por um rígido treinamento para que ela possa recuperar seus dons psicocinéticos. E do que podemos ver, isso já está fazendo efeito.

Agora, resta saber se Eleven voltará "repaginada", com um aumento em seus poderes - afinal de contas, é pouco provável que ela consiga deter Vecna sem isso, já que o vilão é a criatura mais poderosa e assustadora já vista no universo de Stranger Things. Além disso, como ela vai para Hawkins? Será que ela precisará fugir do Dr. Brenner novamente?

Imagem de capa do item

Como Hopper, Joyce e Murray vão sair da Rússia?

Um dos núcleos mais polêmicos da temporada até agora é o que envolve o Xerife Jim Hopper, bem como Joyce Byers e Murray Bauman. Os personagens atualmente estão presos na Rússia, já que Joyce e Murray foram até lá na esperança de encontrar Hopper vivo. Porém, eles ainda não estão a salvo, já que permanecem sem ter como voltar para casa.

Levando em conta como a série pinta os soviéticos como grandes vilões, é pouco provável que o trio consiga voltar para casa sem complicações. Além disso, ainda há um Demogorgon vivo no gulag em que Hopper ficou preso. E mesmo que consigam escapar, como eles chegarão em Hawkins, se levarmos em conta que Joyce até então estava morando na Califórnia.

Imagem de capa do item

O que acontecerá com Nancy?

O sétimo episódio da temporada termina em um grande cliffhanger, já que somos levados a crer que Vecna finalmente conseguiu colocar as mãos em Nancy Wheeler e fará de tudo para exterminá-la, para aumentar ainda mais seu domínio sobre Hawkins. Por isso, não sabemos exatamente como Nancy escapará do vilão.

Nos teasers dos episódios restantes, podemos ver que ela estará viva e vai lutar lado a lado com Steve Harrington, mas precisamos saber como isso vai acontecer. Será que os heróis conseguirão fazer ela escutar sua música favorita, salvando-a das garras de Vecna do mesmo modo que Max foi salva no quarto episódio?

Imagem de capa do item

Jonathan e Nancy vão terminar?

Ainda falando em Nancy Wheeler, não podemos deixar de notar como o seu relacionamento com Jonathan Byers ficou fragmentado desde que os Byers foram morar na Califórnia. Apesar de ainda se gostarem muito, os dois estão tendo problemas de comunicação e dá para perceber que o namoro não tem muito futuro.

Junte isso às várias cenas do sétimo episódio onde Nancy parece demonstrar sentimentos por Steve Harrington, o que pode significar que os shippers do casal ficarão bem felizes no futuro. Por ora, não sabemos ainda o que vai acontecer, mas é provável que o triângulo amoroso volte com força total nos próximos capítulos.

Imagem de capa do item

O que acontecerá com Eddie Munson?

Apesar dos momentos divertidos, a quarta temporada insere uma das tramas mais pesadas da série, ao discutir o Pânico Satânico dos anos 80. Depois que uma líder de torcida da escola de Hawkins é morta, todas as suspeitas da cidade recaem sobre Eddie Munson, um garoto com fama de esquisitão, que na verdade é apenas um amável jogador de RPG e fã de heavy metal.

Até o momento, Eddie está se saindo bem ao se esconder de quem suspeita dele, mas a cidade está formando uma milícia liderada por Jason Carver, o namorado da falecida vítima. Isso pode não acabar bem para Eddie, e nós estamos muito apreensivos com o futuro do personagem, já que Stranger Things tem fama de matar os queridinhos do público.

Imagem de capa do item

O que há no quadro de Will?

Se os fãs já formulavam teorias a respeito da sexualidade de Will Byers, a quarta temporada da série está fazendo um trabalho curioso ao explorar sua relação com Mike Wheeler. Além disso, o garoto parece muito envolvido em um projeto pessoal - uma pintura, que ele se recusa a mostrar para todos ao seu redor, incluindo Eleven.

Há quem acredite que os próximos episódios podem revelar que Will nutre sentimentos profundos por Mike, e o quadro talvez seja uma declaração para o amigo. E vale lembrar que a série tem dado grandes pistas de uma possível homossexualidade para o personagem, como o fato de que seu herói pessoal é Alan Turing, o criador do computador, que também era gay.

Imagem de capa do item

Como Vecna será derrotado?

Em sua quarta temporada, Stranger Things nos apresentou o vilão mais assustador, sombrio e poderoso que já vimos na série. Vecna é um serial killer do Mundo Invertido que estabelece um elo mental com seus alvos, e as tortura psicologicamente antes de matá-las. E como descobrimos depois, ele também é o "Experimento 1" do laboratório onde Eleven foi criada.

Com tantos poderes e poucas fraquezas, Vecna parece um oponente perfeito e que dará muito trabalho para os heróis no final da temporada. Porém, resta saber se ele de fato será derrotado, ou se ele será guardado para o quinto ano da série, onde pode figurar ao lado de outros vilões - como o próprio Devorador de Mentes, que não parece ter morrido.

Imagem de capa do item

Os portais para o Mundo Invertido serão fechados?

No sexto e no sétimo episódio, nós descobrimos que Vecna é capaz de abrir portais do Mundo Invertido para Hawkins, depois que mata as suas vítimas. Com isso, existem várias entradas e saídas para o Mundo Invertido, e os heróis que ficaram presos lá já estão conseguindo sair. Porém, ainda há o perigo de Vecna sair por esses portais e ir para Hawkins.

Desse jeito, queremos saber se os portais serão fechados - até porque, no 3º ano da série, já vimos o quanto é exaustivo o processo de fechar esses portais (Eleven que o diga). Uma possibilidade é que a cidade inteira comece a ser "infiltrada" pelo Mundo Invertido, algo que daria uma trama bem interessante para o quinto - e último - ano da série.

Imagem de perfil
Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Demon to some... angel to others (ele/dele) || @gus_fiaux