Capa da Publicação

Stranger Things: 8 filmes para quem gosta da série

Por Arthur Eloi

A quarta temporada de Stranger Things demorou mais de três anos para chegar ao catálogo da Netflix, mas isso não impediu muita gente de simplesmente maratonar todos os oito episódios — todos com mais de uma hora de duração – em questão de poucos dias, senão em uma única tarde.

Selecionamos alguns filmes com a mesma pegada da série para manter o clima enquanto o Volume 2 não chega em 1º de julho.

Vale lembrar que muitos dos títulos da lista são parecidos com o seriado porque, na verdade, serviram de inspiração para os Irmãos Duffer criarem o programa. Assim, não só você mata a vontade de ver algo parecido como também aumenta seu repertório para pegar mais referências em uma reassistida!

Imagem de capa do item

Os Goonies (1985)

Disponível na HBO Max e Netflix

O filme definitivo de “crianças em grandes aventuras”, Os Goonies é a maior inspiração para Stranger Things. Esse clássico de 1985, dirigido por Richard Donner (Superman), segue um grupo de crianças em busca de um tesouro pirata perdido.

O longa é repleto de momentos divertidíssimos, alguns macabros e muito companheirismo entre as crianças, com jovens nomes que se tornariam grandes astros do cinema, como Sean Astin (o Sam de O Senhor dos Anéis) e Josh Brolin (o Thanos do Universo Cinematográfico da Marvel).

Imagem de capa do item

Super 8 (2011)

Disponível na HBO Max

Stranger Things não foi a primeira obra moderna com pegada retrô. Alguns anos antes, em 2011, o diretor J.J. Abrams entregou o sucesso cult Super 8, que combina tanto o estilo de suspense do cineasta com as peculiaridades nostálgicas das obras de Steven Spielberg, que produz o longa.

A trama é ambientada em 1979 e segue um grupo de crianças que estão gravando um filme caseiro quando acabam filmando um acidente de trem. Curiosos, eles passam a investigar o ocorrido, e descobrem que não só não foi nenhum acidente, como também que existe algo macabro e sobrenatural por trás de tudo.

Imagem de capa do item

Trilogia A Hora do Pesadelo

Todos os três estão disponíveis na HBO Max

A quarta temporada de Stranger Things é completamente inspirada em A Hora do Pesadelo, a clássica franquia de Wes Craven. Tanto pela premissa quanto pelos poderes de Vecna, tudo nos episódios mais recentes é moldado pela ameaça do lendário Freddy Krueger, o assassino que mata jovens nos sonhos. Ao todo, a franquia têm oito filmes e um remake, e nem todos realmente prestam. Enquanto recomendamos assistir tudo por conta e risco, os fãs de Stranger Things devem se atentar aos três primeiros.

O original, de 1984, é um clássico absoluto do horror, que se mantém forte até hoje. O segundo é uma grande metáfora sobre a sexualidade de um jovem gay, que pode lembrar bastante o arco de Will Byers na série. Já o terceiro é ambientado em um hospital psiquiátrico para jovens com poderes, e traz à mente tanto os experimentos do Laboratório de Hawkins quanto algo como X-Men e Os Novos Mutantes (por sua vez fortemente inspirado nesse clássico).

Imagem de capa do item

Dobradinha It: A Coisa

Ambos os filmes disponíveis na HBO Max

Quando se trata do gênero “crianças em confusões sobrenaturais e assustadoras”, Stephen King é um mestre. Não é a toa que Stranger Things bebe tanto de suas obras na hora de criar momentos macabros com os monstros do Mundo Invertido. Para quem busca algo no mesmo espírito da série - ou, no caso, que influenciou o estilo do programa -, a melhor pedida são os filmes de It: A Coisa.

Ambientado em uma cidade de interior dos EUA, o longa segue um grupo de crianças atormentadas por Pennywise, um ser cósmico que se disfarça de palhaço assassino para assustar e devorar crianças. Bônus por ser estrelado por Finn Wolfhard, o Mike Wheeler de Stranger Things!

Imagem de capa do item

Trilogia Rua do Medo (2021)

Trilogia disponível na Netflix

Quando a Netflix tem um sucesso nas mãos, ela costuma investir em expansões ou então em obras similares, para poder recomendar para os assinantes. Foi assim, por exemplo, que a plataforma adquiriu a trilogia Rua do Medo das mãos da Fox.

Os filmes, baseados na obra de R.L. Stine (Goosebumps), compartilham da mesma essência e estética retrô que Stranger Things. Não é a toa: são obra de Leigh Janiak, diretora que é casada com Ross Duffer, cocriador da série.

A trilogia de slashers explora diferentes períodos de uma cidade aparentemente amaldiçoada, em que grandes tragédias e massacres acontecem de tempos em tempos. Durante a década de 90, um grupo de jovens decide explorar a história do local para colocar um fim definitivo na maldição. De quebra, os filmes ainda contam com participações de Maya Hawke - a Robin - e Sadie Sink, a Max de Stranger Things.

Imagem de capa do item

Poltergeist (1982)

Disponível na HBO Max

Algo curioso de Stranger Things é como a série infantojuvenil consegue entregar bons momentos de horror. Se esse aspecto te chama a atenção, então Poltergeist é pedida obrigatória.

O clássico de Tobe Hooper, com roteiro por Steven Spielberg, é um daqueles filmes que é um milagre não ter uma classificação indicativa para maiores, e acompanha uma família caindo em desgraças sobrenaturais ao descobrir que sua nova casa foi construída em cima de um cemitério indígena. Prepara-se para bons sustos e visuais de arrepiar em um filme ridiculamente divertido, que só envelhece como vinho!

Imagem de capa do item

Conta Comigo (1986)

Disponível no Star+.

Outra clássica adaptação da obra de Stephen King, Conta Comigo é para quem curte a amizade e boa dinâmica entre as crianças de Stranger Things. O filme é um drama sobre as dores do amadurecimento, ainda que com alguns elementos bastante macabros.

O longa acompanha quatro garotos em uma longa jornada para ver um cadáver, e é inteiramente focado no crescimento e nas discussões que surgem pelo caminho. De quebra, Conta Comigo ainda tem um excelente elenco, com nomes como Wil Wheaton (Star Trek), Corey Feldman (Os Garotos Perdidos), Kiefer Sutherland (24 Horas), e River Phoenix, o falecido irmão de Joaquin Phoenix (*Coringa).

Imagem de capa do item

Picardias Estudantis (1982)

Disponível para aluguel digital no Apple TV

Por mais que as crianças de Stranger Things tenham começado a série como… crianças, eventualmente eles crescem a passam a se interessar por outras coisas da vida além de RPG e jogos de fliperama. Segundo os próprios criadores, esse fase de amadurecimento que dominou a terceira e a quarta temporada é inspirada em Picardias Estudantis.

O longa, estrelado por um jovem Sean Penn, acompanha o cotidiano de jovens colegiais em uma escola do sul da Califórnia, com direito a muita pegação e drogas. É uma boa pedida para quem curtiu o núcleo de Jonathan Byers e seu amigo chapado Argyle na quarta temporada!

Imagem de perfil
Arthur Eloi

Repórter entusiasta de filmes ruins, jogos de tiro e de horror em todas as suas formas. Dá notas duvidosas para obras questionáveis • @ArthurEloi117