Capa da Publicação

Stranger Things: Todos os easter-eggs e referências da quarta temporada

Por Gus Fiaux

Stranger Things retornou com força total recentemente, com a primeira parte de sua quarta temporada já disponível na Netflix. Agora, a história está cada vez mais sombria, em grande parte graças à inclusão do vilão Vecna, que traz uma verdadeira aura de terror para a cidade de Hawkins.

Além disso, a série continua sua jornada pela nostalgia oitentista, com muitas referências a obras da cultura pop e até mesmo músicas do período – um prato cheio para quem quer redescobrir produções que influenciaram muita coisa que conhecemos hoje. E aqui, você pode conferir todos os easter-eggs e referências do primeiro volume da quarta temporada de Stranger Things!

Imagem de capa do item

Música

Assim como nas temporadas anteriores, a música é um componente crucial para a recriação de época em Stranger Things 4. Dessa vez, uma canção em particular desempenha um papel bem importante na trama - se trata de Running Up That Hill, de Kate Bush, lançada em seu quinto álbum de estúdio, Hounds of Love, de 1985.

Além disso, outras canções e músicas se destacam na trama, como Pass the Dutchie do Musical Youth, Object of My Desire do Starpoint, Detroit Rock City do Kiss, I Was a Teenage Werewolf do The Cramps, Rock Me Amadeus pelo Falco, Tarzan Boy do Baltimora e You Spin Me Round (Like a Record) do Dead or Alive, entre muitas outras.

Imagem de capa do item

Pôsteres

Além de canções, a série conta com a presença de diversos pôsteres de filmes - geralmente nos quartos de seus personagens. Na casa de Mike, podemos ver um pôster de Conan, o Bárbaro, de 1982, em seu quarto. Max tem um cartaz de Alegria de Verão, que foi lançado em 1966. Já no quarto de Will, temos cartazes de A Pequena Loja de Horrores e Tubarão.

Jonathan tem um pôster de Uma Noite Alucinante, enquanto Nancy tem um cartaz de Tom Cruise em seu quarto. Suzie, por outro lado, conta com cartazes de O Mágico de Oz e O Show dos Muppets em sua casa. Nem mesmo Hopper escapou, já que vemos uma foto de Elvira, a Rainha das Trevas na igreja onde ele tenta se refugiar antes de ser recapturado.

Na locadora onde Steve e Robin trabalham, temos referências além da conta. Aqui, vemos cartazes de Mulher Nota 1000, Gremlins, Indiana Jones: Os Caçadores da Arca Perdida, O Garoto do Futuro, O Último Dragão e até mesmo Um Tira da Pesada.

Imagem de capa do item

Clube do Inferno

A temporada já começa, em seu primeiro episódio, introduzindo o novo clube de RPG que se criou em Hawkins, liderado pelo carismático Eddie Munson - que posteriormente é perseguido, suspeito de ter assassinado uma líder de torcida.

O nome do clube é Clube do Inferno, o que é uma grande referência aos quadrinhos dos X-Men. Nas HQs, o Clube do Inferno é uma sociedade de vilões que tenta controlar o mundo ao interferir em atividades do governo e de diversas instituições.

Vale ressaltar como um dos grandes pontos dessa temporada é o fenômeno conhecido como "Pânico Satânico", que começou com todo fervor na década de 80 e atrelava produções midiáticas - inclusive o RPG - a cultos e seitas satanistas. Por isso, um nome como "Clube do Inferno" levanta muita suspeita entre os cidadãos de Hawkins.

Imagem de capa do item

Clube dos Cinco

Aliás, falando de Eddie Munson, não podemos nos esquecer da primeira cena em que o personagem aparece na série. No refeitório de Hawkins, ele se levanta na mesa e começa a listar os "grupos" que habitam o ecossistema da escola.

Aqui, temos os atletas, os esquisitões, os nerds, os populares e os criminosos - e essa é uma nítida referência ao Clube dos Cinco, o popular filme de drama colegial dirigido por John Hughes e lançado em 1985.

Além disso, quando conhecemos Éden - a irmã mais velha de Suzie -, sua aparência física e visual parece bem inspirada por Allison Reynolds, uma das personagens principais do filme, que representa justamente o arquétipo da "esquisita".

Imagem de capa do item

Madonna

Em 1986, quando a quarta temporada se passa, Madonna já tinha virado um dos maiores nomes da música pop e estava prestes a lançar seu terceiro álbum de estúdio, True Blue.

A cantora é citada nominalmente pelo Dr. Owens em uma conversa com Eleven. Além disso, Tammy Thompson, uma cantora local de Hawkins, aparece vestida com um visual muito parecido com o que Madonna usava na turnê de seu segundo álbum, Like a Virgin.

Imagem de capa do item

A Hora do Pesadelo

A quarta temporada não esconde as influências de A Hora do Pesadelo em sua trama - na verdade, ela as mostra com orgulho. A começar pelo vilão Vecna, que parece entrar na mente de suas vítimas e as mata em um "plano onírico", não muito diferente do que Freddy Krueger faz em sua saga de filmes.

Um cartaz para A Hora do Pesadelo 2: A Vingança de Freddy aparece na locadora onde Steve e Robin trabalham - e para coroar essas referências, o próprio Robert Englund, que deu vida a Freddy nos cinemas, aparece aqui como Victor Creel, a lenda local de Hawkins que os heróis acreditam ter algo a ver com Vecna.

Imagem de capa do item

Dungeons & Dragons

Jogos de RPG sempre fizeram parte do DNA de Stranger Things, desde sua primeira temporada, e a série continua mantendo a tradição de batizar os seus vilões com nomes de personagens de Dungeons & Dragons, um dos maiores jogos de tabuleiro de todos os tempos.

Vecna também surgiu no jogo, e inclusive é citado em um dos primeiros capítulos, durante uma campanha sediada pelo Clube do Inferno. Trata-se de um poderoso mago que é quase invencível - e depois, quando Vecna começa a atacar, os heróis batizam o vilão em homenagem ao personagem.

Imagem de capa do item

Star Wars

Já na década de 80, era impossível fugir da influência de Star Wars na cultura pop - e Stranger Things 4 traz duas referências bem curiosas à saga de ficção científica e fantasia espacial criada por George Lucas.

Em dado momento, Dustin diz a frase "Nunca me diga as probabilidades!" - que é dita por Han Solo em O Império Contra-Ataca, em uma cena onde ele, Leia e Chewbacca tentam fugir a bordo da Millennium Falcon.

Além disso, quando Will, Jonathan e Mike estão assistindo televisão, podemos ver brevemente a abertura da série animada dos Ewoks, que foi ao ar de 1985 a 1987.

Imagem de capa do item

Animações

Além disso, outra animação é citada em dado momento da série, quando os atletas da escola de Hawkins estão reunidos para uma festa. Jason Carver, o astro do time de basquete, fala do desenho dos ThunderCats.

A série original teve 4 temporadas, totalizando 130 episódios, e foi ao ar de 1985 a 1989 nos Estados Unidos - o que significa que estava no auge de sua popularidade. No Brasil, a série ficou popular graças à sua exibição no Xou da Xuxa e na TV Colosso.

Imagem de capa do item

Caça-Fantasmas

Se você se lembra bem, na segunda temporada da série, os garotos vão até a escola fantasiados como os membros dos Caça-Fantasmas, graças ao dia do Halloween. Porém, a série não esqueceu sua conexão com a franquia.

Em dado momento, podemos ver um bótom de Os Caça-Fantasmas na mochila de Dustin, com os dizeres "I've Been Slimed". Vale ressaltar que, em 1986, estreava na televisão norte-americana a série em animação d'Os Caça-Fantasmas, que foi ao ar até 1991.

Imagem de capa do item

Pedra da Caveira

Depois que Eddie Munson é caçado pelo seu suposto envolvimento em um assassinato, ele precisa fugir para escapar da milícia criada pelo povo de Hawkins, que acredita que ele é um satanista. Ele acaba se escondendo em um lugar chamado apenas de Pedra da Caveira.

É uma grande pedra localizada nas matas de Hawkins, que tem o formato de um crânio humano. Contudo, isso também parece ser uma referência ao filme Peter Pan, de 1953 - um clássico absoluto da Disney. No filme, há uma ilha em forma de crânio que também se chama Pedra da Caveira.

Imagem de capa do item

O Senhor dos Anéis

Depois, ainda temos várias referências à saga de O Senhor dos Anéis, quando Dustin finalmente abre o jogo com Eddie Munson e o convida a participar da ação.

O garoto primeiro diz que eles precisarão ir "até Mordor" - em referência ao local que é dominado por Sauron na saga criada por J.R.R. Tolkien. Ed concorda relutante, dizendo que o "Condado está em perigo", citando o lugar onde os Hobbits moram.

Vale mencionar que, na época, a saga era muito mais conhecida na literatura, já que os filmes de Peter Jackson só iriam chegar aos cinemas nos anos 2000. Porém, havia uma animação de 1978, dirigida por Ralph Bakshi.

Imagem de capa do item

Watergate

Perto do fim do primeiro volume, descobrimos que Vecna é capaz de abrir portais para o Mundo Invertido em Hawkins, toda vez que mata uma vítima com quem fez um grande elo psíquico. E um desses portais é localizado no fundo de um lago.

Dustin não perde tempo e chama o portal de Watergate, devido à união das palavras water (água) e gate (portão). No entanto, essa também é uma referência ao Escândalo de Watergate, que culminou na renúncia do Presidente Richard Nixon, em 1974, nos Estados Unidos.

Imagem de capa do item

Enciclopédia Brittanica

Quando viajamos até a Califórnia para encontrar Eleven, Will e Jonathan, nós descobrimos que Joyce está trabalhando em um novo projeto: ela agora é revendedora de fascículos da Enciclopédia Brittanica por telefone.

Nos anos 80, era muito comum a venda de fascículos literários por telefone. As enciclopédias foram muito popularizadas através disso, fornecendo uma base de estudos para alunos e para famílias. No Brasil, muitos devem lembrar da Enciclopédia Barsa, que foi criada em 1964 e se popularizou nos anos 80.

Imagem de capa do item

Brinquedos

Por fim, a série ainda nos mostra vários brinquedos e jogos que eram muito populares na década de 80. Um exemplo disso é a Bola-8 Mágica, que é vista com um dos cobaias do laboratório onde Eleven foi criada. A bola era conhecida por trazer respostas para perguntas cotidianas, e precisava ser chacoalhada para que mostrasse esses resultados.

Depois, no sétimo episódio, ainda temos a aparição de um Lite-Brite, que era um tabuleiro com pequenas luzinhas que podiam ser reorganizadas para formar desenhos - é assim, inclusive, que Dustin, Lucas e Max conseguem se comunicar com Robin, Steve, Nancy e Eddie, que estavam presos no Mundo Invertido.

Imagem de perfil
Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Demon to some... angel to others (ele/dele) || @gus_fiaux