Star Wars: Os Jedi mais fortes da franquia, ranqueados

Capa da Publicação

Star Wars: Os Jedi mais fortes da franquia, ranqueados

Por Gabriel Mattos

Em uma galáxia muito distante, a paz é mantida graças ao árduo trabalho da Ordem Jedi. Esses guerreiros existiram ao longo dos milênios lutando de forma justa por aqueles que não conseguiam se defender. Ficaram muito conhecidos por sua conexão com a Força e suas habilidades com o sabre de luz, que se tornaram um grande símbolo de Star Wars.

Mas ao longo dos filmes, séries e livros, alguns Jedi demonstraram feitos e habilidades mais impressionantes que outros, desenvolvendo técnicas únicas ou completamente revolucionando o que entendemos sobre a força. E nesta lista, vamos ranquear os 9 jedi mais poderosos — do mais fraco ao mais forte.

Imagem de capa do item

9 - Luminara Unduli

Luminara Unduli não apresentou nenhuma habilidade exclusiva como Jedi. Ainda assim, ao longo de The Clone Wars, ela se mostrou muito eficiente nos fundamentos da Ordem e muito respeitada entre seus pares. Ela tinha uma relação próxima de Ahsoka por treinar sua melhor amiga, que acabou sendo a sua ruína.

A parte mais triste foi o destino final de Luminara, que também comprova sua força. Ela foi presa pelo Império e usada como isca pelos Inquisidores para atrair Jedi foragidos depois da Ordem 66, provando como sua forte presença era um farol para outros Jedi.

Imagem de capa do item

8 - Avar Kriss

Avar Kriss foi uma das Jedi mais importantes da época da Alta República, tendo um papel crucial na resolução da crise do Sistema Hetzal. Mesmo possuindo um dos sabres de luz mais legais, com uma guarda medieval, o que diferenciava ela dos demais era sua habilidade de sentir a Força como uma bela melodia.

Escutando seu ritmo, Kriss conseguia entender os perigos que a cercavam. Mas o mais importante era o seu poder de sentir a relação entre usuários da Força e conectá-los, sempre ciente da presença de todos. Esse poder de união permitia que conduzisse missões na mais perfeita harmonia, sem o mínimo problema de comunicação.

Imagem de capa do item

7 - Obi-Wan Kenobi

Treinado por Qui-Gon Jinn, Obi-Wan Kenobi foi um Jedi importante nos momentos de maior crise da história galáctica. Ele não só esteve presente nas Guerras Clônicas e sobreviveu à Ordem 66, como também viveu a ascensão do Império e o surgimento de Darth Vader. Sua maior força, além de ser um exímio general, foi treinar dois dos Jedi mais poderosos de todos — Anakin e Luke Skywalker.

Kenobi tem um coração muito puro e determinado, sempre dividido entre cumprir suas ordens e fazer o que é certo. O Truque da Mente Jedi é sua marca registrada, conseguindo dominar mentes fracas com o mínimo de esforço. Dominou a técnica secreta de Fantasma da Força, que herdou de seu antigo mestre.

Imagem de capa do item

6 - Mace Windu

O poder de Mace Windu era incontestável. Afinal, ele estava entre os mais respeitados Mestres do Alto Conselho Jedi quando este respondia à República. Seu sabre roxo sugere uma moralidade mais maleável que reflete em seu estilo de luta. Ele domina o combate Vaapad, que levou muitos Jedi menos disciplinados ao lado sombrio.

Esse estilo de combate consiste em usar sua raiva e paixão como amplificadoras de seus ataques. Fortes emoções despertam o poder do Lado Sombrio, mas Mace Windu sabia a chave para não ceder completamente a seus impulsos e conseguia usar toda esse poder sem se corromper. Dizem que tinha habilidades únicas na Força que lhe traziam premonições.

Imagem de capa do item

5 - Qui-Gon Jinn

Qui-Gon Jinn foi um Jedi da Era da República conhecido por seu forte senso crítico e mente aberta. Acabou virando um queridinho dos fãs mesmo não tendo o merecido destaque nos filmes. Ele foi responsável por treinar Obi-Wan Kenobi e descobriu grandes segredos que a Ordem Jedi temia — como o ressurgimento dos Lordes Sith e o potencial caótico de Anakin Skywalker.

Jinn pode ter sido um exímio espadachim, mas sua maior conquista como Jedi foi ter descoberto uma maneira de se manter imortal virando um com a Força ao se tornar um Fantasma da Força. O processo, como Yoda mostrou em The Clone Wars é bem árduo, o que prova a resistência surpreendente de Qui-Gon.

Imagem de capa do item

4 - Yoda

Na Era da República, Yoda era considerado o Jedi mais forte que se tinha conhecimento. Ao longo de seus mais de 900 anos, o pequeno alienígena de raça desconhecida acumulou uma boa dose de conhecimento, que não só compartilhou com seus pupilos, como também lhe renderam um arsenal único de técnicas da Força.

Em combate, ele usa seu tamanho diminuto para usar um estilo rápido, instável e agressivo, pulando de um lado para o outro para evitar o inimigo. Já idoso, treinou Luke Skywalker para sua batalha contra Darth Vader no tranquilo Planeta Dagobah. Anos depois, reencontrou seu velho amigo mostrando que ainda conseguia canalizar a Força mesmo como um Fantasma, comprovando que seu poder não vê limites nem na morte.

Imagem de capa do item

3 - Anakin Skywalker

Anakin Skywalker tinha o potencial de se tornar o mais poderoso dos Jedi, mas infelizmente acabou caindo para o lado sombrio. Serviu como um dos mais eficientes generais das Guerras Clônicas, sempre com sua aprendiz Ahsoka ao seu lado.

Entre seus feitos como Anakin, não podemos esquecer do episódio de The Clone Wars que Jedi usa a Força para controlar basicamente deuses, provando que com a motivação certa seu poder não tem limites. Por isso, foi profetizado que ele levaria o equilíbrio a Força, sendo seu escolhido.

Imagem de capa do item

2 - Rey Skywalker

Rey representa o renascimento da Ordem Jedi. Após a queda do Último Jedi, ela não se limitou aos ensinamentos dos antigos escritos e definiu um novo jeito de se relacionar com a Força — com a qual sempre teve assombrosa conexão. Assim, aprendeu sozinha algumas técnicas avançadas, como o Truque Mental dos Jedi e os relâmpagos dos Sith, que consegue acessar sem se entregar completamente ao lado sombrio.

Mas o verdadeiro poder da neta de Palpatine vem de sua rara conexão com Ben Solo. A dupla forma uma díade da Força, que lhe dá acesso a poderes únicos como a capacidade de comunicação a distância, transferência de energia vital e até mesmo transporte de objetos através do espaço-tempo. Se tudo isso não fosse o suficiente, Rey também consegue canalizar o poder de todos os jedi que já foram, atingindo níveis inimagináveis de força.

Imagem de capa do item

1 - Luke Skywalker

Claro que o topo seria ocupado por um Skywalker! Luke Skywalker é um Jedi que surgiu das cinzas da Ordem Jedi e precisou encontrar o seu próprio caminho na Força. Na jornada, ele destruiu uma Estrela da Morte, pôs um fim em Darth Vader e destituiu o Imperador e esteve presente em outras coisas grandiosas, sempre guiado pela Força.

Depois de envelhecer, ele treinou algumas crianças e elevou suas habilidades ao máximo. Quando decidiu se isolar, acabou cortando a própria conexão com a Força. Sua especialidade é a levitação, ensinada por Yoda, mas conseguiu dominar uma técnica secreta muito avançada — a projeção astral a anos-luz de distância.