Sonic: 10 curiosidades sobre o Ouriço da Sega

Capa da Publicação

Sonic: 10 curiosidades sobre o Ouriço da Sega

Por Fernando Maidana

Sonic, o Ouriço, foi criado para ser o mascote da Sega e marcou a infância de muita gente. Estrelando alguns jogos e até mesmo um filme, o personagem se tornou um mascote icônico que conquistou diversos fãs. Desde sua origem até os tempos modernos, Sonic é um personagem extremamente popular ao lado do bigodudo da Nintendo.

Aqui estão 10 coisas que você talvez não saiba – ou não se lembre – sobre o Sonic e seus jogos!

Tela inicial!

A famosa tela inicial do jogo, que apresentava o logo da Sega, uma introdução do personagem e algumas amostras das fases, ocupava 1/8 do cartucho!

Isso deixava cerca de 300 KB de espaço para o restante do jogo, o que é menos do que muitas fotos tiradas por celulares hoje em dia!

Imagem de capa do item

Crossovers nos quadrinhos!

Sonic, The Hedgehog, chegou ao Mega Drive em 1991. O sucesso do jogo foi tão grande, que o personagem ganhou sua própria história em quadrinhos no ano seguinte.

As aventuras do Sonic são produzidas e distribuídas pela Archie Comics até hoje e o personagem já participou de crossovers improváveis, como suas histórias ao lado da Bruxinha Sabrina, Megaman e até mesmo Spawn, O Soldado do Inferno!

Imagem de capa do item

Sonic Não sabe nadar!

Durante o desenvolvimento do jogo, a equipe de criação pensava que ouriços não sabiam nadar. Por isso o personagem morria instantaneamente ao cair na água.

No entanto, ouriços são capazes de nadar, sim!

A característica tornou-se tão marcante em Sonic, que até mesmo nos quadrinhos e desenhos animados, seu medo de água já foi abordado.

Imagem de capa do item

Sonic e Michael Jackson

Michael Jackson foi o responsável pela composição da trilha sonora de Sonic 3. Algumas das canções, inclusive, são remixes de músicas do Rei do Pop.

No entanto, o astro já estava envolvido com os escândalos sobre pedofilia e a Sega achou que seria melhor não relacionar o nome de Michael Jackson a um produto voltado para o público infantil.

Após a morte do cantor, a empresa confirmou que ele, realmente, esteve envolvido no projeto.

Imagem de capa do item

Eggman ou Robotnik?

No lançamento do jogo, nos Estados Unidos, o nome do grande vilão da trama era Doctor Ivo Robotnik, enquanto a versão Japonesa do game o chamava de Doctor Eggman.

À partir de Sonic Adventure, em 1999, a versão Americana também introduziu o alter-ego Eggman e o personagem começou a ser chamado de Ivo "Eggman" Robotnik.

De acordo com o programador Yuji Naka, Ivo Robotnik era o verdadeiro nome do cientista, e Eggman foi o apelido que ele passou a usar depois que se tornou um vilão.

Essa história só vale para a versão Americana, já que, no Japão, o personagem continuam sendo chamado apenas de Doctor Eggman e seu nome verdadeiro é um mistério.

Imagem de capa do item

A origem de Sonic

No início, Sonic era um ouriço do planeta Mobius que acabou se tornando companheiro de trabalho do cientista Ovi Kintobor.

Sonic correu tão rápido, na Giratosfera Cinética desenvolvida por Kintobor, que acabou quebrando a barreira do som e tornando-se azul.

O cientista, então, desenvolveu um par de tênis especiais, que suportava a velocidade do ouriço sem se incendiar.

Kintobor estava trabalhando em uma máquina para absorver e aprisionar toda a maldade do mundo dentro de seis esmeraldas. Enquanto trabalhava em seu projeto, Sonic acabou derramando refrigerante acidentalmente na máquina, que explodiu e transferiu toda a maldade absorvida para o cientista. Ele, então, se transformou em Ivo Robotnik - ou Eggman, como já vimos!

Essa origem foi contada em Sonic the Comic #8 e só é valida para o cânon das histórias em quadrinhos britânicas. Edições americanas publicada pela Archie Comics mostram outra origem para o personagem, na qual Sonic já nasce azul e super-veloz.

Imagem de capa do item

Primeira aparição do Ouriço

A primeira aparição do personagem não foi em seu próprio jogo!

Sonic fez sua estreia no jogo de corrida Rad Mobile, em que ele era um adereço pendurado no para-brisa do carro.

Imagem de capa do item

Substituto!

Alex Kidd já havia se tornado uma espécie de "mascote não-oficial" da Sega no Master System, mas a empresa queria um personagem capaz de bater de frente com o Mario da rival, Nintendo.

Sonic surgiu com a premissa de modernizar. Por isso, o personagem é cheio de atitude e conversa com um público mais jovem, além de suas cores remeterem ao logo da empresa.

O personagem também é super veloz para demonstrar como o poder do novo console da Sega era superior ao da Nintendo, além de seu jogo contar com algo inovador para a época: Plataformas curvas. Por isso o game abusa dos impressionantes loopings, através dos quais era tão divertido correr.

Imagem de capa do item

Impaciente!

Sonic apresentava um conceito divertido de se ver durante os jogos: ao deixar o personagem inativo por um tempo, ele começava a bater o pé, reclamando da demora.

Em Sonic CD, o estúdio foi mais além: caso o jogador deixasse o controle de lado, o personagem simplesmente se jogava do precipício, gastando uma vida!

Inclusive, se você pesquisar Sonic The Hedgehog no Google, poderá interagir com um Sonic impaciente nos resultados! Testa aí, é bem legal.

Imagem de capa do item

Sonic & Knucles!

Muito antes das eras dos DLCs, Sonic & Knucles surgiu com uma premissa interessante.

O cartucho tratava-se de uma expansão para as versões anteriores do game e podia ser combinado tanto com Sonic, The Hedgehog, quanto com suas sequências, Sonic 2 e 3, adicionando fases extras a cada um dos jogos.